Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Retirolândia – Povoado de Jitaí é reconhecido como comunidade Quilombola

Retirolândia – Povoado de Jitaí é reconhecido como comunidade Quilombola. No mesmo dia da publicação no DOU a população se reuniu para comentar a conquista

O povoado Alto do Jitaí mais conhecido como Jitaí, em Retirolândia, região do sisal na Bahia, foi reconhecido nesta sexta-feira (28), como comunidade Quilombola. A decisão foi comemorada pelos integrantes da Associação comunitária Alto do Jitaí durante uma reunião no final da tarde do mesmo dia em que foi publicada. “Era um sonho do povo ser reconhecido como quilombola”, disse Antonio César de Silva de Jesus, presidente da Associação.
A certidão emitida pela Fundação Cultural Palmares e publicada no diário oficial da União de 28 de dezembro através da portaria nº 385, de 26 de dezembro de 2018. A certificação garante às famílias receber a titulação do território e o amplo acesso às políticas públicas voltadas para as comunidades.
Durante a reunião foram tratados os direitos das comunidades quilombolas, benefício voltado para universitários remanescentes dos quilombos e a reabertura da Escola Municipal que foi fechada no inicio do pela Secretaria Municipal de Educação sob alegação de falta de alunos. O presidente disse em seu pronunciamento que, além de lutar pela reabertura, que seja também que incluso o quesito Quilombo na grade curricular.