DF terá bloquinho de carnaval adaptado para pessoas com autismo e Síndrome de Down

DF terá bloquinho de carnaval adaptado para pessoas com autismo e Síndrome de Down

O bloco Bom Para Todos vai sair no sábado (18/2), às 14h, no Parque Vivencial II, do Lago Norte

O carnaval é uma festa democrática, onde todo mundo se diverte, independentemente de credo, raça, orientação sexual, idade ou classe social. Disso ninguém duvida. O que muita gente ainda não sabe é que a folia vai além. Um bloco adaptado para autistas e pessoas com Síndrome de Down desfilará pelas ruas do Lago Norte neste fim de semana e promete levar alegria na medida certa, para crianças, jovens e adultos nessas condições, seus familiares e amigos.  "Queremos convidar, principalmente, as pessoas de fora para conhecerem os meninos e perceberem o tamanho do potencial deles”, convida a psicóloga e idealizadora do bloquinho Bom Para Todos, Carolina Passos, 26 anos.
 
 
No novo bloco, a música vai tocar com volume reduzido e haverá espaços para brincadeiras sensoriais, que exploram a visão e o tato, com diferentes texturas. Além disso, a entrada de alguns objetos é proibida, para evitar estressar os foliões. "Não pode levar balões, cornetas e objetos que façam barulho estridente. Incomoda os meninos”, lista Carolina. 

Segundo a psicóloga, a experiência de carnaval não só pode aproximar a sociedade desses meninos como ajudar no tratamento deles. "A receptividade do público é algo empoderador para eles, que entendem o olhar e a estranheza com que muitas vezes são recebidos. A habilidade social, sem dúvida, seria aprimorada”. 

Na companhia do colega de trabalho, Paolo Rietveld, Carolina decidiu criar o bloquinho baseado no trabalho deles. A dupla faz acompanhamento terapêutico fora da clínica, ou seja, tira os meninos de ambientes isolados e levam para o convívio direto com a sociedade. Com isso, percebem a resistência com que são recebidos.
 
"A gente monta grupos e faz atividades externas. Infelizmente, lidamos com essa dificuldade. Não há receptividade. Por isso eles preferem as crianças, que não julgam", justifica. "Infelizmente, os bloquinhos convencionais ainda afastam essas pessoas, que também gostariam de aproveitar o momento", acrescenta.   

A banda Largatixa Chorosa comandará as marchinhas clássicas de carnaval, com apresentação marcada para às 16h. Os food trucks terão comida sem glúten e sem lactose – para o melhor bem-estar dos autistas, na intenção de diminuir a agitação e a melhora da digestão deles. Para beber, sucos e outras bebidas naturais serão vendidas.