Com seis rotas para transporte de produtos, Feira de Santana teve maior crescimento industrial da Bahia nos últimos anos

Com seis rotas para transporte de produtos, Feira de Santana teve maior crescimento industrial da Bahia nos últimos anos. Feira de Santana é a cidade da Bahia com o maior crescimento industrial no estado nos últimos dez anos. A expansão é explicada pela localização do município. Cortada por seis rodovias, sendo três federais (BR-324, BR-101, BR-116) e três estaduais (BA-052, BA-502 e BA-503), o município é um dos maiores e mais importantes entroncamentos rodoviários e centros logísticos do Brasil.
Neste sábado (25), a TV Bahia exibiu a terceira reportagem do projeto "Avança", que trata sobre o desenvolvimento econômico do estado, e mostra segmentos que são destaque, setores com alta produtividade, exemplos de negócios e utilização de tecnologia. Passam em Feira de Santana os produtos que saem do oeste agrícola, da fruticultura do norte e das indústrias do sul e do sudeste. Com isso, a maioria dos produtos que entra em Salvador, por terra, precisa passar na cidade, que é conhecida como "Princesinha do Sertão". O setor de serviços, que responde por dois terços da economia do estado, chega a 74% em toda a região de Feira de Santana.
Um pátio de triagem, instalado em um trecho da BR-324 que fica na cidade, é um exemplo da importância da localização da cidade e do impacto da logística do transporte na economia da região.
Os caminhões com soja, que vêm do oeste baiano, param na cidade para esperar a autorização de descarga no Terminal Portuário Cotegipe, na Baía de Aratu, já na região metropolitana. O fluxo no local chega a 400 caminhões por dia.
"A safra sendo boa, a gente tem um bom movimento aqui, que vai de 7 a 8 meses", conta Wellington de Souza, gerente do pátio.
Consumidores de pelos menos 80 municípios vizinhos de Feira de Santana fazem compras na cidade, que também é sede de grandes empresas, como uma atacadista de alimentos que tem mais de 500 colaboradores.
A empresa tem três unidades de onde saem mercadorias que abastecem quase toda a Bahia. O dono, o empresário Roque Santos, conta que a ideia de criar o negócio surgiu com o pai dele, há 35 anos.