Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

TUDO SOBRE A LAVAGEM DO BOMFIM. ABRAÇO DE NETO E RUI VIRALIZA.

Hoje, quinta-feira (17), os festejos da Lavagem do Bonfim deste ano teve de tudo um pouco, desde o abraço polemizado do Governador da Bahia, Rui Costa e o Prefeito de Salvador ACM Neto, que se encontraram durante o cortejo e dialogaram após o governador se reuniu sore não ter data definida mas deve ter o transporte público entre os principais assuntos.
Com menos de 20 dias de gestão, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), Fabrício Castro colocou o bloco entidade nas ruas pedir ao Senhor do Bonfim as bênçãos para o próximo triênio. 
Um segurança do governo do estado foi flagrado agredindo um homem nesta quinta-feira (17) durante o início dos festejos da Lavagem do Bonfim. Nas imagens, ele aparece segurando a camisa de uma pessoa e depois desferindo dois golpes contra ela.
Os aprovados no último concurso para servidores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) fizeram um ato durante o cortejo da Lavagem do Bonfim, na manhã desta quinta-feira (17). Eles aguardam nomeação por parte do TJ. 
Um caminhão do Corpo de Bombeiros lançou água para refrescar um grupo de fiéis durante o cortejo da Lavagem do Bonfim nesta quinta-feira (17). De acordo com o Climatempo, a temperatura na capital baiana é de 30º por volta de 12h e deve permanecer nesse nível até às 16h.

ACM Neto diz que foi chamado para conversa com Rui Costa

ACM Neto diz que foi chamado para conversa com Rui Costa
Foto: André Carvalho / Ag Haack / Bahia Notícias
O prefeito ACM Neto disse nesta quinta-feira (17), durante os festejos da Lavagem do Bonfim, que foi chamado pelo governador Rui Costa para ter uma conversa nos próximos dias. A reunião ainda não tem data definida mas deve ter o transporte público entre os principais assuntos. 
"Ele perguntou se eu estava semana que vem em Salvador e que, se eu tivesse, ele iria ligar pra gente ter uma conversa. Não tenho nenhuma dificuldade", comentou ACM Neto. "Tem muita coisa na pauta que tem que ser tratada, mas acho que o problema maior hoje é o transporte", acrescentou. Questionado sobre o encontro, Rui evitou comentários. “Quero falar de politica hoje não”, disse. 
ARTICULAÇÃO POLÍTICA
Ao falar da aproximação de Rui com nomes ligados a ACM Neto, como Guilherme Bellintani e Geraldo Júnior, o prefeito de Salvador afimou que essa articulação o envaidece. Na avaliação dele, isso mostra que o partido do governador precisa buscar nomes de outro grupo político para a eleição de 2020.

"Eu dou risada. Primeiro porque tem muita espuma por aí. Segundo porque o governador está tendo que se aproximar de quadros que são meus, que foram formados dentro do nosso grupo político, pessoas qualificadas e que são meus amigos. Então não tem nada de errado nisso. Pelo contrário, só me envaidece o fato de que o PT precisa lembrar de nomes ligados a mim para tentar pensar em alguma coisa pro ano que vem", comentou.
Fabrício Castro pede bençãos do Senhor do Bonfim para OAB e defende Justiça do Trabalho
Foto: Fernando Duarte/ Bahia Notícias
Com menos de 20 dias de gestão, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), Fabrício Castro colocou o bloco entidade nas ruas pedir ao Senhor do Bonfim as bênçãos para o próximo triênio. Um dos pedidos que a Ordem faz durante o Cortejo da Lavagem do Bonfim é pela manutenção da Justiça do Trabalho. “Eu acredito que a Justiça do Trabalho vai continuar existindo, o governo e o Congresso, na medida em que forem estudando, vão verificar a importância social que a Justiça do Trabalho tem para a sociedade e para a advocacia”, afirmou o novo presidente da OAB-BA. 
Fabrício Castro ainda destaca que o “Brasil evoluiu muito nos últimos anos na segurança e saúde do trabalhador e isso a gente deve a Justiça do Trabalho”. Além de defender a Justiça do Trabalho, a OAB-BA pede a valorização da advocacia, o fim da violência contra as mulheres, a eficiência do Poder Judiciário, pois sem ela, a democracia pode ser prejudicada.
Segurança do governo agride homem durante Lavagem do Bonfim; agente teria sido roubado
Foto: Reprodução / Facebook
Um segurança do governo do estado foi flagrado agredindo um homem nesta quinta-feira (17) durante o início dos festejos da Lavagem do Bonfim. Nas imagens, ele aparece segurando a camisa de uma pessoa e depois desferindo dois golpes contra ela.
Em entrevista ao Bahia Notícias, o secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Nestor Duarte, explicou que o agente foi vítima de um roubo. "A alegação é que ele estava sendo assaltado, estavam roubando a carteira dele, parece até que levaram a carteira. E eu mandei que ele fosse registrar a queixa na polícia". Nestor disse que não defende os socos, mas que o servidor estava apenas reagindo ao crime. "Ele foi assaltado e reagiu. E, reagindo, pode ter tido algum excesso". Atualizado às 10h27.
Assista abaixo o vídeo com a agressão:
Aprovados em concurso do TJ-BA pedem nomeação durante Lavagem do Bonfim
Foto: Divulgação
Os aprovados no último concurso para servidores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) fizeram um ato durante o cortejo da Lavagem do Bonfim, na manhã desta quinta-feira (17). Eles aguardam nomeação por parte do TJ. O resultado final do concurso foi homologado em junho de 2015. A ação visa chamar a atenção dos dirigentes do tribunal, que neste ano completa 410 anos, sendo o mais antigo da América Latina.
Os aprovados afirmam que o TJ tem o maior déficit de servidores e por isso é preciso fazer a convocação dos que estão no cadastro reserva, composto por quase duas mil pessoas. De acordo com Jakson Rodrigues, um dos aprovados, a reivindicação é legítima, visto que existe um déficit de mais de 25 mil vagas para servidores no TJ, um número superior de cargos comissionados do que estipula a legislação, servidores sobrecarregados e comarcas fechando ou funcionando de forma precária por falta de pessoal – o que impacta negativamente no acesso à Justiça, por parte da população.

Bombeiros lançam água para refrescar fiéis na Lavagem do Bonfim

Um caminhão do Corpo de Bombeiros lançou água para refrescar um grupo de fiéis durante o cortejo da Lavagem do Bonfim nesta quinta-feira (17). De acordo com o Climatempo, a temperatura na capital baiana é de 30º por volta de 12h e deve permanecer nesse nível até às 16h.