Festa de Reis Araci - A Tradição Popular, muita alegria e descontração na casa da ex-prefeita Nenca



Araci, 06 de Janeiro de 2016, foi mais um dia ímpar para o município, em que as ruas da cidade foram tomadas pelo povo que caminharam, cantaram e festejaram o dia de Santo Reis. A caminhada teve início da casa do senhor Luiz Santana e percorreu ruas e avenidas da cidade. Tal percurso foi arrastado pelo grupo de Reisado Cangalha Cultural que tinha como mestre e puxador Luiz Santana e sua turma de artistas.

Portanto, o movimento contou com dois bumbas meu boi (conhecido em nossa cidade de boi de janeiro), uma mulinha, um vaqueiro, fateira e os cantadores de reis como emana a tradição. Com a passagem do reisado pelas ruas percebemos o quanto o povo em meio a Cultural Digital que está presente nesta contemporaneidade, apesar disto, observamos que o povo ainda presa pela sua cultura. Todavia, tanto crianças como adultos se regozijaram com o “boi de janeiro” e, o mesmo como em todas as festas de Santo Reis foi à atração mais esperada da criançada.


O Reisado Cangalha Cultural se direcionou para a casa do senhor Edivaldo Pinho e da senhora Edneide Torres Pinho, mais conhecida como (Nenca). Pois os mesmos neste dia fazem uma comemoração dupla, pois comemoram o aniversário do senhor Edivaldo Pinho e do casamento dele e de sua esposa. 

Chegando à residência do casal o grupo folclórico Cangalha Cultural de reisado, foi recepcionado pelo casal e pelos diversos grupos de reisado da cidade, o grupo Vermelho do Bagaço, Azul do João Vieira, Amarelo do Municipio, o Nossa Senhora da Conceição, a Banda de Pífanos da Barreira, entre outros, que fizeram questão de comemorar o duplo aniversário e evidentemente festejar o dia de Reis junto com o senhor Edivaldo Pinho e a senhora Edneide Torres Pinho, o que pude perceber pela massa corpórea que se encontrava em sua casa o quanto a população de Araci ama esse casal que tanto tem dando visibilidade para a valorização e divulgação desse festejo que faz parte de nossa identidade histórica/cultural.

Depois da cantoria de cada grupo de reisado, o povo junto como o casal o senhor Edivaldo Pinho e da senhora Edneide Torres Pinho, fizeram um passeata cultural pelas ruas da cidade mostrando para os Aracienses, que apesar dos avanços tecnológicos que têm adentrado e em muitos casos tirado o brilho daquilo que é a filosofia da festa de Reis. Ambos, junto com o povo concretizaram neste dia seis de janeiro mais uma parceria em prol da cultura e valorização da mesma para a consolidação de nossa identidade sociocultural.



O que pôde perceber pela expressão corpórea do povo que acompanhavam o desfile dos bois de janeiro era uma alegria singular pela aquilo que é nosso e que faz parte de nossa história, em quanto construtores da nação cultural brasileira. E diante desse resultado significante e positivo do evento organizado pelo casal o senhor Edivaldo Pinho e da senhora Edneide Torres Pinho com o senhor Luiz Santana e outros, o evento deste dia seis de janeiro ficou marcado como uma festa oportunizadora de reflexão e de como a nossa cultura apesar dos pesares continua marchando rumo a um destino glorioso.




Sabiamente o casal oportunizou o evento que por si só é um movimento de conscientização e divulgação da identidade do povo Araciense, para paralelamente trazer à tona a importância do uso de equipamentos obrigatórios para o trânsito, em que o foco foram justamente os condutores de veículos motociclistas e automotivos. No entanto, o casal contou com a parceria do DETRAN, que disponibilizou seu grupo de bailarinos para trazer através da dança uma mensagem de responsabilidade no trânsito. Portanto, após a mensagem apresentada à caminhada continuo passando por outras ruas e foi finalizada na casa dos aniversariantes. 


(Ademilson Almeida de Carvalho)

POEMA EM HOMENAGEM AO SAMBA DE RODA
Samba de roda A minha saia rodada e longa, doutor É sinal de minha identidade De minha cultura local A minha língua senhor Expressa o grito em silencia O desespero do meu ser Meu cântico, expressa A violência sofrida pelo homem branco O jeito de dançar Expressa os deuses de minha terra natal E, você doutor! Quer mim calar Quer mim fazer parar de dançar
Meu cabelo crespo diz que eu sou Africano no sangue e na cor Viva o samba de roda ioiô Viva o mulato! Viva a mulata Dançando e rodando O esplendor de sua arte O esplendor de sua glória Em terra de aurora.

(Ademilson Almeida de Carvalho – o poeta)



Fotos:
Vanessa Deikman



























REPORTAGEM - TV WEB TRIBUNA ARACIENSE - CANGALHA CULTURAL


Mário Karvalho - Tribuna Araciense - Araci - BA

Comentários