Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

PROFESSORES DE ARACI, ZONA RURAL FAZ PARALIZAÇÃO POR SEGURANÇA NO TRANSPORTE ESCOLAR

Hoje, Terça Feira, professores de: JOÃO VIERA, RIBEIRA, BARBOSA E BARREIRA do município de Araci, paralisaram as atividades, não foram dar aula, por motivo das péssimas condições de conservação e manutenção da frota escolar, dos onibus, amarelinho em especial, que é utilizados pelos professores e alunos nestas regiões, rural.
Vejam as fotos de como estão mal conservado e sem manutenção a frota escolar de Araci, colocando em risco os professores e alunos da zona rural que depende destes transportes em especial os da região de: JOÃO VIERA, RIBEIRA, BARBOSA E BARREIRA.
O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.
O governo federal, por meio do FNDE e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana brasileira.
O programa consiste na aquisição, por meio de pregão eletrônico para registro de preços realizado pelo FNDE, de veículos padronizados para o transporte escolar. Existem três formas para estados e municípios participarem do Caminho da Escola: com recursos próprios, bastando aderir ao pregão; via convênio firmado com o FNDE; ou por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que disponibiliza linha de crédito especial para a aquisição de ônibus zero quilômetro e de embarcações novas.