ARACI PARTE III – CULTURA DE ARACI DESPREZADA E ESQUECIDA.

ARACI PARTE III – CULTURA DE ARACI DESPREZADA E ESQUECIDA. 

Após se consagrar no ano de 2015, com o projeto Caravana Cangalha Cultural de Araci, que fez um sucessaço em Salvador e no interior baiano em 2015, onde a cultura de Araci, do território do sisal, da Bahia e do Brasil, lamenta o descaso do atual prefeito, Silva Neto, pelo desprezo e esquecimento das tradicionais culturas de Araci.
Luiz Santana lembra que sempre fez cultura como voluntário e muitas das vezes com recursos próprios, lembra que numa gestão municipal nunca se perseguiu tanto os produtores culturais e deixou-se de fazer o obvio, o trivial, o tradicional e o incentivo e fomento a cultura local, a exemplo disso as festas juninas deste ano como dos últimos anos desta gestão que culturas como a tradicional Quadrilha Junina só se foi vista na praça graças a Quadrilha Cangalha Cultural, que se apresentou no “Arraiá da Muié”.
No ano passado a tradição no município de Araci, através da Quadrilha Junina Cangalha Cultural, se consagrou no desfile Dois de Julho em Salvador, onde participou do cortejo de comemoração do 2 de julho, levando ao largo do pelourinho, ladeira e ruas do centro histórico, brilho, alegria, emoção e muita festividade. Foi sucessos na mídia, GLOBO, TV ARATU, SBT e RECORD, mesmo sem apoio do poder público local, Prefeitura, do prefeito, Silva Neto, que nunca deu nenhum tipo de apoio ou incentivo ao projeto, onde o projeto contou com o apoio da CCPI do governo do Estado, do Produtor Cultural, Luiz Santana, e dos amigos, Léo de Eridan e Nenca. Já este ano de 2016 não houve sequer condições de participar e Araci não se sabe se esteve representado por sua cultura nesta que é a comemoração da independência da Bahia.
 Veja o Vídeo da apresentação em Salvador.




A comemoração do 193º aniversário da Independência do Brasil na Bahia, no dia Dois de julho, neste sábado, teve variada agenda cultural em Salvador. Além de preservar a história da maior data cívica do estado, quase bicentenária, possui programação repleta de atrações para agradar adultos e crianças.
A festa, que esse ano teve como tema "Caboclos - símbolo da liberdade", começou nesta sexta-feira (01) e só terminará no domingo (3), com a realização do tradicional Baile da Independência, sob o comando dos maestros Fred Dantas e Paulo Primo com suas respectivas orquestras.
Cortejo
O cortejo cívico com saída às 9h30, com homenagem aos heróis da Independência e breves paradas ao longo do cortejo para homenagens. Às 11h30, os carros do Caboclo e da Cabocla serão recolhidos à Praça Thomé de Souza, onde ficarão até as 15h, quando tem início a segunda parte do cortejo, com previsão de chegada às 17h no Campo Grande. Antes, às 14h30, será realizada a cerimônia cívica do 2º Distrito Naval.
No Campo Grande, as bandeiras oficiais do Brasil, da Bahia e de Salvador foram hasteadas respectivamente pelo governador da Bahia, Rui Costa, pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, e pelo prefeito ACM Neto.
O hasteamento foi acompanhado da execução do Hino Nacional pelas bandas de música da Marinha, Exército, Aeronáutica e Polícia Militar. Após o hasteamento das bandeiras e execução do hino, as autoridades colocaram coroas de flores no Monumento ao 2 de Julho, em companhia do presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Paulo Câmara, e de comandantes militares.

A cerimônia foi finalizada com a execução do Hino ao 2 de Julho pela Banda de Música da Polícia Militar da Bahia, do acendimento da Pira do Fogo Simbólico pelo professor Hélio Carneiro de Campos e a execução do Hino Nacional pelas bandas de música da Marinha, Exército, Aeronáutica e Polícia Militar.