Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

SUCESSO o Festival Internacional de Capoeiragem no Forte Santo Antônio em Salvador.

SUCESSO o Festival Internacional de Capoeiragem no Forte Santo Antônio em Salvador. 
O 6º Festival Internacional de Capoeiragem, promovido pelo Instituto CTE Capoeiragem, aconteceu no Forte da Capoeira – Santo Antônio Além do Carmo, e teve inicio dia 18 e finalizou, hoje, dia 21 de janeiro de 2017. Este evento contou com a presença de grande parte da nação mundial da capoeira. Em pleno verão da Bahia, capoeiristas de todos os continentes se fizeram presentes no evento.
Educadores, estudantes, pesquisadores e adeptos da arte/luta Capoeira, vivenciaram e trocaram experiências por meio de vivências, cursos, oficinas, turismo e muita festa. No evento teve o Espaço Criança (03 a 11 anos), um acerto que iniciou na quarta edição em 2014 e que se repetiu este ano.
O projeto contou também com oficinas de percussão, vivências com grandes mestres da capoeira da Bahia e de outros estados, e muito mais. O evento contribuiu para a formação e intercâmbio de experiências de capoeiristas do mundo inteiro, além de acontecer no lugar onde se originou a arte.
As inscrições para as Oficinas de Capoeira, vivências e tour capoeirístico aconteceu pelo site www.capoeiragem.org.br/festival2017. Parte do recurso arrecadado com as inscrições foi revertido para as ações sociais do Instituto CTE Capoeiragem.
Capoeira
A Capoeira, originária das populações afro-brasileiras, é uma arte/luta que desenvolve o aspecto psicomotor, educacional e social em todos os níveis sociais e faixas etárias. Ela é o sexto esporte mais praticado no Brasil e foi reconhecida, em 2008, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como patrimônio imaterial da cultura brasileira. Em 2014 foi a vez da UNESCO reconhecer a Capoeira como patrimônio imaterial da humanidade.
Existem muitas academias de capoeira no exterior e uma popularização da sua música e história. Nos últimos anos, filmes, livros e documentários têm sido apresentados e divulgados com mais intensidade internacionalmente.
A Capoeira vem crescendo como elemento para o fortalecimento da cidadania dos povos do mundo inteiro com projetos que envolvem crianças e adolescentes em situação de risco. Desta forma, a arte/luta tem contribuído muito e pretende continuar ajudando na humanização dos espaços sociais em que ela se desenvolve.
Aconteceu no 6º Festival Internacional de Capoeiragem
realiado de 18 a 21 de janeiro, no Forte da Capoeira – Santo Antônio Além do Carmo. No dia 18/01 (quarta) houve a Abertura oficial do 6º Festival Internacional de Capoeiragem as 19h no Forte da Capoeira
Já no dia 19/01 (quinta) a programação foi de Oficina 1 - 16h às 17h30
Oficina 2 - 18h às 19h30, Mestres Oficineiros: Nenel e Paulinho Sabiá, Vivência "Os Mestres da Bahia e suas cantigas" - 20h às 21h30, Mestres: Pelé da Bomba, Gajé (Mercado Modelo) e Jairo (Terreiro de Jesus), Local: Forte da Capoeira
As atividades gratuitas foram as Oficina de Percussão – 15h às 16h, Aulas para crianças “Espaço Criança” – 16h às 17h e 17h às 18h
Já no 20/01 (sexta), houve as Oficina 1 - 16h às 17h30, Oficina 2 - 18h às 19h30, Mestres Oficineiros: Nô e Balão, Vivência "A Capoeira e o Samba do Recôncavo" - 20h às 21h30, Mestres: Felipe e Nelito de Santo Amaro, np: Forte da Capoeira
As atividades gratuitas foram as Oficina de Percussão – 15h às 16h
Aulas para crianças “Espaço Criança” – 16h às 17h e 17h às 18h

Já dia 21/01 (sábado), Tour Capoeirístico as 9h às 12h, no Centro Histórico de Salvador, *Ponto de encontro no Elevador Lacerda, saída às 9h.e os Batizado/Troca de graduação/Formatura as 15h, com Encerramento as 18h.