Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

PREFEITO DE TUCANO NÃO CUMPRE ACORDO COM O MOVIMENTO SOCIAL

No dia 07 de agosto do presente ano três movimentos sociais trabalhando em rede ocuparam a Prefeitura Municipal de Tucano, são eles: a PASTORAL RURAL, a Central de Associações Comunitárias de Tucano – CACTU e o Movimento Popular Mobiliza Tucano – MPMT. As ocupações fazem parte de um leque de recursos de luta utilizados pelos movimentos sociais para reivindicar suas demandas e se fazerem ser ouvidos quando as autoridades instituídas insistem em invisibilizar determinados seguimentos sociais e negligenciar algumas prioridades do povo. No caso específico o que motivou a ocupação foi a falta de capacidade da gestão em dialogar com os setores populares organizados, pois no mês de setembro de 2017 a Pastoral Rural protocolou ofício na Prefeitura reivindicando algumas melhorias nos assentamentos coordenados pela mesma entidade e nunca marcaram uma reunião para dialogar mesmo depois que o citado movimento protocolou novamente o ofício em fevereiro de 2018.
Já por parte do MPMT e da CACTU, e de outros setores da sociedade civil organizada que não participam dessa articulação, as relações com a gestão do município já estão estremecidas desde o episódio ocorrido no 05 de março deste ano, ocasião na qual o Prefeito e os dez vereadores da base do governo convocaram o maior efetivo policial de nossa história para reprimir os movimentos sociais que reivindicavam a não aprovação de um projeto de lei que permitia a desafetação de um prédio histórico do município e apesar da manifestação popular que levou cerca de 4 mil manifestantes numa tarde quente de uma terça-feira a rua os vereadores aprovaram o projeto de iniciativa do executivo na sessão mais conturbada que registramos até o momento. Na tentativa de retomar os diálogos com a gestão de maneira pacífica o MPMT protocolou um ofício reivindicando algumas pautas tiradas nas Assembleias Gerais que ocorreram em Caldas do Jorro e na Lagoa dos Quatis, dentre essas pautas está a exigência da revogação da famigerada lei de desafetação e outras tantas que tratam de problemas das comunidades em que o movimento atua. O documento foi protocolado na Prefeitura no dia 02 de agosto, mas não foi dada nenhuma resposta ao movimento até a ocasião da ocupação.
Pouco tempo depois da ocupação da Prefeitura o então prefeito mandou avisar para as lideranças dos movimentos que iria sentar para dialogar. E assim ocorreu numa mesa de negociação com o gestor, seus assessores, o secretário de desenvolvimento rural e membros dos três movimentos divididos em lideranças de cada associação ali representada. Tal negociação começou por volta das 10:00 e se estendeu até às 13:30 de maneira tranquila e num clima amistoso no qual o gestor se comprometeu em solucionar todas as pautas encaminhadas pela Pastoral Rural. Quanto ao ofício do MPMT não houve tempo para entrar na negociação e como o ofício tinha sido entregue naquele mês os integrantes dos movimentos atenderam a solicitação do prefeito de negociar aquela pauta em outra oportunidade, mas com a condição de que fosse estabelecida uma data para negociação. Dessa forma, as negociações prosseguiriam em duas etapas de negociações na qual na segunda rodada seria avaliado o que estava sendo cumprido nos acordos feito com a Pastoral Rural e iniciaríamos a negociação das pautas do MPMT. Entretanto, não foi assim que aconteceu e a gestão não vem cumprindo o que foi acordado.
Depois de passado quase dois meses menos da metade das pautas negociadas foram atendidas e só há registro de cumprimento do que foi acordado na limpeza de dois barreiros, um no Assentamento Beira Rio, na Fazenda Campinhos e outo no Assentamento Marimbá; 10 braços de energia na comunidade do Riacho do Peixe; lâmpadas nos Assentamentos Santa Virginia e Beira Rio e a manutenção do poço no Assentamento Pé de Serra. Além do não cumprimento do restante da pauta a gestão descumpriu o acordo feito para a segunda reunião de negociação que foi marcada para o dia 29 de agosto e remarcada para o dia 19 de setembro e desmarcada novamente sem indicação de uma próxima data.
Contudo, entendemos as dificuldades de gerir uma prefeitura como a de Tucano, porém o que não podemos aceitar é tamanho descaso com a vontade popular, desrespeito com a sociedade civil organizada a exemplo da violência perpetrada no 05 de março e o descumprimento do que foi acordado na primeira mesa de negociação. É preciso ressaltar que a ocupação ocorreu depois de um ano em que a Pastoral Rural ficou sem resposta da gestão e que só houve essa primeira negociação porque a prefeitura estava ocupada. Será que para cumprir os acordos será preciso que os movimentos sociais se levantem mais uma vez e ocupem a Prefeitura novamente? A PASTORAL RURAL, a CACTU e o MPMT não se furtam do diálogo democrático e nem negam um prato de feijoada, mas também não fogem da luta.

Matéria anterior...

PREFEITO, LUIS SERGIO DE TUCANO, RECEBEU ASSENTADOS E COMUNIDADES RURAIS APÓS OCUPAÇÃO DA PREFEITURA


Em virtude da falta de diálogo entre o poder público municipal e os movimentos sociais e dos problemas que afetam as comunidades, a Pastoral Rural e Movimento Popular Mobiliza Tucano, ocuparam, dia 7.8.2018, a Prefeitura para reivindicar:
1. melhorias nas estradas; iluminação pública; 2. cisternas e reorganização do abastecimento de água nas comunidades e assentamentos; 3. construção de passagem molhada, muros de escolas;
8. soluções para os problemas da execução do Projeto Mandacaru.
4. conserto de bomba de poços; revogação da Lei de desafetação dos imóveis públicos; 5. concurso para Procurador Juridico; 6. reforma dos banheiros do Jorro; 7. médicos para posto de saúde durante semana em Caldas do Jorro;
Apoio: Assentamentos Pé de Serra, Terra Prometida, Associação da Escola Família Agrícola da Região de Cícero Dantas e Central de Associações Comunitárias de Tucano.

Prefeito de Tucano recebe comissão da Pastoral Rural
O prefeito de Tucano Luiz Sérgio (Dr Sérgio) recebeu (7) uma comissão da Pastoral Rural, onde foi anunciada uma série de investimentos no campo.
Durante o encontro, o prefeito Luiz Sérgio falou da recuperação das estradas da zona rural do município, especialmente, àqueles que dão acesso aos assentamentos.
Também foi anunciado pelo prefeito melhorias na iluminação pública, com a instalação de 20 novos conjuntos (braço e lâmpadas) nos locais indicados, além da limpeza de aguadas.
Na oportunidade, o prefeito Luiz Sérgio destacou que o Governo Municipal entregou 57 cisternas esse ano e revelou novos projetos e investimentos para a zona rural de Tucano.

Bastante produtiva a nossa reunião com os membros da Pastoral Rural, nesta terça. Discutimos com eles vários pontos, apresentamos dados e firmamos novos compromissos. No final do encontro, reafirmamos nosso respeito pela causa. Um delicioso almoço coletivo, temperado com muito carinho, foi servido em frente da Prefeitura. Tudo muito gostoso!