Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

VEREADOR LEO DE ERIDAN POLEMIZA EM DISCURSO NA ABERTURA NA SESSÃO DA CÃMARA DE ARACI

A primeira sessão de abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Vereadores de Araci ocorreram nesta terça-feira (19) e foi marcada por saudações de parceiros e polêmicas entre opositores políticos. A principal polêmica veio do vereador Léo de Eridan, que aproveitou a oportunidade para alfinetar a imprensa e o Ministério Público (ver aqui). Sua manifestação gerou críticas do respeitado radialista Zé Socorro, da rádio Comunitária Cultura FM de Araci. Ao site A Voz do Campo, Léo disse ter ouvido o áudio do programa de Zé Socorro, mas ficou sem entender o discurso do radialista. Segundo Léo de Eridan, o discurso foi “raivoso” contra seus comentários, sendo ele [Léo] não teria utilizado nome nenhum, nem exigido nada da rádio Cultura FM. “Pedi mais fiscalização de todos os órgãos públicos, inclusive da imprensa como um todo, inclusive da rádio regional de Serrinha, pois a mesma faz uma cobertura em Araci. Citei Jorge e Jorge Calmon por estarem presentes. Não vejo só a associação rádio cultura FM como imprensa em Araci, não fiz nenhuma acusação. Apenas coloquei meu pensamento onde diretores da assinatura e diretores de programas não podem exigir crédito da população sendo que se utilizam ou utilizam de parentes fazendo parte da gestão com cargos“, disse Léo de Eridan ao site A Voz do Campo. Ainda segundo o vereador, ele cobrou do Ministério Público que fizesse fiscalização nas repartições públicas, nos sindicatos e em todas categorias que tiveram direitos reduzido ou retirado. Léo afirmou que suas declarações na sessão da Câmara de Vereadores são enquanto parlamentar municipal e enquanto cidadão. Na sua visão, as críticas são necessárias para que todos cresçam, para o bem de Araci.

Confira o áudio enviado pelo vereador:
Tocador de áudio
Confira o Programa Rádio Patrulha com Zé Socorro desta quarta-feira (21), onde ele comenta a fala do vereador na sessão da Câmara de Vereadores de terça-feira (19). A fala do radialista inicia com 1h55min de vídeo:


A primeira sessão de abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Vereadores de Araci ocorreu nesta terça-feira (19) e foi marcada por saudações de parceiros e polêmicas entre opositores políticos. O presidente, Jefinho Carneiro, fez sua mensagem na abertura do Ano Legislativo de 2018. Em seu discurso, ele fez um relatório das ações que desenvolveu desde que assumiu a presidência da casa. O prefeito local, Silva Neto, leu sua mensagem como Chefe do Executivo. Neto elogiou a coragem dos vereadores e gestores que se dispõem em representar seus semelhantes e carregar para si os problemas da comunidade e tentar resolve-los pelo processo democrático. As mensagens seguintes foram da vice-prefeita Keinha, de representantes da sociedade civil e de vereadores presentes: Gilvan, Jamile, Jefinho, Guinha, Luiz de Souza, Léo de Eridan, Manoel, José Augusto, Jerônimo e Leonardo. Grande parte das mensagens seguiram o rito que determinou as sessões de 2017: saudações e apaziguamento entre os pares vereadores e o executivo municipal. 

Polêmica. 

A principal polêmica veio do vereador Léo de Eridan, que aproveitou a oportunidade para alfinetar a imprensa e o Ministério Público. Segundo fontes do site A Voz do Campo, Léo está trabalhando seu nome como possível pré-candidato à Prefeitura Municipal de Araci em 2020 e, por este motivo, está mudando o tom do seu discurso. “Léo quer ser vice-prefeito em uma chapa de oposição. Ele é inteligente e está trabalhando isso. Ele está mudando o discurso e não sei se isso se fará na prática. Apesar de opositor de Silva Neto por 05 anos, nenhuma vez ele entrou na sala da promotoria para protocolar uma denúncia contra o prefeito“, disse um vereador que preferiu não se identificar. O site A Voz do Campo fez contato com o vereador Léo de Eridan, que disse já ter feitos denúncias no MP. Fontes ligadas a ele afirmam que o vereador fez uma denúncia no Ministério Público no ano de 2017, mas desconhece outras denúncias anteriores. Léo de Eridan fez discurso que fazia alusão às recentes críticas de suposta morosidade do Ministério Público em investigar denúncias contra o prefeito local (ver aqui), bem como fez críticas diretas à imprensa e pediu mais espaço na rádio local para expor a realidade e as demandas da oposição na cidade. Em resposta, nesta quarta-feira (21), o radialista Zé Socorro fez duras críticas ao vereador. Segundo Socorro, nunca faltou espaço para a oposição a rádio Comunitária Cultura FM de Araci e as críticas de Léo o deixou bastante decepcionado. “Nós nunca deixamos de abrir espaço para vereador de oposição em Araci. Léo, você sempre teve espaço aqui e sabe disso. Não me venha com esse papo (…)“, disse Zé Socorro.

Confira a Sessão: