ELEIÇÕES DA MESA DIRETORA DAS CÂMARAS DE VEREADORES DE ARACI, BARROCAS, QUEIMADAS, SANTA LUZ, SERRINHA E TUCANO.

As eleição da mesa diretora das câmaras de vereadores do território sisal, geralmente acontece no mês de Dezembro, más este ano ARACI e TUCANO se anteciparam e as cidades BARROCAS, QUEIMADAS, SANTA LUZ E SERRINHA. realizaram ou realizam esta semana a Sessão da eleição da presidência da Câmara de Vereadores.


ARACI - O vereador Jeferson Carneiro, conhecido “Jefinho” foi reeleito na mesma composição: Presidente - Jefinho, vice-presidente Guinha, primeiro secretário - Jera, segunda secretária – Edneide Pereira, onde a chapa única recebeu 13 votos a favor e 2 votos nulo de Leo de Eridan e Laerto.



TUCANO - Os cargos que compõem a Mesa Diretora que comandará os trabalhos da Câmara Municipal de Vereadores de Tucano, entre 2019 á 2020. Foi eleito um presidente, um vice-presidente e dois secretários. Duas chapas estavam inscritas no pleito, sendo uma encabeçada pelo atual presidente, Ronaldo Moto-Taxi, e outra por Neto de Herlon. A chapa 2, de Ronaldo, venceu por 11 votos a 4, formada pelos vereadores: Ronaldo Moura Dantas (Presidente); Rodrigo Cavalcante dos Reis (vice-Presidente); Luciene Anicácio de Jesus (1° Secretária) e Romilson do Carmo de Olineira (2° Secretário).



BARROCAS - A mesa diretora, ficará assim composta: Presidente: Evanicio Avelino de Queiroz, Vice-Presidente: José Weberton dos Santos, 1º Secretário: Antonio Carlos de Lima Ferreira, 2º Secretário: Miguel Carvalho de Queiroz.


SANTA LUZ - Peu é reeleito presidente da Câmara de Vereadores de Santaluz O presidente da Câmara de Vereadores de Santaluz, na região sisaleira da Bahia, Pedro dos Reis Almeida, o ‘Peu’, foi reeleito nesta quarta-feira (12), por 8 votos a 5, para mais dois anos à frente do legislativo. Candidato a vereador mais votado de Santaluz nas eleições de 2016, Peu está no terceiro mandato na Câmara Municipal.


QUEIMADAS - Notadamente descontente por ter sido deixado na ‘plateia’, Givaldo embarcou em uma chapa mista com a oposição em gesto de ‘revide’ à articulação do núcleo governista e jogou água no chopp do prefeito. Além de conseguir tirar Luiz Carneiro do ‘time de André Andrade’, ele ainda formou aliança com os oposicionistas Régis da Ambulância e Valda.  Visivelmente frustrado e com chances remotíssimas de vencer a eleição, Ariel retirou sua candidatura à presidência e ingressou, desta vez como candidato a 1º secretário, na chapa formada às pressas pelos vereadores Valmir Coxinha, Neto e Paulo do Riacho. Mas 6 vereadores – Luiz Carneiro, Givaldo de Bimba, Régis da Ambulância, Valda, Valmir Barreto e Lúcia de Pininho – votaram a favor da chapa híbrida, e 5 foram contra – Lázaro, Valmir Coxinha, Neto, Paulo do Riacho e Ariel.


SERRINHA - Depois de 15 dias de muita ansiedade, finalmente, nesta quinta-feira (13) acontecerá a Sessão da eleição da presidência da Câmara de Vereadores de Serrinha.


CHAPA ÚNICA SE REELEGE NA CAMARA DE VEREADORES DE ARACI.

Acabou agora, Hoje, 25.04.2018, a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores de Araci, onde só teve registro de uma chapa, com a manutenção dos mesmos vereadores eleitos em 02.01.2017, no primeiro biênio do mandato destes parlamentares (4 anos).
O vereador Jeferson Carneiro, conhecido “Jefinho” foi reeleito na mesma composição: Presidente - Jefinho, vice-presidente Guinha, primeiro secretário - Jera, segunda secretária – Edneide Pereira, onde a chapa única recebeu 13 votos a favor e 2 votos nulo de Leo de Eridan e Laerto.
Anteriormente a eleição de hoje, exatamente no dia 11 de Abril de 2018, houve apresentação do Projeto de Resolução apresentado pelo vereador Marcos Antônio Pimentel, Marquinhos (PRB), que Altera a redação do Regimento Interno em vigor da Câmara Municipal, antecipa as eleições da nova mesa diretiva para 25 de abril deste ano. O presidente Jefson Miranda Cardoso Carneiro, que se declarou favorável à matéria, procedeu ao rito regimental exigido e a colocou para leitura e apreço do soberano Plenário na sessão de 03 de abril. O projeto foi aprovado em plenário formado pelos 15 vereadores com 13 votos a favor e 02 contrários.

Tucano-BA tem primeira reeleição para Presidente da Câmara de Vereadores

Os cargos que compõem a Mesa Diretora que comandará os trabalhos da Câmara Municipal de Vereadores de Tucano, entre 2019 á 2020. Foi eleito um presidente, um vice-presidente e dois secretários. Duas chapas estavam inscritas no pleito, sendo uma encabeçada pelo atual presidente, Ronaldo Moto-Taxi, e outra por Neto de Herlon. A chapa 2, de Ronaldo, venceu por 11 votos a 4. Trata-se da primeira vez que houve reeleição na Câmara de Tucano. A chapa vencedora é formada pelos vereadores: Ronaldo Moura Dantas (Presidente); Rodrigo Cavalcante dos Reis (vice-Presidente); Luciene Anicácio de Jesus (1° Secretária) e Romilson do Carmo de Olineira (2° Secretário).


Barrocas: Com apoio do grupo político do prefeito José Jailson, vereador Rupiado é eleito Presidente da Câmara

Os irmãos Tita, Rupiado e Gil - Foto: Reprodução
Depois de muita articulação e negociações, o vereador Evanicio Avelino de Queiroz, 49 anos, filiado ao Partido Progressista (PP), foi eleito presidente da Câmara de Vereadores do Município de Barrocas, em sessão realizada na noite desta quarta-feira (12). 

O conhecido Rupiado é irmão do ex-vice prefeito Joilton Avelino, o Tita de Roque, derrotado pelo atual prefeito José Jailson na eleição de 2016. A família com tradição na política, sempre foram adversários políticos do grupo dos Ferreiras, mesmo antes do município voltar a ser cidade. Todos eram acusados, pelo opositores de terem comemorado a queda do município da condição de cidade e de ficarem contra a reemancipação. Eles sempre negaram.

Para surpresa da população, hoje Rupiado de Roquinho, até então integrante da oposição ao prefeito, foi eleito presidente, justamente com apoio dos vereadores da situação, que inclusive fazem parte da mesa diretora da Câmara a partir de janeiro de 2019.

A mesa diretora, ficará assim composta: Presidente: Evanicio Avelino de Queiroz, Vice-Presidente: José Weberton dos Santos, 1º Secretário: Antonio Carlos de Lima Ferreira, 2º Secretário: Miguel Carvalho de Queiroz.

Votaram em Evanício, os vereadores: José Weberton (Beto de Edilson), Miguel Carvalho (Guel), Antonio Carlos (Tonho da Loja), José Ivan (Ivan da Minação) e o próprio Evanicio (Rupiado). A outra chapa, encabeçado por Adelson Brito, recebeu votos dos vereadores, Maria Lucenir, Antonio Jerry e José Eclécio, além do próprio Adelson. Resultado da votação foi de 5X4 para Rupiado.

Nas redes sociais, eleitores lamentam a articulação com o grupo do prefeito, pois isso ocorre justamente após uma eleição na qual todo o grupo do ex-prefeito José Almir, terem seguido a escolha do Tita, para votarem no Deputado Federal José Nunes. Além disso ele contou com a maioria dos vereadores para o apoio ao Deputado Estadual Jânio Natal, enquanto Almir ficou com o apoio apenas de um edil.

"Foi a recompensa para os eleitores deles na eleição de Deputado. Agora que não vai ser prefeito nunca. Tita não se elege nem para vereador..." escreveu uma eleitora.

"Gente eu tô horrorizada com essa, eu não esperava essa de Tita não" lamentou outra eleitora.

Rupiado em Reunião que reafirmou o apoio a Adelson.
Dias atrás, Rupiado havia confirmado apoio a Adelson Brito então candidato da oposição a Presidência da Câmara (leia aqui e ouça fala do vereador), mas avisou que o irmão Joilton o Tita estava chateado, avisou que sempre segue sua orientação, pois é seu líder político. Tita não estava no encontro.

O presidente da Câmara de Vereadores de Santaluz, na região sisaleira da Bahia, Pedro dos Reis Almeida, o ‘Peu’, foi reeleito nesta quarta-feira (12), por 8 votos a 5, para mais dois anos à frente do legislativo. Candidato a vereador mais votado de Santaluz nas eleições de 2016, Peu está no terceiro mandato na Câmara Municipal.
Nos últimos dias, tudo parecia estar se desenhando para um embate difícil entre situação – encabeçada por Peu – e oposição, puxada pelo vereador Sérgio Suzart, que anunciava estar vindo ‘grande’ para a eleição. A chapa governista, no entanto, bateu facilmente a oposição, mantendo o desempenho das eleições anteriores para a mesa diretora da Câmara.
A votação, que é secreta, foi feita em cédulas de papel depositadas em uma urna, mas, segundo o Notícias de Santaluz apurou, além do próprio Peu, votaram na chapa vitoriosa os vereadores Miraldo Sena, Danda, Milson do Pereira, Louro do Rio Verde, Leo Reis, Van Van do Mucambinho e Branco – que após um curto período de ‘paquera’ com personagens oposicionistas como o vice-prefeito Marcinho, pareceu ter apagado desentendimentos com o grupo político liderado pela prefeita Quitéria e o ex-prefeito Júnior do Max. Além de Sérgio Suzart, Luizão, Natanael, Jeová e Paulão foram derrotados na disputa.

Em votação para escolha de novo presidente da Câmara de Queimadas, prefeito toma ‘drible eleitoral’ da própria base

Em sessão realizada na manhã desta quarta-feira (12), que elegeu o vereador Givaldo de Bimba para presidir a Câmara Municipal de Queimadas, na região sisaleira da Bahia, a partir de janeiro do ano que vem, o prefeito do município, André Andrade (PT) assistiu, mesmo de longe, à traição dos próprios aliados.
Tudo começou há uns dias, quando André usou as redes sociais para anunciar que havia ‘costurado’ a chapa governista para as eleições da Câmara, o que ao menos para o grupo político do prefeito representava uma vitória tranquila. Encabeçada pelo vereador Ariel da Martins, a chapa da situação contava ainda com Neto, Luiz Carneiro e o atual presidente da Casa, Paulo do Riacho, deixando de fora nomes como Givaldo de Bimba, que também é aliado de primeira hora do prefeito.
De repente, virou inferno o que era céu
Notadamente descontente por ter sido deixado na ‘plateia’, Givaldo embarcou em uma chapa mista com a oposição em gesto de ‘revide’ à articulação do núcleo governista e jogou água no chopp do prefeito. Além de conseguir tirar Luiz Carneiro do ‘time de André Andrade’, ele ainda formou aliança com os oposicionistas Régis da Ambulância e Valda.  
Visivelmente frustrado e com chances remotíssimas de vencer a eleição, Ariel retirou sua candidatura à presidência e ingressou, desta vez como candidato a 1º secretário, na chapa formada às pressas pelos vereadores Valmir Coxinha, Neto e Paulo do Riacho.
Mas 6 vereadores – Luiz Carneiro, Givaldo de Bimba, Régis da Ambulância, Valda, Valmir Barreto e Lúcia de Pininho – votaram a favor da chapa híbrida, e 5 foram contra – Lázaro, Valmir Coxinha, Neto, Paulo do Riacho e Ariel.
Após a votação, chegou a ser ventilado nos ares da Câmara que o prefeito André Andrade, além de ter fracassado na costura da ‘sua chapa’ e de ter tomado um ‘drible eleitoral’ da base, ainda estava decepcionado por ter sido abandonado pelos próprios aliados. Na tarde desta quarta-feira, a postagem publicada pelo prefeito nas redes sociais anunciando a chapa formada por ele havia sido removida.

Hoje é o dia "D" na Câmara de Vereadores de Serrinha

Depois de 15 dias de muita ansiedade, finalmente, nesta quinta-feira (13) acontecerá a Sessão da eleição da presidência da Câmara de Vereadores de Serrinha.

Após uma checagem com os vereadores que compõem o Grupo dos 9, ou "G9", todos estão imbuídos em um mesmo objetivo, que é eleger o Sargento Jean para presidente da casa do legislativo serrinhense para o próximo biênio 2019/2020.

O clima ficou e continua tenso, com a chapa opositora que tem a vereadora Mariana Cunha como candidata  concorrente de Jean tentando cooptar apenas uma peça do xadrez dos "Nove" para tentar garantir a sua eleição.

Porém, contrariando a muitos interesses, os "Nove" se proclamam independentes e afirmaram que não abrem mão do propósito por nada.

A definição será na noite desta quinta e a partir das 19h, a rádio Continental AM de Serrinha vai transmitir a Sessão ao vivo direto da Câmara.