DESTRUÍRAM O CAI CAI DE TUCANO

O município de Tucano que está localizado no nordeste do Estado da Bahia é um município agraciado pela geológicas e hidrológicas fontes inesgotáveis de águas puras e cristalinas de um áquiforo que permite naturalmente o desenvolvimento dos pontos turísticos, em especial Caldas do Jorro e Jorrinho com suas águas termais, Buraco do Vento, Boqueirão e o Cai Cai, que se encontra, hoje, 14.01.2019, DESTRUÍDO.
O que um dia foi atração turística visitada por turistas de toda a Bahia que vinham de cidades á Tucano para conhecer suas belezas naturais, iniciando sua passagem por este espaço de águas termais chamado popularmente por caia cai e em seguida seguiam turistando para caldas do jorro e jorrinho.
"Fonte inesgotável, um hino a natureza", já dizia o jornalista Demóstenes Martins, sobre a apológica estrutura do Cai Cai de Tucano, que está dentro do perímetro urano, repito, hoje destruído. Antes com suas águas cristalinas e inesgotável jorro de água potável que muito saciou a sede dos indígenas, tupinambás, assim como nos dias mais modernos antes de sua destruição, servia de lazer a população tucanense e aos que os visitaram.
Veja o vídeo da atual situação, hoje, do Cai Cai em tucano
Diz a lenda popular que aquele que beber água límpida e se banhar nas bicas do cai cai de tucano jamais deixará o município.
Tucano, Limita-se com os municípios: Quijingue, Biritinga, Ribeira do Amparo, Cipó, Araci, Ribeira do Pombal e Nova Soure. Segundo dados do IBGE (2010), o município é composto de uma população residente de 52.418 pessoas, sendo 21.958 pessoas residentes na zona urbana e 30.460 pessoas residentes na zona rural.
A história do município de Tucano teve seu início em meados do século XVIII, pois até o ano de 1727, Tucano era uma pequena aldeia de índios, na qual o catequista frei Apolônio ergueu a capela de Nossa Senhora Santana.
Então, a aldeia assumiu aspectos de povoado, resultando na criação do distrito, em 1754. Já no início do século XIX, foi elevado à categoria de vila. Com a promulgação da Lei nº 51 de 21 de março de 1837, criou-se o município de Tucano.
Tucano é um município brasileiro do estado da Bahia localizado na Mesorregião do Nordeste Baiano. O município sobrevive da agricultura (feijão e milho), pecuária (bovinos, ovinos e caprinos), turismo, sendo seu ponto principal a Estância Hidromineral de Caldas do Jorro.
Resultado de imagem para estancia hidromineral de caldas do jorro
A cidade possui ainda uma igreja municipal em sua pracinha que agrada pela sua simplicidade.
Tucano tem ainda a economia voltada para a manufatura artesanal, sendo o Povoado de Tracupá um pólo de artesões de artefatos de couro, nas confecções de carteiras, bolsas, ponchetes, cintos, roupas, bonés etc; cuja produção exporta-se para os estados de São Paulo, Paraná, Brasília, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Pará, Maranhão, Minas Gerais e Ceará. Pratica-se também o artesanato de palha, fibras, cipó, madeira, cerâmica etc.
Resultado de imagem para artesanato de tucano bahia