Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Artesão cria obras em couro e madeira inspiradas no universo sertanejo

Rachel Pinto
As mãos calejadas e a simplicidade no modo de ser e de viver são as principais ferramentas de trabalho do artesão feirense Gastão Sandes Mascarenhas, de 71 anos. A paciência e o capricho são detalhes a mais e dão forma a diversas peças em couro e madeira que segundo ele, têm inspiração principalmente nos elementos da cultura sertaneja e nordestina.
Foto: José Ricardo Santos
Trabalhando com essa atividade há aproximadamente 50 anos, Gastão já passou por altos e baixos na vida e conta que a vocação para ser artesão veio de forma divina e também inexplicável. Quando jovem, deixou a cidade natal e resolveu ir morar no Rio de Janeiro e ir em busca de oportunidades de trabalho.
Em terras cariocas começou lavando carros e em seguida foi trabalhar em empresas automobilísticas. Segundo ele, apesar de muitas tentativas, nada durava muito tempo e as coisas não tinham uma continuidade. Até que um dia, uma cunhada o convidou para participar de uma reunião com um senhor que era astrólogo e nesse momento ele teve grandes revelações místicas sobre o que aconteceria futuramente em sua vida