Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Ainda internado, Alex da Piatã deverá passar por cirurgia

Ainda internado, Alex da Piatã deverá passar por cirurgia. O deputado estadual Alex da Piatã (PSD), que deu entrada na noite de quarta-feira, dia 30, na emergência do Hospital Aliança, em Salvador, após sentir dores abdominais, permanece na mesma unidade onde depois de vários exames, os médicos diagnosticaram a existência de cálculos biliares e inflamação na vesícula que vão ser tratados com um exame de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica – CPRE para desobstruir as vias biliares marcado para fazer nesta segunda-feira, 04, pela amanhã e um médico cirurgião deverá avaliar para realização de uma possível cirurgia de retirada da vesícula.

Val ao lado de Alex antes da bariátrica | Foto: Raimundo Mascarenhas
Segundo a esposa do parlamentar Genivalda Pinto, mais conhecida por Val, atual vice-prefeita de Conceição do Coité, município localizado no território do sisal, o parlamentar sentiu fortes dores abdominais na madrugada de terça-feira (29) e durante o dia de quarta-feira o desconforto continuou assim como também a noite, então decidiram procurar a emergência do Hospital Aliança e lá os exames mostraram fortes oscilações das enzimas hepáticas o que provocou o internamento. Na sexta-feira, 1º, os médicos liberaram o deputado Alex da Piatã para solenidade de posse na Assembléia Legislativa, onde voltou a sentir fortes dores abdominais, retornando ao HA.
Na rede social (Facebook), Alex postou uma mensagem dizendo que não costuma compartilhar coisas pessoais, principalmente em relação à sua saúde, pois, sempre preferiu lidar com isso de forma reservada, porém sua mensagem visava evitar informações distorcidas.
Ano passado Alex foi submetido a uma cirurgia de redução de estômago (bariátrica) e entre as consequências está o surgimento de pedras na vesícula conforme ele explica na nota abaixo
VEJA A MENSAGEM NA INTEGRA
Amigos (as) eu não costumo compartilhar coisas pessoais, principalmente em relação à minha saúde. Eu sempre preferi lidar com isso de forma reservada. Mas eu queria dividir isso com vocês antes que alguém distorça ou faça parecer pior do que é e para justificar nossa ausência durante esses dias.
Agora, antes de qualquer coisa, tenham certeza que eu estou bem. Realizei no ano passado uma cirurgia bariátrica utilizada como alternativa efetiva para quem busca, através do emagrecimento, saúde e qualidade de vida. Os procedimentos hoje em dia são bastante seguros, mas uma parcela dos operados, aproximadamente 40%, desenvolve após seis meses da cirurgia, segundo estudos da Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica, uma alteração chamada colelitíase, conhecida também como ‘pedras na vesícula’, ocasionada pela rápida perda de peso ou também por dietas com baixa caloria.
Assim, nesta semana em que vibro a nossa posse para o segundo mandato de Deputado Estadual, também me vejo afastado provisoriamente para cuidar deste problema, onde farei um procedimento chamado CPRE (Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica) para desobstruir vias biliares e uma cirurgia de retirada da vesícula.
Fiquem tranquilos que com fé em Deus estarei de volta nos próximos dias para continuar minha luta em prol do meu Estado e de todos os baianos. Grande abraço!
Alex da Piatã, Deputado Estadual