No Dia do Gari, uma homenagem aos profissionais da limpeza


No Dia do Gari, uma homenagem aos profissionais da limpeza

16 de maio comemora-se em todo país o “DIA DO GARI” que não passou sem registro, pela comemoração antecipada para o domingo 15 por um grupo de jovens ligados à área social da Igreja Adventista acompanhados pelo pastor Melquisedeque. Com imagens de Witzel Garcia.Reportar Erro


Faça sol ou chuva, diariamente eles estão nas ruas recolhendo o lixo que nós produzimos. Enfrentando todo tipo de dificuldade até no repasse de suas remunerações terceirizadas que demoram de chegar, mas eles fazem impreterivelmente seu trabalho, cantarolando as vezes atrás de um caminhão ou levando suas vassouras pra lá e pra cá.
Poucos sabem e até nem se dão conta de que alguém há 107 anos, chamado “Aleixo Gary” acabou dando esse apelido aos varredores de ruas na cidade do Rio de Janeiro. No século XIX, a limpeza pública das ruas da antiga capital federal já era como hoje em muitos municípios, terceirizada e ficava a cargo de uma empresa, e seu proprietário chamava-se Aleixo Gary. Os cariocas se acostumaram com esse trabalho e sempre mandavam chamar a “turma do Gari” para executá-lo. Aos poucos o nome se generalizou pelo Brasil.
Em 1962 Carlos Lacerda Governador do Estado da Guanabara, sancionou uma a Lei Estadual 212, instituindo então o “Dia do Gari” e em 16 de maio de 1963 foi feita a primeira comemoração.
Já a denominação profissional GARI vem de um projeto de Lei da Câmara dos Deputados, homenageando ao francês Pedro Aleixo Gary, que em 1876 assinou contrato com o Ministério dos Negócios do Império para executar os serviços de limpeza da cidade do Rio de Janeiro. Ele costumava reunir seus funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos, o que era muito comum na época.
Hoje 16 de maio o dia dos garis não passou sem registro, embora com sua comemoração antecipada para o domingo 15 pelo grupo que lhes prepararam uma homenagem.
Quem teve a oportunidade de passar pela Praça da Conceição, presenciaram uma ação feita pelos jovens da Igreja Adventistas ligados à área social promovendo um “Café da Manhã” com os garis da cidade e com direito a sorteio de brindes. Não é a primeira vez que eles realizam esse gesto. Em outros anos o Portalfolha teve a mesma oportunidade de divulgar o acontecimento lembrando o dia desses agentes públicos que realizam os serviços de limpeza da cidade, em turnos de segunda a sábado.
PARABÉNS a estas mulheres e homens sem os quais não teríamos uma Araci sempre limpa e bonita e Parabéns mais uma vez aos jovens adventistas pela sensibilidade coletiva.
No Dia do Gari, uma homenagem aos profissionais da limpezaNo Dia do Gari, uma homenagem aos profissionais da limpeza
No Dia do Gari, uma homenagem aos profissionais da limpezaNo Dia do Gari, uma homenagem aos profissionais da limpeza