ARACI RETROSPECTIVA 2018 - TS

A Retrospectiva de ARACI 2018, nada mais é que o resumo das principais noticias, acontecimentos e informações, vinculado no Site Tribuna Sisaleira, de Janeiro a Dezembro de 2018. Reveja tudo que aconteceu no município de ARACI que merece a nossa retrospectiva.


JANEIRO
MANDACARU E ARACI NORTE PROMETEM ÁGUA NAS TORNEIRAS EM 2018 Promessas dada no lançamento do Araci Norte (prometido desde 2002), assim como no ano passado no projeto Mandacaru de Tucano (que vem prometido desde 2006), dão esperanças de ter ÁGUA POTÁVEL, nas torneiras de dezenas de comunidades rurais. Projetos como este que duram eternas décadas são alvo fácil de especulações políticas e atrapalhando o objeto, abastecer ao sertanejo que tanto sofre com a estiagem no semiárido, sertão, região do sisal e suas cidades. Nesta quinta-feira (25), anuncio da retomada das obras do Araci Norte, assim como da, já, permanencia de agentes da CERB em tucano, dão conta que, este ano, a promessa se renova e começa a se trabalhar para recomeçar estas obras que já deveriam ter sido concluídas há anos atrás. Acalmemoos os nossos desejos de ver estas obras beneficiar comunidades da zona rural de Araci e Tucano, por se tratar de um ano, popularmente dito como, ano político, e os nosso governantes tem um desejo maior de atender a necessidade do nosso povo, repito, sofrido.

FEVEREIRO
A primeira sessão de abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Vereadores de Araci ocorreram nesta terça-feira (19) e foi marcada por saudações de parceiros e polêmicas entre opositores políticos. A principal polêmica veio do vereador Léo de Eridan, que aproveitou a oportunidade para alfinetar a imprensa e o Ministério Público (ver aqui). Sua manifestação gerou críticas do respeitado radialista Zé Socorro, da rádio Comunitária Cultura FM de Araci.  Léo disse ter ouvido o áudio do programa de Zé Socorro, mas ficou sem entender o discurso do radialista. Segundo Léo de Eridan, o discurso foi “raivoso” contra seus comentários, sendo ele [Léo] não teria utilizado nome nenhum, nem exigido nada da rádio Cultura FM. 
Nesta segunda-feira dia (20), uma equipe da Vigilância Sanitária logo após varias denuncias realizou uma fiscalização no mercado municipal,  onde no local foi constatado diversas barracas e bancas de madeira sem condição nenhuma de higiene nos boxes e corredores do local, e algumas tinham ate baratas e formigas. A equipe avisou aos magarefes que retornariam as 18hs, para retirarem as bancas e barracas sem condições do local, em parceria com a equipe da secretaria de infra estrutura, foi realizada a remoção das bancas e barracas.

MARÇO
Entre os prefeitos com atraso estão os de Araci, Ilhéus, Itabuna e Riachão do Jacuípe. O Tribunal de Contas dos Municípios informa que está disponível no site, na aba “PORTAL DO GESTOR”, no ícone “DUODÉCIMO”, os valores a serem repassados pelas Prefeituras Municipais às respectivas Câmaras Municipais, a título de duodécimos, ao longo do exercício financeiro de 2018. Os valores foram calculados com base nas receitas tributárias e transferências constitucionais recebidas pelos municípios no exercício anterior (2017) e seguem os índices definidos no art. 29-A da Constituição Federal, que variam de acordo com o número de habitantes. Os valores dos duodécimos serão atualizados semanalmente automaticamente, sempre na segunda-feira. Fica ressalvada, ainda, a possibilidade da revisão e ajustes dos valores ora informados, em face da efetiva apresentação das prestações de contas ou, no caso de reabertura, se houver, do Sistema Integrado de Gestão e Auditoria – SIGA, solicitadas pelos jurisdicionados.
William dos Anjos vence o secretário de agricultura Anastácio na disputa pela presidência do CMDS e é eleito o novo Presidente do conselho com 69% dos votos. Aconteceu hoje 09.03.2018 na sede da Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos a eleição e posse da nova diretoria do CMDS- Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Araci tendo 2 (dois) candidatos, de um lado William dos Anjos e do outro o Secretário da Agricultura Anastácio Carvalho. Sendo William eleito novo presidente com 69% dos votos.
Entra prefeito, sai prefeita e araci continua sofrendo com os mesmo problemas por culpa muita das vezes do poder público que não soluciona os mesmo problemas que todas as gestões enfrenta. Um exemplo claro é as Chuvas, que são raras em Araci, por conta do município está em uma das regiões mais secas do interior da Bahia, más as obras e as ações que a prefeitura tem, não respeitam o mínimo dos efeitos que uma boa chuva pode trazer. A Cidade hoje está um caos, por conta das fortes chuvas que caíram nestes dois dias, más parte dos estragos vem das obras mal feita da gestão que não se preocupa com a drenagem e o escoamento das água trazidas pela chuvas, a exemplo o tanque da ação, que sem obra  no local, nunca fizeram o nenhum serviço definitivo que de escoamento as águas que a chuva traz naquele local, tornando o espaço um grande piscinão de água e lama. 
O fornecimento de Energia foi interrompida, cortada, nos prédios do CRÁS, CREAS, GUARDA MUNICIPAL E CENTRO DE REABILITAÇÃO de ARACI, onde após a postagem do Ex Vereador Léo de Garcia, no seu face, o prefeito, buscou quitar os débitos com a coelba.
Segundo o vereador uma secretaria obrigou um funcionário contratado, a ir no Facebook tentar me desmentir sobre os cortes de luz.
Ate este momento somente o Crás e O Centro de Reabilitação tiveram seu fornecimento regularizado, espera-se hoje a religação nos demais prédios que funcionam os serviços publico, prejudicados ate por conta destes cortes
O Karatê de Araci, familiares e amigos de Edvan (Conhecido Ninho) estão de luto, afatalidade que vitimou o Jovem e os familiares de sua esposa, onde, nesta noite de sábado (17.03.2018), um acidente na estrada que liga Araci, Sede, ao distrito de João Vieira, a altura da descida do Remanso, vitimou o jovem, Edvan Carneiro da Silva Barreto, 37 anos, veio a óbito no local e sua sogra conhecida como Maria (que foi socorrida com vida, mas não resistiu e faleceu no hospital. A esposa de Edvan (Salete, foi socorrida para o hospital e passa bem) e sua Filhinha, criança, pouco sofreu e encontra se bem na residência do casal, já a cunhada de Edvan, a cunhada, foi levada para o hospital em Feira de Santana em estado mais grave.

ABRIL
Mais uma vez a nossa redação do Tribuna Sisaleira, recebe DENUNCIA dos leitores do nosso portal, a cerca do abandono da saúde em Araci em especial o destrato do que é publico, dos PSF´s, onde de 12 unidades, 6 estão em situação de total abandono a exemplo de: Serra Branca, Lajinha, Poço Grande, Várzea da Pedra, Matadouro e Lagoa do Boi. 
Na manhã desta sexta-feira dia (20), a população araciense foi pega com uma grande noticia, a perda de mais um grande filho e excelente profissional na cidade.
O professor JOEL OLIVEIRA ARAUJO, ou seja o “Malaca”, como era conhecido por seus alunos, teve a honra da passar pela vida educacional de varias autoridades e profissionais de renome na cidade. É com uma tristeza infinita no coração que venho comunicar o falecimento de um grande amigo que certamente marcou as vidas daqueles que puderam conviver com ele.
“Joel Araújo passou por varias escola na cidade, além de ter concorrido ao pleito eleitoral em 2004 pelo partido PMDB. Mais a escola que ficou com sua marca foi o Colégio Estadual Imaculada Conceição, sei que cada aluno, professor que o conheceu sempre terá boas recordações do Malaca”.

Noite inesquecível, 21 de abril de 2018 para a família Torres Silva em Araci, emocionante ver ex-colegas se encontrando depois de 50 anos!!!. Certeza que essa noite ficou marcada, para muitos que estavam presentes na entrega do título de cidadania para D. Edna Torres Silva.



MAIO
Manifestação na Estrada Araci a Várzea da Pedra. A população da zona rural de Araci está cobrando manutenção da estrada que se encontra em péssimas condições. Só o "tapa buraco em tempo de festa" não é suficiente. Pedimos às autoridades política que façam o encascalhamento (bem feito). Também reivindicarmos o asfalto para essa estrada que no mapa é uma rodovia estadual ( BA408 ).

Domingo. 27.05.2018, deveria ser um dia de lazer e curtição  para grande parte da população de Araci, que ao invés de viver um dia comum de final de Semana, se mobilizou com uma passeata em apoio a está grave que vem ganhando uma proporção enorme em todo o pais. 




JUNHO
O segundo jogo do Brasil (2) x Costa Rica (0), provou a incompetência, a falta de responsabilidade da gestão do prefeito de Araci, Silva Neto (PDT), com o recuro público, com o interesse publico, com o dinheiro do povo, já que pagará R$ 69.917,00, quase 70 mil, por LOCAÇÃO DE TELÃO LED que deverá transmitir nas praças públicas de Araci, os Jogos do Brasil na copa do mundo da Russia. Já realizou dia 17 de Junho de 2018 a primeira transmissão na oportunidade da inauguração da chamada praça da juventude, já hoje 22.06.2018, 
A Praça da juventude e cultura de Araci, espaço entorno do Centro de Transformação Popular (CTP), Centro Cultural de Araci, foi inaugurada pelo prefeito Silva Neto (PDT), sobre protesto da classe artística, esportiva e de uma camada da população que concorda com a chegada de obras, mas não da maneira que a mesmo é realizada. Para quem conhece as praças de juventude de município de Santaluz, Ribeira do Pombal e Valente, percebe que a de Araci deixou a desejar e pecou no que se refere a espaço e localização, além de não priorizar equipamentos atrativos. "Só fez piso e Bancos" - disse o esportista.

JULHO
 Picape Toro da secretaria de saúde de Araci, atropelou e matou um cavalo que atravessou na pista nas margens da BR 116. Segundo informações o motorista tentou desviar mais não conseguiu e acabou colidindo com o animal, No momento do acidente além do motorista também estavam  mais quatro pessoas no veiculo más além do susto, ninguém se feriu. O acidente aconteceu as 21h desta terça-feira, 10.07.2018.
Os dois atletas Aracienses conquistaram 03 medalhas de ouro, a competição foi promovida e organizada pela FBK (Federação Baiana de Karatê) e realizada na AABB de Salvador no último final de semana (2 e 3 de junho). No Kata (luta imaginária) e kumitê (combate), a atleta Janaina Silva foi ouro na categoria cadete e o atleta Nilo Cauã ouro em kumite na categoria sub 12.


AGOSTO
Moradores do residencial Sol Nascente em Araci, vem sofrendo a quase 20 dias com a falta de agua. De acordo com os moradores que entraram em contato com o site portal do Sisal, eles informaram que já entraram em contato com a empresa responsável pelo abastecimento e saneamento básico do residencial ( EMBASA), e nada foi resolvido, e entraram em contato também com a rádio Comunitária da cidade e outros sites também.
Uma moradora que não quis se identificar disse; nós queremos a solução pra este problema, pois não é justo nos clientes se deslocarmos com filhos para tomar banho e pegar agua em outros bairros que nossos familiares residem, nos tempos de hoje acontecendo isso, é um absurdo. Disse uma Moradora do residencial.

SETEMBRO


ARACI - Objetivando nessa grandiosa celebração com o tema “Celebra Araci”. Como presumiu o editor na manchete da matéria de expectativa do evento no dia 10, o “Celebra Araci” aconteceu na noite de ontem (22.10) e superou a expectativa de recordes em público, estrutura, atrações e objetivos propostos, ao se consagrar como um dos maiores eventos evangelísticos abertos e de largo, já realizados em Araci.

OUTUBRO
Mais de 18 ANOS se passaram e a reclamação da classe artística, cultural e dos amantes do teatro que desde o ano de 2000, quando araci recebeu uma verba para a construção do teatro, que até começou a ser feita, reformada, construída, más a obra não finalizada do teatro municipal, dentro do centro cultural de Araci, até o momento abandonada está o teatro, sem uso (obra liberada recursos no ano 2000 pelo MINC que não foi concluída e desviada recursos), 
O baiano Janilson Santos Silva que estava desaparecido desde a última sexta-feira (19), em São Paulo foi encontrado morto. Ele residia e trabalhava na capital paulista. De acordo com as informações, Janilson estava em uma festa próximo à estação Santo Amaro, onde foi visto pela última vez. Janilson é natural do distrito de Tapuio, zona rural de Araci e morava com um irmão em São Paulo. O corpo será enviado para a Bahia, onde acontece o sepultamento.
Um homem identificado como Pedro Anjos de Sousa, de 39 anos, foi morto a tiros em uma estrada vicinal que liga o povoado de Barreira, pertencente a Araci, ao município de Quijingue, na região sisaleira da Bahia. De acordo com informações da Polícia Militar, o crime ocorreu na noite de quinta-feira (25), mas a corporação só foi acionada na manhã desta sexta-feira (26). Segundo a PM, a mãe da vítima disse que ouviu um barulho de tiro por volta das 19h30, mas ficou com medo de sair de casa. Cerca de uma hora depois, conforme a PM, a mulher localizou o filho caído na estrada. Após ser acionada, no início da manhã desta sexta-feira, uma guarnição da Polícia Militar foi até o local. 
Incêndio acaba de destruir o velho depósito de cachaça do conhecido João da cachaça. Incêndio acaba de destruir o velho depósito de cachaça do conhecido João da cachaça.
O velho armazém do conhecido João da Cachaça na Praça José Ferreira começou a pegar fogo por volta das 14h00 e seu estrago foi muito rápido em função da quantidade do líquido de aguardente e em explosões as chamas foram destruindo tudo o que havia no depósito, vasilhames, moveis deixando totalmente destruído o telhado que veio abaixo. Não houve vítimas do fogo e das explosões.

NOVEMBRO
Por volta das 22h desta quarta-feira (29), homens fortemente armados trouxeram cenas de guerra ao Distrito de João Vieira, zona rural de Araci. Segundo informações de populares, homens fortemente armados invadiram a residência, deram diversos tiros na fachada e nas ruas. Ao final eles a incendiaram e picharam uma casa. Uma idosa estava no local. Ninguém veio há óbito, apenas foram registrados ferimentos em vizinhos. A população ficou chocada com a ação criminosa, que durou mais de 20 min e deixou todos reféns em suas casas.
Araci não atingiu a meta do IDEB dos últimos 5 anos da 4ª série ao 5º ano, e para piorar em 2017, ao invés de evoluir, mesmo não batendo a meta, recuou, um resultado preocupante que acende o alerta. Dos 417 municípios da Bahia, Araci está entre os 15 piores. É um recorde atrás do outro.
No seu programa “Patrulha da Cidade” desta sexta-feira (23), o Radialista Zé Socorro anunciou sua saída da Rádio Comunitária Cultura FM de Araci. Logo no início do programa, ele disse que não tem mais condições de continuar na rádio, após 17 anos de história. “Chegou um ponto que não tenho mais condições de ficar aqui“. Segundo o radialista, a decisão é resultado de suas observações sobre integrantes da rádio que “visam o ganho financeiro” dentro dela e desentendimentos subsequentes. 
Araci: Escola Maria Lídia é invadida por ladroes na noite de sábado. Por volta das 21h30, a escola Municipal Maria Lídia que fica localizada na praça do tanque da nação no centro da cidade foi arrombada por ladroes. Segundo informações via rede social, os ladroes arrombaram as grades da frente e do patio e foram até a secretaria.
Onde os mesmos subtrairiam vários objetos, foi notado a falta de 3 Notebooks, 1 câmera fotográfica, 1 alto falante de 10 de uma caixa amplificada além de outros objetos da escola. A policia foi informada e a qualquer momento mais informações sobre esse caso!

DEZEMBRO
Araci BA Município Desatualizado 31/01/2018 Irregular e Tucano BA Município Desatualizado 31/01/2018 Irregular.
3925 municípios podem ficar sem recursos federais em 2019 – O início de 2019 pode ser de mais dor de cabeça para os prefeitos de 3925 municípios do Brasil, que já reclamam da falta de dinheiro para honrar compromissos e estão partindo até mesmo para exonerações em massa de servidores, especialmente os comissionados. Esses 3925 municípios não atenderam ao prazo para manter o Cadastro da Dívida Pública (CDP) atualizado no Sistema de Análise da Dívida Pública, Operações de Crédito e Garantias da União, Estados e Municípios (Sadipem).
BA 408: Moradores de Araci e Santaluz se reúnem em Tapuio e criam comissão. No domingo, 09 de dezembro,  algumas lideranças comunitárias e política de Araci e Santaluz se reuniram, pela primeira vez, para tratar da reivindicação do projeto de pavimentação asfáltica da BA 408, que interliga Conceição do Coité, Araci, Santaluz e o Distrito de Itatiaia em São José do Jacuípe. A reunião foi muito produtiva. Foram discutidas as primeiras medidas a serem tomadas.




Servidores da saúde de Araci têm suas festas de final de ano frustradas por falta de pagamento do seu “décimo terceiro salário” e “terço de férias”. Tristes por verem seus planos e projetos de fim de ano irem por aguá a baixo, eles lamentam não terem a alegria de presentear seus filhos e familiares, de fazerem a viagem dos sonhos como haviam planejado. Acontece é que a prefeitura de Araci está com o terço de ferias atrasado de alguns servidores desde o mês de setembro deste ano. E como se não bastasse o décimo terceiro salário destes servidores também não foi efetuado.