Igor, Osni, Rubinho e Silva Neto, na lista de rejeição de contas do TRE/BA.

Osni de Serrinha (3 contas), Igor (3 Contas) e Rubinho (2 contas) de Tucano e Silva Neto de Araci (1 conta), entre outros estão em uma enorme lista de rejeição de contas pelo TRE/BA. 
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador José Rotondano, recebeu, nesta segunda-feira (13), a relação dos gestores públicos que tiveram as contas rejeitadas pelos tribunais de Contas do Estado da Bahia (TCE) e dos Municípios (TCM), nos últimos oito anos.
As listas, de acordo com o presidente do TRE, servirão de base para os julgamentos dos registros de candidaturas pela Corte Eleitoral, que decide indeferir ou não o pedido. Dezessete municípios do território de identidade do sisal têm gestores listados, mas quase nenhum deles manifestou interesse em concorrer à eleição de 2018. Uma exceção é o ex-prefeito de Serrinha e pré-candidato a deputado estadual pelo PT, Osni Cardoso. O petista é um dos políticos da região sisaleira cujo nome figura na lista de gestores que tiveram contas rejeitadas pelo TCM.  
“Se houver, efetivamente, um motivo para não se deferir [o registro de candidatura], não tenha dúvida que se indefere e, se a análise submetida ao TRE verificar de que há possibilidade do candidato concorrer, não tenha dúvida que a decisão judicial será no sentido de permitir. Espero que nós sejamos rigorosos nessas eleições”, afirmou o desembargador José Rotondano.





Veja a lista de gestores com contas rejeitadas pelo TCE nos últimos oito anos

Veja a lista de gestores com contas rejeitadas pelo TCM nos últimos oito anos

Veja a lista de gestores com contas rejeitadas pelo TCE nos últimos oito anos

Ex-prefeitos e vereadores de diversas cidades da Bahia estão na lista de inelegíveis entregue nesta segunda-feira (13) pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Eles tiveram as contas rejeitadas pelo órgão entre 2010 e 2018. A lista conta com nomes como, Adriano Araújo (ex-prefeito de Teofilândia), Maria Edneide Torres Silva Pinho (ex-prefeita de Araci), Antônio Carvalho da Silva Neto (prefeito de Araci), Igor Moreira Nunes (ex-prefeito de Tucano), Rubinho Arruda (ex-prefeito de Tucano), Osni Cardoso (ex-prefeito de Serrinha), Almiro Costa Abreu Filho (ex-prefeito de Quijingue), Cecília Petrina de Carvalho (ex-prefeita de Itiúba), Edivaldo Cayres Rodrigues (ex-prefeito de Queimadas), Everaldo Joel de Araújo (ex-prefeito de Monte Santo), Gilmário Souza de Oliveira (ex-prefeito de Biritinga), José Albérico Silva Moreira (ex-prefeito de Retirolândia), José Arivaldo Ferreira Soares (ex-prefeito de Nova Soure), José Dias Portugal (ex-prefeito de Ichu), Tarcísio de Oliveira Pedreira (ex-prefeito de Queimadas), Lázaro José dos Santos Silva (vereador em Queimadas), Marinaldo Alves Maciel (vereador em Retirolândia), Rivaldo de Souza Pereira (Cansanção), Ubaldinho Amaral de Oliveira (ex-prefeito de Valente) e Zenon Nunes da Silva Filho (ex-prefeito de Santaluz). Apesar de integrar a listagem, isso não significa que os nomes ali contidos estejam realmente proibidos de concorrer a cargos eletivos nas eleições. O documento é apenas uma indicação do TCM para que o TRE possa examinar o possível enquadramento deles na Lei de Ficha Limpa. Os condenados pela legislação estariam, aí, sim, impedidos de disputar o pleito de outubro. Alguns destes políticos são pré-candidatos a cargos nesta eleição de 2018 e aguardarão recursos em tribunais de justiça. Veja a lista completa do TCM