HOSPITAL MARIANA PENEDO DE TUCANO A LUZ DE VELAS

O Hospital municipal de Tucano, Mariano Penedo, ficou categoricamente a luz de velas na data de aniversário da cidade, onde o apagão da energia elétrica, que foi geral, em mais de 360 município, também atingiu Tucano, e durante horas deixou o hospital da cidade no breu, as escuras, categoricamente a luz de velas, onde pacientes e que apareceu na emergência, foram prejudicados em seu atendimento por não ter ali no local, nenhum tipo de iluminação reserva, levando perigo e descaso do poder público aos que necessitavam do serviço de saúde.

O Hospital encontra-se em reforma, ótima oportunidade para resolver o problemas com a instalação de uma rede de iluminação e energia "a luz solar" ou de "Gerador", para para resolver a situação do hospital da cidade que as escuras, a luz de velas, não teve e nem tem como manter seus serviços e atender aos pacientes de emergência ou não.

Ontem a noite durante o apagão da energia elétrica, o hospital de Tucano, durante horas, deixou de atender regularmente e pacientes e usuários reclamaram de estarem prejudicados por não ter no local, "aqui não se  nenhum tipo de iluminação, o que se vê neste momento é os funcionários da casa categoricamente de vela na mão, onde deveria existir uma iluminação "a luz solar" ou de "Gerador", que é o desejo da população e a necessidade da unidade" disse o vereador Marcos do raio X, que estava de serviço como servidor público, na sala do raio x que não funcionou durante o apagão, deixando paciente esperando pelo serviço.


Apagão deixa 360 cidades da Bahia sem luz

Municípios de ao menos 14 estados do Norte e do Nordeste do país enfrentaram um apagão nesta quarta-feira (21): Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins. A queda de energia ocorreu pouco antes das 16h. De acordo com as companhias de energia locais, 2.049 cidades foram afetadas nos 14 estados. O número representa 93% do total de municípios (2.204) desses estados. Segundo a Coelba, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na Bahia, das 415 cidades atendidas pela empresa no estado, 360 foram afetadas pela falta de luz. Em outras 55 não houve registro de queda energia. Também houve registro de falta de energia em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. O problema foi registrado às 15h48. Em nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que as causas do desligamento estão sendo investigadas. O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse que o apagão ocorreu após uma falha em uma linha de transmissão ligada à usina de Belo Monte, no Pará, que não suportou um aumento de carga. Segundo o ministro, essa linha foi programada para operar em uma potência maior. Em entrevista coletiva no início da noite desta quarta, o diretor-geral do ONS, Luiz Eduardo Barata Ferreira, disse que a falha ocorreu em um disjuntor na subestação Xingu, no Pará. O problema, segundo Ferreira, causou “pequena perturbação” nos sistemas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas provocou um “colapso”, com “repercussão bem mais acentuada”, nos sistemas do Norte e Nordeste.