Aroeira: Forró Jegue este ano traz como tema “Jegue Aposentado”

O Forró Jegue no Distrito de Aroeira é uma das maiores manifestações culturais de Conceição do Coité, a cada ano a comissão da festa escolhe um tema que na grande maioria das vezes sai da principal discussão no País. De acordo com um dos criadores do Forró Jegue Edevaldo Santiago Ramos, popularmente conhecido por Dé, a comissão sugeriu dois temas: ‘Jegue Delator’  e ‘Jegue Aposentado’, e por 8 votos a 3, a diretoria optou por Jegue Aposentado.
Edevaldo a cada ano tem a missão de compor a letra e gravar a música do tema da festa
Edevaldo disse ao Calila Noticias que o Jegue pensava que estava se aposentando, mas veio a reforma da previdência impedir que isso ocorra.  ” A gente cita na letra que dava até pra se aposentar agora, mas com tanta propina e corrupção no país foi impossível essa aposentadoria agora. Inclusive ele já tinha comprado a rede, o dominó, a cadeira de balanço, a vara de pescar e tinha acertado com outro jegue para substitui-lo este ano, mas infelizmente deu errado”, afirmou Dé.
Pelo tempo de serviço o jegue não tem como se aposentar, independentemente das mudanças nas regras, pois está completando 23 anos, porém, Edevaldo disse que antes disso ele já prestou serviço e contribuiu com a previdência quanto trabalhou em olaria, motor de sisal, carroça, e tem idade de sobra pra se aposentar, mas pelo menos esse ano ainda vai puxar a multidão.
Em 2014 foi Jegue Mensaleiro e desfilou dentro da cadeia
O Forró Jegue acontece dentro do Roteiro do Forró e o desfile começa ás 16h de domingo. Quem desejar comprar camisa vai colaborar com apenas R$ 12 e o bloco será puxado pelo paredão carreta pitbull.
Veja a letra da música escrita por Dé
O jegue vai refazer todos seus planos
Vai trabalhar mais anos pra poder se aposentar
Mas ninguém sabe se a coluna ainda aguenta
Até chegar noventa vai ser bem de lascar

E o Brasil vai descendo a ladeira
E assim o jegue paga por toda roubalheira
E a propina faz parte do dia a dia
E assim falta dinheiro pra aposentadoria

O Nosso jegue tomou no feofó
Já tinha comprado uma rede, a dama e o (uma caixa de) dominó
Cadeira de balanço, uma vara de anzol
E acertou com outro jegue pra puxar esse forró

Desanimado não para de chorar
Todo dia meio dia rincha pra se lamentar:

NÃO VAI DAR, NÃO VAI DAR
MINHAS PERNAS TÃO DOENDO E NÃO VOU MAIS SUPORTAR
NÃO VAI DAR, NÃO VAI DAR
EU JÁ TOU QUASE MORRENDO E NUNCA VOU ME APOSENTAR