APLB trata em Assembleia de Revisão de Aposentadoria e Piso Salarial


APLB trata em Assembleia de Revisão de Aposentadoria e Piso Salarial

Com vista a informes, discussão e encaminhamentos da luta sobre os problemas detectados nos CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais (desconto da Previdência Social) na Rede Municipal de ensino, APLB Sindicato – Delegacia Sindical em Araci esteve reunida em assembleia na manhã desta quarta feira (07) na Câmara de Vereadores.


Como sempre acontece, a assembleia cada vez que vai tratar de assuntos dessa linha, movimenta a maior massa de professores e servidores da educação e como foi na manha de hoje a Câmara estava repleta e com gente pelas galerias e corredores.








 
O Diretor, professor Elmer Carvalho estava acompanhado dos advogados da Delegacia Sindical, Dr. Alberto Carvalho Silva e Dr. Mário Cesar Tropeiro que iniciou o tema de sua especialidade, “revisão da aposentadoria, situação do CNIS e Carta de concessão da aposentadoria com memória de cálculo”.

Esse foi o tema mais debatido no conclave quando o professor Elmer com amparo jurídico do Dr. Alberto apresentou a gravidade da situação.

Segundo o diretor sindical Elmer, mesmo que o professor ou professora municipal cumpram as regras das contribuições ao longo de seu magistério, mesmo tendo por direito uma aposentadoria integral, o INSS não vai conceder. Elmer deixou claro que o problema está nos municípios se esquivam da responsabilidade em complementar o salário que a Constituição Federal e a lei garantem. O Município, tendo em vista que é opção dele reinclui na sua folha de pagamentos o professor aposentado com salário menor que o devido e não pagar a Complementação de Aposentadoria. O salário de professor fica menor se concedido pelo INSS. E o pior, é perfeito no recolher o INSS do professor e desonestos no repasse à Previdência Social. O debito do município de Araci junto à Previdência ao longo das administrações ultrapassam aos R$ 40 milhões disse o professor Elmer.




A professora Bernadete falou de seu calvário para se aposentar: “A quem mais devo apelar para resolver meu problema? Perguntou

Piso Salarial Profissional Nacional a ser aplicados em Araci, mudança de níveis e seu efeito pecuniário na folha de pagamento e ainda o direito a deslocamento para professores que prestam serviços na Zona Rural, foram tratados naquela assembleia.

Professor Elmer apresentou um espelho da luta do sindicato em favor dos direitos dos professores e lamentou que embora tivesse sucesso nas causas às decisões judiciais se arrastam como é comum no país e citou os processos de reintegração de concursados, já como causa ganha, mas a Justiça ainda não bateu o martelo para readmitir os professores.
Portal Folha