Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

GONZAGÃO É HOMENAGEADO COM MISSA NO MAP EM FEIRA DE SANTANA

Já é tradicional em Feira de Santana a realização de uma missa em homenagem a Luiz Gonzaga durante o mês de agosto. Nesta segunda-feira (7) canções de preces marcaram a celebração, na igreja Senhor dos Passos, pelos 28 anos de falecimento do Rei do Baião, completados no último dia 2. O sanfoneiro e fã do artista, J Sobrinho, que também é autor da homenagem, destacou que essa é 29º missa celebrada como homenagem póstuma a Luiz Gonzaga.
“Ele faleceu no dia 2 de agosto de 1989 e naquela ocasião, um mês depois, a paróquia Senhor dos Passos, com Frei Félix, realizou a primeira missa em homenagem a Luiz Gonzaga. Desde então, somente na Senhor das Passos, a missa é realizada. Só quando a igreja estava em reforma, que a missa foi realizada na Igreja dos Remédios”, afirmou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
J Sobrinho explicou que a primeira segunda-feira de agosto foi padronizada para a realização da missa. Segundo ele, o dia foi escolhido já que o dia 2 de agosto não coincide sempre com uma segunda, dia que tem um comércio forte em Feira de Santana onde muitas pessoas vêm da zona rural de cidades vizinhas, dando assim a oportunidade delas assistirem a missa.
“A missa é muito emocionante, muito especial e participativa. As pessoas que participam, durante a missa cantam músicas de Luiz Gonzaga, que também tem muito e ver com a religiosidade. Ele cantou e decantou o Nordeste”, disse.
Fotos: Nivaldo Cruz e J. Sobrinho
O sanfoneiro J Sobrinho conta que com a morte de Luiz Gonzaga foi criada em Feira de Santana uma entidade filantrópica, com o objetivo de cuidar da cultura nordestina e resgatar costumes perdidos, através da Associação Feirense dos Admiradores de Luiz Gonzaga.
Fotos: Nivaldo Cruz e J. Sobrinho
“Foi um trabalho muito bonito e ficou na simpatia das pessoas. Levamos o autêntico forró para as escolas, também fizemos um jornalzinho para falar sobre o forró, que circulou durante um ano. A associação perdurou durante cinco anos, mas faltou apoio e recolhemos todo o acervo relativo a Luiz Gonzaga. Esse material guardado não tinha nenhuma serventia, então falamos com a reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) que aceitou receber o material como doação para ficar exposto no Museu Casa do Sertão. Até hoje tem peças lá”, informou J Sobrinho.