Sucesso na abertura, FEIRAFES movimenta a cidade de Valente neste sábado e fecha com grande leilão

A 8ª Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária do Território do Sisal (FEIRAFES), foi aberta na manhã de ontem (12) e prossegue durante todo dia de hoje (13) na Praça da Jazida em Valente – BA. O evento reúne todo o tecido social e econômico da agricultura familiar da região para trocar experiências e saberes sobre produção, comercialização, segurança alimentar e nutricional, exposição e comercialização dos produtos dos empreendimentos da Agricultura Familiar.
O objetivo principal da 8ª FEIRAFES é contribuir para o fortalecimento da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Território do Sisal, visando o desenvolvimento rural e local sustentável, a divulgação dos produtos da agricultura familiar, o intercâmbio de experiências, o acesso ao mercado justo, comercialização e a geração de renda.
A abertura foi bastante concorrida na manhã de sexta-feira, no auditório da Casa da Cultura Brasil onde reuniu representantes de diversas entidades, a exemplo do presidente do Consórcio Público (CONSISAL) e presidente da FECBahia e prefeito de Lamarão Dival Pinheiro, e Rogério Costa (Portão do Sertão) prefeito de Santo Estevão. Representando o Governo da Bahia Wilson Dias diretor executivo da CAR, prefeito anfitrião Marcos Adriano e de Retirolândia Alivonaldo Martins (Vonte) Urbano Carvaho presidente da Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (FATRES) responsável pela realização da Feira com apoio da Prefeitura de Valente.
O prefeito Marcos Adriano que fez parte da mesa disse também que não é o momento de olhar palanque eleitoral, segundo ele está muito satisfeito por Valente sediar essa feira que cresce a cada ano, ” a Fatres me apresentou as demandas em busca de apoio a praticamente atendemos todas. Precisamos pensar na geração de emprego e renda e quando surge uma oportunidade dessa que você pode contribuir para lotar hotéis, pousadas, restaurantes,  e permitir que os produtores façam comercio, não se deve pensar duas vezes”, afirmou o prefeito.
A última atividade no auditório no ato de abertura oficial, foi a entrega do titulo de Cidadão Valentense através da Câmara Municipal, por indicação da vereadora Leninha (PT) a cantor e compositor Del Feliz.
Programação para este sábado
Começou às 8h30 e prossegue até ás 12h – Palestra com José Paulo Crisóstomo da SETRE que tem como tema “O novo Modelo de Finanças do CREDIBAHIA
Oficinas nos Stands
Multiplicação rápida de mandioca – FATRES
Casqueamento de caprinos e ovinos -FATRES
Minhocário -FATRES
Chocadeira caseira -FATRES
Diagnóstico das principais enfermidades de caprinos e ovinos – Fundação APAEB
A importância do título da terra para o agricultor e agricultora familiar – CONSISAL
Água- Fonte de vida, saúde e produção: Saberes e fazeres das mulheres no território no Sisal -CONSISAL

Neste sábado acontece também torneio Leiteiro de Caprinos – Circuito exposição de animais. 14h ás 17h – Julgamento de animais (caprino, ovino e equino)
Exposições, apresentações e visitação no circuito geral da 8ª FEIRAFES
19h – Leilão de Caprinos e Ovinos no circuito da feira de animais
Noite Cultural/ Palco
-Forró do Teco
– Cescé Amorim
– Vaqueiro de Luxo
– Givaldo José

Neste domingo o resumo da FEIRAFES (aguarde)