Chapada Diamantina ganha cineclube voltado para o cinema baiano.

Os mais importantes e premiados filmes baianos serão exibidos, a partir de fevereiro deste ano, na programação do Cineclube Fruto do Mato, que será realizado em Lençóis, na Chapada Diamantina. A população da cidade e os turistas que visitam a região vão ter a oportunidade de conhecer obras de cineastas consagrados do cinema baiano, como Glauber Rocha e Edgar Navarro, e também dos novos diretores que fazem parte do cinema contemporâneo da Bahia. As sessões do Cineclube Fruto do Mato irão acontecer semanalmente, todas as terças-feiras, a partir do dia 7 de fevereiro até o dia 25 de julho deste ano.
A programação será alternada entre o Teatro de Arena de Lençóis e as escolas públicas da zona urbana e rural. Ao todo, serão 26 exibições de filmes de longa, média e curta-metragem. Entre as obras, estão clássicos do cinema baiano como “A Grande Feira”, de Roberto Pires, e “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha. O cineclube exibe ainda filmes mais recentes realizados na Bahia, como “Capitães de Areia”, de Cecília Amado, e “Filhos de João, o admirável mundo dos novos baianos”, de Henrique Dantas.
Para a produtora executiva do cineclube, Renata Matos, o objetivo é formar um público interessado em cinema não apenas como objeto de entretenimento e diversão. “Mais do que nunca, precisamos entender o cinema como ferramenta de educação e consciência crítica, por isso, ao final de todas as sessões, teremos debates entre o público e os cineastas convidados”, disse a produtora. Segundo ela, o contato do público com os profissionais do audiovisual busca desfazer a distância entre o fazer artístico e a plateia.
“Existem muitos moradores de Lençóis que nunca tiveram a experiência de ir ao cinema, porque a cidade hoje não possui uma sala de exibição ativa”, afirma o cineasta Juca Badaró, responsável pela curadoria dos filmes que serão exibidos no cineclube. Para ele, a criação do Cineclube Fruto do Mato vai permitir que o cinema chegue tanto para a população local quanto para os turistas que visitam a região. “Cinema é para todos. Vamos estimular os participantes a refletir sobre os filmes e contextualizá-los com a atual situação política e social da Bahia e do Brasil”, disse o cineasta.
O Cineclube Fruto do Mato é um projeto aprovado pelo Fundo de Cultura da Bahia, da Secretaria de Cultura do Estado, em parceria com o Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô, sediado na cidade de Lençóis. A iniciativa tem ainda o apoio da Diretoria de Audiovisual do Estado da Bahia (DIMAS). A participação do público é gratuita e os interessados em assistir aos filmes podem fazer a inscrição pela internet, através da página do cineclube nas redes sociais: www.facebook.com/cineclubefrutodomato.