PERSONALIDADES: HOMENAGEADA DA SEMANA JANETE LAINHA - CORDELISTA

Janete Lainha Coelho
o Tribuna Sisaleira, vem honrosamente reconhecer a vocação, o talento, o heroísmo, a dedicação, a vontade e a luta desta guerreira da cultura popular em manter viva a chama de uma das culturas mais nobres da literatura "O Cordel".
Por fazer parte de vários grupos de trabalho voltados à promoção, difusão e implementação de Políticas Públicas do Livro, Leitura e Literatura com ênfase na valorização da Literatura de Cordel e dos Mestres da Cultura popular,com foco na oralidade é preparada e  contribui para o colegiado e da visibilidade a autores e leitores principalmente do interior e das Culturas Tradicionais
Em suas experiência a Mestre da Cultura popular, Diretora do Ponto de Cultura Literatura de Cordel para todos, Comissão Estadual e Nacional dos Pontos de Cultura Gt Livro, Leitura e Literatura, Fórum dos Agentes, gestores e empreendedores do Sul da Bahia e do Território de Identidade Litoral Sul da Bahia, Câmara Temática de Cultura, Conselho M. de Cultura/ Câmara de Teatro, Ordem Brasileira dos poetas de literatura de cordel. 518 livros escritos.
Premiada pelo Ministério da Cultura (MinC) em outubro, eleita para o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), biênio 2015-2017 e, entre os eleitos, a cordelista e mestra da cultura popular em Ilhéus, Janete Lainha, representa a cidade na câmara setorial de Livro, Literatura e Leitura. A cadeira foi assegurada com 419 votos.
Janete Lainha possui mais de 400 títulos publicados, milhares de cordéis vendidos, além de ter um currículo extenso com participações em importantes obras cinematográficas e teatrais, uma multiartista que consegue trabalhar com as mais diversas linguagens.
JANETE LAINHA É MESTRA DA CULTURA DE ILHÉUS HABILITADA EM PRÊMIO NACIONAL
A cordelista e atriz Janete Lainha, de Ilhéus, está entre os mestres e mestras habilitados na Bahia para o Prêmio Culturas Populares – Edição 100 Anos de Mazzaropi, realizado pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC), do Ministério da Cultura (MinC). O prêmio tem como intuito reconhecer a atuação de mestres e grupos ou comunidades responsáveis por iniciativas exemplares que envolvam as expressões culturais populares. Janete foi inscrita com o apoio da Casa da Cultura Popular (Casar).
Janete definiu versou sobre a história das mulheres que, nos últimos tempos, tem conquistado relevante impulso na iniciativa privada.
“A ênfase dada à reconstituição da trajetória sócio-histórica de lutas pelos direitos, benefícios e vantagens que o público feminino buscou adquirir, na tentativa de romper com o estereótipo do sexo frágil, constitui ponto nodal nesse cenário”, destaca a cordelista e atriz. Segundo especialistas, Janeta Lainha tem grande experiência e conhecimento dos saberes e fazeres populares e é totalmente direcionada às expressões populares, transmitindo seus conhecimentos artísticos e culturais e seu trabalho reconhecido pela comunidade, principalmente nas escolas e por outros setores culturais, sendo disseminadora da arte popular através da Literatura de Cordel.
A irreverente atriz Janete Lainha continua atuando em Ilhéus, interpretando diversos personagens, dentre as quais a Gabriela, da obra de Jorge Amado. Ela, que também é poeta e empresária, na foto, usa uma peruca de penas brancas da sua Casa Camarim, que aluga fantasias, figurinos e acessórios para teatro, além de trajes para eventos diversos.
Contatos com a artista: (73)3632-4352/8806 6474 ou alugueldefantasias@hotmail.com