Jornal Tribuna Sisaleira

Jornal Tribuna Sisaleira

O POVO RECLAMA "ASFALTO SONRISAL" DE ARACI

"Não adianta asfaltar as ruas da cidade sem canalização as águas da chuva e do esgoto", diz morador que vem alertando para o fato do eventualmente feita por populares, foi a responsável pelo de se asfalta as ruas da cidade sem saber ao menos se estas tem esgotos e escoamento a altura de suportar a obra. Ficou provado que não, já que a inexistência da rede de esgoto, fez as fezes votar as casa do moradores e ocasionou o acidente do Caminhão da coleta de lixo contratado pela Prefeitura Municipal de Araci que ficou preso no asfalto na Rua José Mota (Rua da UPA). O asfalto cedeu e a primeira vítima foi a própria prefeitura.
Assista ao vídeo registrado por um morador de Araci que passava pelo local:
A prefeitura disse que o buraco é uma manilha aberta, sendo resultado da chuva intensa dos últimos dias. Segundo o secretário Ginho, a manilha em questão foi feita para o esgotamentos sanitário público e não suportou a vazão da água. “A secretaria de infraestrutura do município já está com equipe de plantão para sanar todos esses problemas”, disse Ginho. O Secretário também faz alerta para as pessoas que forem construir suas residências: “Pedimos que não canalizarem a água da chuva na rede de esgoto, uma vez que acabam resultando em problemas como esses”, finalizou. 
Não se pode afirmar que a canalização da água da chuva, eventualmente feita por populares, foi a responsável pelo incidente, sem que se faça uma análise ou uma perícia técnica do local. Inclusive, se as fortes chuvas ocasionaram a abertura da manilha (conforme relatado pelo secretário Ginho), não se pode responsabilizar o cidadão sem antes reconhecer o subdimensionamento ou inexistência  da rede de esgoto. Em caso contrário, não haveria rompimento. Trata-se de lógica e não de suposições. Quanto à manilha aberta, 
Se a prefeitura não faz, o povo faz!
A água de chuva desce pelas calhas, telhados, escorre pelos quintais, e deve ser  canalizada para a sarjeta. Das sarjetas, ruas e bocas de lobo, a água da chuva vai para as galerias, que têm capacidade de absorver grandes volumes, que vão para os córregos. Temos isso?
Um caminhão da JMRV, empresa que faz coleta de lixo no município de Araci, ficou com uma das rodas presas em um buraco depois que o asfalto cedeu na Rua José Mota (Rua da UPA), no centro de Araci. O incidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (6). O caminhão fazia coleta de lixo da região, quando passou pelo trecho e a cratera se abriu sob a roda traseira do veículo. Em nota, a Prefeitura disse o buraco é uma manilha aberta, sendo resultado da chuva intensa dos últimos dias. Segundo o secretário Ginho, a manilha em questão foi feita para o esgotamentos sanitário público e não suportou a vazão da água. “A secretária de infraestrutura do município já está com equipe de plantão para sanar todos esses problema”, disse Ginho. O Secretário também faz alerta para as pessoas que forem construir suas residências: “Pedimos que não canalizarem a água da chuva na rede de esgoto, uma vez que acabam resultando em problemas como esses”, finalizou.
A Acusação, denuncia de que o município de Araci está realizando obras de pavimentação asfáltica em ruas da cidade sem observar que a rua esta sem esgoto sanitário, que e uma necessidade básica para os moradores viralizou na internet, assim como a presença do vereador Leo de Eridan que foi em loco ver a ora e ouvir os moradores onde foi comprovado até por conta de no andamento da obra, esgotos vizinhos estouraram, comprometendo a obra e dando veracidade as denuncias.
Morador em 20.11.2018..."Dias atrás fiz uma publicação criticando o trabalho mal feito da prefeitura ao asfaltar uma rua onde não tem rede de esgoto em alguns locais, pra completar de ontem pra hoje trechos da rua que tem rede de esgoto feito pelos moradores, amanheceram estourados deixando um mal cheiro horrível! A empresa já avisou aos moradores que o asfalto não será feito enquanto não arrumar o esgoto aberto!
Vereador em comentários em 20.11.2018..."
Eu venho cobrando na tribuna ao secretário essa situação. Estive aí pessoalmente e pude ver o quanto a população dessa rua vem sofrendo!".
Morador em 09.11.2018.."
Hoje conversei com o secretário Ginho sobre asfaltar uma rua sem rede de esgoto, para minha surpresa até ele ficou surpreso em saber desse fato! A previsão é que o asfalto seja aplicado segunda ou terça! E agora José? "
Segunda etapa da pavimentação asfáltica em Araci segue com obras a todo vapor
.....................................................................
O município de Araci conquistou mais uma vez, obras de pavimentação asfáltica. Até o ano de 2014, o município ainda não possuía ruas com este tipo de pavimentação, realidade que foi modificada após a conquista do asfalto para as Ruas 7 de Setembro e José Pinheiro desde as principais entradas da cidade, e Praça da Conceição, pela administração municipal, junto ao governo do estado.

A pavimentação asfáltica é um tipo de revestimento imprescindível ao desenvolvimento de uma cidade, visto que além de valorizar o espaço público, promove um ambiente mais limpo e harmonioso por permitir baixa aderência de resíduos, além de promover mais conforto, melhorar as condições de tráfego e aumentar a segurança de motoristas e pedestres.

Mais uma vez a Prefeitura Municipal investiu esforços para promover a pavimentação asfáltica em outras ruas de grande movimentação no município, objetivando melhorar a mobilidade e paisagem urbana e trazer mais qualidade de vida à população.

A pavimentação que foi conquistada junto ao governo do estado já teve a sua segunda fase iniciada e segue com obras a todo vapor, já transformando as Ruas José Roque, José Mota e Intendente José Tomaz, nos principais acessos da cidade.

Dias atrás fiz uma publicação criticando o trabalho mal feito da prefeitura ao asfaltar uma rua onde não tem rede de esgoto em alguns locais, pra completar de ontem pra hoje trechos da rua que tem rede de esgoto feito pelos moradores, amanheceram estourados deixando um mal cheiro horrível! A empresa já avisou aos moradores que o asfalto não será feito enquanto não arrumar o esgoto aberto!

Leo de Eridan Eu venho cobrando na tribuna ao secretário essa situação. Estive aí pessoalmente e pude ver o quanto a população dessa rua vem sofrendo!
Hoje conversei com o secretário Ginho sobre asfaltar uma rua sem rede de esgoto, para minha surpresa até ele ficou surpreso em saber desse fato! A previsão é que o asfalto seja aplicado segunda ou terça! E agora José? 🤔