Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Juiz da Lava-Jato coloca 46 blindados à disposição da Secretaria de Segurança do Rio

RIO - O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio e responsável pelo julgamento das ações da Lava-Jato no estado, colocou à disposição da Secretaria estadual de Segurança do Rio (Seseg) 46 blindados da transportadora Trans-Expert. Os veículos estão se deteriorando em um galpão da empresa. O magistrado encaminhou um ofício nesta sexta-feira ao secretário estadual de Segurança, Roberto Sá, comunicando sobre a disponibilidade dos blindados.
'Banco paralelo' que operava 'caixinha da Fetranspor' tinha caderneta de poupança clandestina
A disponibilização dos blindados ocorre num momento delicado para a segurança do Rio, com altos índices de violência e com o envio de tropas federais para o estado, há uma semana.
De acordo com investigações da força-tarefa da Operação Lava-Jato, o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) e seu grupo contavam com um “banco paralelo” para movimentar o dinheiro da corrupção. Esse papel era desempenhado pela transportadora Trans-Expert Vigilância e Transporte de Valores, que tinha um cofre no bairro de Santo Cristo, no Rio, usado para guardar e distribuir o dinheiro do grupo. O nome da transportadora Trans-Expert também foi citado em delação pelo doleiro Álvaro José Novis, como uma das empresas que recolhiam dinheiro de propina paga pelas empresas de ônibus a agentes políticos, num esquema investigado na Operação Ponto Final.
delegado Vinicius Ferreira Domingos, da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod), havia pedido em junho da Bretas que dez veículos blindados da Trans-Expert ficassem como patrimônio para o estado. Virariam, na prática, caveirões. Na solicitação, o delegado alegou que o governo se encontra em grave crise financeira e fala sobre o "estado de guerra urbana" da cidade.
No documento enviado ao juiz, o delegado afirma que a empresa está abandonada, assim como seus veículos, que estão no galpão da transportadora, onde há usuários de drogas e moradores de rua. Por isso, Domingos pede a Bretas que ele considere a possibilidade de que os carros-fortes ficarão destruídos ou serão saqueados em pouco tempo e que há uma carência de blindados à disposição do Departamento de Polícia Especializada.