PREFEITOS BONS DE CARNAVAL DÃO EXEMPLO EM TEMPO DE CRISE

Caso haja descumprimento, a multa de R$ 100 mil deverá ser paga do bolso do gestor. Os festejos de Carnaval no Município de Mairi, planejados para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, foram suspensos pela Justiça a pedido do Ministério Público estadual. O pedido, feito pelo promotor de Justiça Pablo Almeida, levou em consideração os gastos excessivos com a festa e a situação emergencial do Município, que se encontra em estado de calamidade em virtude da seca. Na decisão liminar, proferida na sexta-feira dia 24, a juíza Catucha Moreira Gidi determinou também que o Município se abstenha de realizar quaisquer gastos, repasses e ou contratações referidas a este evento.
O magistrado estabeleceu multa pessoal ao gestor no valor de R$ 100 mil em caso de descumprimento. “A atitude dos suplicados atenta contra a supremacia do interesse público, atuando contra o interesse da coletividade”, afirmou o promotor de Justiça Pablo Almeida. Ele registrou ainda que os gastos com a festa ferem também o princípio da indisponibilidade dos bens e do dinheiro público, pelo fato de gasta-lo em interesses contrários ao da sociedade.

Carnaval Solidário: prefeita e vice de Itiúba doam seus salários para realização da festa

A festa será realizada sem investimento da Prefeitura, além da doação da prefeita e do vice, bandas musicais estão abrindo mão do cachê e as despesas são apenas para a parte logística.
O município de Itiúba, no Centro Norte da Bahia é um dos poucos do estado que realiza o Carnaval, mas nos últimos anos, diante da estiagem não tem feito a festa e quando faz tem sido algo simbólico para manter a tradição por parte da prefeitura.
Este ano nem simbolicamente a Prefeitura vai participar, pois, o município vive praticamente estado de calamidade pela estiagem e, para não perder a tradição, o evento será realizado com o apoio particular da prefeita Cecilia Petrina (PCdoB) e do seu vice Zé do Rádio (PSL) que encabeçaram a lista de doação, destinando seus salários para contribuir com a festa.
A partir dessa iniciativa, contagiou outros munícipes que se uniram em prol da festa e foi criada uma comissão organizadora que ampliou o apoio e a campanha de arrecadação conforme carta divulgada. Leia abaixo