Pular para o conteúdo principal

Minicursos, exposições e apresentações culturais são destaques no segundo dia da 7ª Feira da Agricultura Familiar








Minicursos, exposições e apresentações culturais são destaques no segundo dia da 7ª Feira da Agricultura Familiar

Centenas de pessoas entre estudantes, integrantes de grupos de produção e agricultores familiares, participaram dos minicursos e palestras realizadas neste sábado (14) durante a 7ª Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agraria do Território do Sisal,  realizada pela Fundação de Apoio a Agricultura Familiar no Semiárido da Bahia (FATRES) em parceria com a Prefeitura Municipal de Valente e o apoio de diversas organizações do semiárido baiano e dos governos estadual e federal.

A feira que tem por objetivo fortalecer a identidade sociocultural e econômica do território, trocar experiências e saberes, traçar medidas que melhorem e ressignifiquem  as práticas produtivas dentro dos princípios agroecológicos e de convivência com o semiárido, oportunizou aprendizados e debates em minicursos sobre o Marco regulatório da Sociedade Civil, Vendas para o Governo no Campo, Microcrédito, Juventude Rural, Gestão e Planejamento da Unidade Produtiva, Manejo Sanitário de Caprinos e Ovinos, Gestão de Empreendimentos, Gênero e Seguridade Alimentar e Nutricional, Controle de Dinheiro no Campo e Assistência técnica e Extensão Rural.
IMG_7404
O professor Reis Oliveira, assessor de educação do território Bacia do Jacuípe, foi um dos convidados que realizou palestras durante a feira, em um dos momentos ele conversou com jovens estudantes de escolas do município de Valente, destacando a importância que há de cada um reconhecer a sua identidade enquanto jovem.
“Nós estamos sofrendo uma grave crise de identidades, identidades locais, territoriais, estaduais, nacionais, identidades até planetária, a ideia foi conversar com eles sobre essa questão do ser jovem, que do ponto de vista cronológico é transitório a idade, mas em termo de afirmação de construção de outra identidade, a saber, a relação com a família, com a comunidade onde vive, com o município, com o território, a relação consigo mesmo, com o seu projeto de vida, com o que você quer ser, a relação com o que você projeta e a relação para além daquilo que você projeta, de que país, de que estado, de que município a gente quer”. Explicou Reis.
Aproximadamente 800 pessoas participaram dos minicursos que foram oferecidos durante a Feira. Além de agricultores do território do Sisal, o evento recebeu ainda cerca de 600 agricultores familiares dos territórios Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão.
IMG_7430Exposições de animais (Caprinos e Ovinos), artesanatos, alimentação e experiências desenvolvidas e apresentadas pela FATRES e entidades parceiras da Agricultura Familiar abrilhantaram o evento, chamando a atenção das pessoas que visitavam os estandes.
Eladia Carvalho Costa, da comunidade de Poço do Capim, localizada no município de Araci, faz parte do grupo Mulheres Flores e Cultura, o grupo expôs arranjos de flores feitas com sisal e também venderam beiju no stand de alimentação.  “Estou achando a feira ótima, é bom a gente ter mais conhecimento e expor o nosso trabalho”, afirmou Eladia.
Quem também participou do evento foi um grupo formado por homens e mulheres integrantes do projeto Feira Produtiva, da cidade de Feira de Santana. O grupo expôs produtos como chaveiros e pulseiras de couro, panos de prato bordado, quadros e outros artesanatos. “Particularmente estou gostando, aqui é ótimo, se a feira fosse estendida por 4 ou 5 dias nós iríamos vender ainda mais”, destacou uma das representantes do grupo, Josefa Maria de Oliveira.
Além dasIMG_7424 exposições e dos minicursos o que animou a feira foi as apresentações culturais, que aconteceram durante todo o dia com a participação do poeta e cordelista Lavandeira, do Grupo Rosas Vivas e outros artistas. A noite a festa continuou com as apresentações do Grupo Reisado de Cabaceira,  Zicks Musical, Paulinho Jequié, Cescé Amorim e Timbaúba.