Prefeito eleito, Dr. Sérgio monta equipe de transição e se preocupa com as finanças do município de Tucano


Dr. Sérgio só assume o cargo de prefeito de Tucano dia 1º de janeiro, mas, numa reunião realizada na sexta-feira (21), ele anunciou que, com o apoio de sua equipe de transição,já vem preparando o processo de implantação de sua gestão municipal.

A equipe de transição do prefeito eleito Dr. Sérgio (PSD), vai se reunir novamente para planejar os próximos passos. O Coordenador da equipe do prefeito eleito, Cleriston Oliveira, disse que já enviou ofício ao atual prefeito Dr. Igor (PT) comunicando que a equipe já aguarda os agendamentos das reuniões para iniciar a transição de governo. O ofício foi enviado ao atual prefeito no dia 17/10/2016, mas até o momento não foi respondido.

Dr. Sérgio, juntamente com sua equipe de transição, já vem acompanhando as finanças do município de Tucano, e de acordo com o último Relatório Resumido de Execução Orçamentária – RREO e o Relatório de Gestão Fiscal - RGF publicados no Diário Oficial do Município de Tucano em 29/09/2016, temos muito a nos preocupar, disse o futuro Gestor.

A Receita do município que em 2015 foi de 85 milhões, alcançará no máximo em 2016 os 81 milhões, uma nítida queda na arrecadação que compromete a execução das despesas;A dívida previdenciária (INSS) que em 31/12/2015 já era de 70 milhões, vai ultrapassar os 80 milhões em 2016;A despesa com pessoal que era para a Prefeitura Municipal de Tucano gastar em 2016 no máximo 44 milhões (54%), segundo o relatório a despesa alcançará o montante de 57 milhões (70,09%);Os gastos com os profissionais do magistério, que seria um pouco acima dos 60%, segundo o relatório, a despesa alcançarão 96% dos recursos do FUNDEB, o que desequilibra a execução orçamentária e deixa setores da Educação sem custeio e investimentos;A aplicação de 25% na Educação com receitas de imposto, segundo o relatório, chegou a 55%, o que deixa outros investimentos nos serviços públicos sem recursos.

Segundo Dr. Sérgio, a equipe já está também fazendo um Projeto de Lei sobre uma reforma administrativa, que vai extinguir centenas de cargos comissionados de direção e chefia e a meta é agrupar e fundir departamentos e setores, simplificando a estrutura e modernizando e inovando a gestão pública municipal de formar a evitar a fragmentação das ações. “Vou exigir que minha equipe entenda de números, de contratos e de administração pública e vou fazer uma varredura em tudo o que a Prefeitura fez nos últimos quatro anos”, disse.

O prefeito eleito explicou que essas medidas geralmente são tomadas após a posse. “Nós quisemos adiantar o processo. É uma conquista para nós, pois teremos uma estrutura adequada para a realidade do município, e minha determinação aos meus assessores é colocar ordem para depois transformar nossa cidade”, finalizou o prefeito eleito.