JORNADAS PEDAGÓGICA DÃO LARGADA AO ANO LETIVO NOS MUNICÍPIOS DO TERRITÓRIO SISAL

JORNADAS PEDAGÓGICA DÃO LARGADA AO ANO LETIVO NOS MUNICÍPIOS DO TERRITÓRIO SISAL

TUCANO
A Prefeitura Municipal de Tucano, na pessoa do senhor gestor, Luis Sergio e através de sua Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Vanusa Santos, convidaram os professores, sindicato em educação, vereadores e participes para a execução abrilhantar o sucesso da JORNADA PEDAGÓGICA 2017, com a temática, EDUCAÇÃO COM COMPROMISSO, um olhar sobre o eu, o outro e tantos outros.
Os convidados e convocados encheram a plenária, que ate as arquibancadas do Ginásio de Esportes João Cerqueira de Santana, estiveram na noite desta segunda feira, dia 20 de Fevereiro de 2017, contemplados em participar, realizar e contribuir com a programação que foi inicialmente recheada de Musica de boa qualidade e evangelizadora, apresentação teatral, composição da mesa com o Sr. Prefeito, seu Vice, os Vereadores, a Secretária de Educação, representantes sindicais e entidades da Educação de Tucano, que na oportunidade usar da fala e se direcionaram ao publico que vibrou a cada compromisso firmado por estes para com a educação deste município. E posteriormente as palestras que através da temática traz uma reflexão humanística do educar, uma relação espirituosa de professor, aluno, pais e comunidade.
Uma noite marcante para os participantes deste evento que certamente levará boas recordações e deixará saudades foi finalizada ainda com Orações e Musica.

BARROCAS
A Secretaria Municipal de Educação de Barrocas promoveu a abertura da Jornada Pedagógica 2017 no auditório do Salão Paroquial da Igreja Católica, na noite da terça-feira (31), as atividades seguem de 1° a 3 de fevereiro. O tema escolhido foi - "Planejar o cotidiano Escolar: Uma necessidade constante".
Com ornamentação nas cores branco e amarelo, musica e muita expectativa, a secretária Jaqueline Avelino abriu o evento dando as boas vindas aos servidores, com o espaço lotado, falou da necessidade de se buscar o comprometimento com a educação de qualidade. O gestor, José Jailson afirmou que tem se esforçado em garantir o transporte, alimentação e com o bom andamento do ano letivo de 2017, que tem a data prevista para iniciar no dia 6 de fevereiro. 
O professor palestrante e escritor, Júlio Cesar Faria Machado, falou sobre a motivação na relação ensino-aprendizagem, o assunto instiga os servidores da educação a buscar alternativas e estratégias para que consigam manter os alunos motivados a aprender e evitar também o desgaste do professor em sala de aula.  
As atividades continuam acontecendo com oficinas e palestras no Colégio Municipal de Barrocas durante a quarta, quinta e sexta-feira. 

SERRINHA
O prefeito Adriano Lima participou, nesta terça-feira (14), na Associação Atlética Banco do Brasil, da cerimônia de abertura da Jornada Pedagógica 2017, promovida pela Secretaria Municipal de Educação. Com o tema “Educação compromisso de todos: trilhando caminhos por um ensino de qualidade”, esta edição da Jornada Pedagógica tem como objetivo construir estratégias de ensino e aprendizagem, levando em conta a humanização na abordagem com a comunidade escolar (professores, estudantes, pais e funcionários).
O prefeito Adriano vem enfatizando, continuamente, sobre a necessidade da humanização do atendimento à população em todos os setores da administração municipal, colocando a Educação como uma das principais prioridades.
Adriano declarou que as transformações obtidas pela qualidade da educação no município serão vistas ainda este ano e os frutos do trabalho realizado serão colhidos a médio e longo prazo. “Para que tenhamos êxito na Educação, é necessário mais do que a boa vontade da Secretária. A dedicação e participação de todos são imprescindíveis. Se cada um, em sua esfera de atuação, se empenhar em prol do bem estar do povo de nossa terra, alcançaremos resultados surpreendentes”, afirmou o prefeito, que participou da abertura da primeira Jornada da sua gestão.
A mesa foi composta pelas seguintes autoridades: Prefeito Adriano Lima; Presidente da Câmara, Rogério da cerâmica, Secretária de Educação, Luana Moreira; Jean da S. Santos, diretor da UNEB; Carlos Carneiro, representante do núcleo territorial de educação; e Capitão Luciano Araújo, representando o comandante do 16° BPM. Além dessas autoridades, também participaram da cerimônia de abertura do evento vários vereadores e secretários municipais.

COITÉ
A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte anuncia a abertura das matrículas da rede municipal que acontecerá dos dias 25 a 30 de janeiro e realiza nos dias 1º, 2 e 03 de fevereiro a Jornada Pedagógica. O evento tem o objetivo fazer um balanço do ano letivo 2016, bem como planejar o ano 2017.
A jornada será realizada no dia 1º, no Centro Cultural, dia 02, cada um em sua escola e dia 03, professores da educação do campo e educação infantil na Faresi (Faculdade da Região Sisaleira), no mesmo dia professores da EJA (Educação Jovem Adulto), do fundamental séries iniciais urbano e séries finais do fundamental e creche na Escola João Paulo Fragoso, das 8h às 13h. Está programada uma palestra motivacional para que o ano seja iniciado com entusiasmo. O tema é “A fórmula mágica do sucesso para educadores” com o palestrante Renier Alexandre e Silva (Mágico Rener).
QUEIMADAS
Foi iniciada nesta segunda-feira, 20, a Jornada Pedagógica, 20, para a Rede Municipal de Ensino promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura com o tema Educação: Semear com compromisso, colher com esperança. Fazendo a abertura oficial, o Secretário de Educação Carlos Herivelton "Veto", disse que era mais um desafio em sua vida, que sabe que não será fácil, mas por ser um predestinado irá com toda a sua equipe lutar por uma educação de qualidade no município de Ichu, claro que contando com o apoio de todos que integram essa área.  

Veto destacou a força da sua filha Yonara que vem dando todo o suporte e auxílio, e isso facilitará bastante. Ele relatou que muitos problemas já começaram a serem sanados a exemplo dos ônibus que estavam em péssimas condições, mas que com os pés no chão e responsabilidade tudo dará certo.  O Secretário disse que não queria criticar gestão anterior, mas pediu que uma avaliação fosse realizada no final do ano. Declarou que queria trabalhar em parceria com todos, a exemplo do SINTRAPI para que o diálogo possa funcionar.  

NORDESTINA
Com o tema “Os desafios da carreira e a saúde do professor”, o diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Severiano Alves, abriu a Jornada Pedagógica do município de Nordestina, a 360 quilômetros de Salvador. O encontro, realizado no auditório da Câmara de Vereadores, reuniu cerca de 200 educadores da cidade e de municípios vizinhos e contou com a presença de autoridades.
Severiano apresentou a matriz da vinculação constitucional e os princípios fundamentais que regem a carreira do magistério, fatores que implicam na saúde do professor, além de anunciar a parceria entre o Instituto Anísio Teixeira e a Secretaria da Educação de Nordestina para a formação continuada de professores. “Em sua nova política de formação de profissionais da Educação, o IAT está focando a educação básica e isso abrange, também, os municípios. Vamos contribuir com Nordestina e outras cidades para melhorar a qualidade da educação na Bahia”, afirmou Severiano.
Para o prefeito do município, Erivaldo Carvalho, a presença do diretor-geral do IAT reflete a preocupação com a educação na cidade. “Queremos nessa jornada socializar as práticas educativas para que possamos melhorar os nossos índices. A palestra de Severiano também trouxe informações importantes para nossos professores, que estão empenhados para começar o ano letivo”.

ICHU
Na manhã desta segunda, dia 20 de fevereiro, aconteceu a abertura da Jornada Pedagógica 2017 da Rede Municipal de Ensino de Ichu - Bahia,  no Auditório Municipal Aristides Pinto de Oliveira. Esse é um momento propício para funcionários, professores, diretores, vice e coordenação pedagógica se encontrarem para iniciar os trabalhos do ano letivo que será iniciado em 02 de março. Na mesa de abertura a vereadora Geovana saudou os educadores em nome do Professor Adelson que aniversaria no dia de hoje e em seguida saudou à mesa na pessoa do Professor Herivelton que assume a Secretaria Municipal de Educação do nosso município. Desejando sucesso a todos, a vereadora reafirmou a importância das Leis 09/14 que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Local e a 14/14 que define as diretrizes para a educação do campo, ambos de sua autoria. Anunciou que está presidente da Comissão de Educação, saúde, obras e serviços públicos e que está aberta às demandas da sociedade ichuense, além de informar o dia e horário das reuniões ordinárias da comissão que acontecerão toda primeira terça-feira do mês às 17h no salão da Câmara Municipal. Também a vereadora chamou a atenção para a necessidade de atualizar o nome da escola da comunidade de Nova Esperança que ainda vem sendo chamada Emério Resedá, mostrando assim desconhecimento da Lei 049/2017 que alterou os nomes de todos os órgãos públicos que trazem nomes de pessoas vivas.
No mais, Geovana enfatizou a importância do trabalho coletivo, à partir da ação de cada segmento que compõe a escola e se colocou à disposição no que ela puder colaborar.

ARACI
A tradicional jornada pedagógica do município de Araci está evoluindo a cada ano, a exemplo da própria educação municipal. Em seu 4º ano, o Simpósio Municipal de Educação trouxe inovação, informação e capacitação não apenas para os profissionais, mas também para pais e alunos da rede municipal. A programação foi iniciada de maneira diferente, com evento realizado na Praça da Bíblia, que contou com apresentações musicais e apresentação dos objetivos para este ano letivo. A partir de quarta-feira, então, a programação seguiu no centro paroquial, com palestras, oficinas, debates e outras ações. Mais uma vez, um dos maiores destaques foi a participação dos pais no simpósio. Este ano ainda houve um momento exclusivo para os adolescentes da rede municipal, com o total apoio da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude e da Diretoria de Cultura, onde foram debatidos temas importantes para a idade, como drogas, importância do estudo para o crescimento pessoal e profissional, dentre outras temáticas. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura considera que o simpósio alcançou os objetivos traçados e, pela diversidade apresentada, inicia da melhor forma o ano letivo 2017.

RIBEIRA DO POMBAL
A Prefeitura Municipal de Ribeira do Pombal através da Secretaria Municipal de Educação promoverá às 18:00hs desta terça-feira, 21, no Hotel A Kaskata, a Abertura do Ano Letivo 2017, e para acolher professores e demais profissionais da educação receberá o escritor, poeta e palestrante Bráulio Bessa. O cordelista que conta sua história como matuto sonhador tem divulgado em todo o país a cultura nordestina através da poesia e da sabedoria popular. Tendo como tema para esse ano letivo “Educar para a Diversidade: Entrelaçando Identidades, Relações e Saberes” a Secretaria de Educação entende que a palestra do Escritor e Poeta Bráulio Bessa, é marcada pela poesia do cordel, pelos elementos típicos e genuínos da cultura nordestina e aproximará os professores da temática, que é a de promover o diálogo sobre a educação como um direito que precisa ser garantido a todos, sem qualquer distinção, promovendo a cidadania e o respeito às diversidades e o reconhecimento da nossa identidade se estabelece no contato com outro, na valorização da nossa história e da nossa cultura, no respeito às diferenças, então, este será um momento para, através da escuta, da representação da maior expressão da cultura popular, toda a Rede Municipal de Educação extrair da experiência e do exemplo de Bessa o conhecimento, a sabedoria e a certeza de que mesmo em meio às desigualdades é possível, pela educação, aprender a respeitar as diferenças sociais e culturais e criar espaços de integração e respeito ao diferente. A Secretaria Municipal de Educação, confia que a participação de Bráulio Bessa, tratará motivação e conhecimento necessários para iniciar mais um ano letivo de sucesso, pois a mensagem de que a diversidade é uma riqueza no auxílio à aprendizagem de todos, circulará em todas as salas de aula do nosso município.