VEREADORES MARCOS DO RAIO X E NADINHO DENUNCIAM LIXÃO EM TUCANO

Vereadores da terceira via, minoria, visitaram o lixão da cidade de Tucano e denunciam  o aterro sanitário, o lixo de Tucano que não está sendo coletado e destinado de forma correte e a prefeitura de Tucano esta de forma ilegal, depositando e jogando o lixo tanto na sede como na zona rural, em áreas não apropriadas.
Uma visita neste local, lixão de Tucano, pelos Vereadores Marcos do Raio X e Nadinho, denunciam e registram o descumprimento da lei 12.305/2010, POLITICA NACIONAL DE RESÍDUO SÓLIDO, 6.938/1981, DISPÕE SOBRE A POLITICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE.
O Prefeito. Luis Sergio, de Tucano, após um ano de gestão, não implantou nenhum tipo de cuidado com a coleta e o destino do lixo de Tucano, povoados e distritos e não se importa com o aterro sanitário nem tão pouco onde se está jogando o lixo nos povoados e distritos.
Após receber denúncias de que o aterro sanitário de Tucano instalado em anos anteriores, hoje se encontra no verdadeiro descaso, os vereadores,  fizeram uma visita em loco e constataram os absurdos contra a lei 12.305/2010, 6.938/1981, município de Tucano.
O Governo Municipal de Tucano, não dá importância ao aterro sanitário que lamentavelmente virou lixão ao lado da BR-116, que inclusive como as queimas impossibilita a visibilidade dos motoristas que com trafego intenso colocando em risco vidas dos transuentes, indo em direção a Euclides da Cunha. O lixão de Tucano, historicamente vem há muito tempo marcou na gestão do Governo de Arilton, até (2001/2004), dos exs. prefeitos Rubinho (2005/2012 e Igor (2013/2016), depositando sempre as margens da BR 116 todo o lixo retirado de Tucano. 





O Aterro Sanitário atual começou a ser construído em uma área distante 5km da cidade como deve ser, más não é, e não está um espaço destinado à disposição final apropriada para os resíduos sólidos gerados pela atividade humana. O Aterro Sanitário de Tucano Não foi constituído obedecendo as condições e características do projeto, não possui um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados (chorume) acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade – PEAD, sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos. Entretanto como foi visto pelos vereadores na visita im loco, isso não acontece desde sua criação, onde o chorume que deveria ser tratado e/ou recirculado (reinserido ao aterro) causando assim uma menor poluição ao meio ambiente, não está sendo feito, ocorrendo serio risco de contaminação da bacia hidrográfica de Tucano (uma das mais maiores do Pais).

Em seu interior, não existe sistema de drenagem de gases que possibilitava a coleta do biogás, que é constituído por metano, gás carbônico(CO2) e água (vapor), entre outros, e é formado pela decomposição dos resíduos. Este queimava e beneficiava, más atualmente não e a realidade. O lixo hoje não está sendo separado e estocados em um pátio de estocagem pelos catadores em uma operação segura cobrindo diariamente com uma camada de solo, evitando que os resíduos permaneçam a céu aberto, com possível contato com animais (pássaros) e sujeito a chuva, e também para diminuir a liberação de gases mal cheirosos, bem como a disseminação de doenças. 
O Aterro está sendo agora um desafio pior que a sua implantação por parte da prefeitura e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente que insanamente, não dão importância ao investimento outrora realizado e seus cuidados necessários para garantir o resultado do Aterro que mais uma vez VIROU LIXÃO. a exemplo dos resíduos hospitalares e restos de que são depositados a céu aberto.
Veja os videos...




O Vereador Marcos do Raio X, desde o inicio da gestão, atual, Prefeito, Luis Sérgio, vinha buscando sensibilizar o gestor para sanar a situação, de acordo ao projeto técnico de levantamento de analise Gravimétrica dos resíduos e diagnóstico socioambiental para implantação do programa de gestão de resíduos sólidos do Município de Tucano.