Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

ARACI PARTE IV – CRIME AMBIENTAL NA CASA DE PASSAGEM DE ARACI.

ARACI PARTE IV – CRIME AMBIENTAL NA CASA DE PASSAGEM DE ARACI. 

O radialista Zé Socorro, em seu programa Patrulha da Cidade desta terça-feira, 05 de julho de 2016, falou da indignação que o descaso do poder publico de Araci, Prefeitura Municipal, Prefeito, Silva Neto, acerca do desmatamento das árvores que há décadas fora plantada dentro do espaço da casa de passagem de Araci, onde ali era um paraíso para quem tinha perdido a família, a casa ou até mesmo estava precisando de teto para pernoitar.
A casa tinha horta regada com água armazenada em um tanque de 50 mil/litros que também foi construído, o quintal arborizado tinha uma pracinha – construída na gestão de Edvaldo Pinho, chamada de jardim dos namorados – um parque infantil que fazia o mundo das fantasias das crianças que ali estavam, e utilizando-se das sombras e da presença de árvores que auxiliavam no espaço se tornar mais agradável e ecologicamente correto, fato que com o corte das árvores não será mais possível.
Aos fundos uma casa para os idosos também foi construída – com tijolos feitos com areia do local – afinal era um lugar perfeito para quem necessitava de um aconchego.
Hoje a casa de passagem está com cara de abandono e falta de cuidados, para piorar a situação o desmatamento das árvores feita sem justificativa pelo poder público que ainda sequer limpou a área retirando as então já árvores mortas, ou melhor, ARVORES MATADAS.
Há anos atrás, 2011, na gestão da Sra. Maria Edneide Torres Silva Pinho, muito já se foi feito pela casa, a exemplo do almoço beneficente a Casa de Passagem de Araci, que acontecera em 2011.
A Casa de Passagem de Araci fica as margens da BR116 – saída para Tucano – foi construída no ano de 1997 sobre as ruínas de uma casa noturna que foi comprada pela prefeitura. A frente da construção estava o então radialista José Socorro, Martinho Ferreira e o Padre João Eudes, o prefeito da época era Zé da Fó.

A casa servia de passagem para quem chegasse à cidade e não tinha onde dormir, acolhia crianças desprovidas e mandadas pela justiça, além de pessoas que precisassem de uma auxilio moradia provisória, se tornou uma casa de acolhimento sob a responsabilidade do Conselho Tutelar que na própria casa tinha um escritório equipado.
VEJA OS VIDEOS.