Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Mortes misteriosa de galinhas intriga criadores no povoado de Quatro Estrada em Candeal

Mortes misteriosa de galinhas intriga criadores no povoado de Quatro Estrada em Candeal. A morte misteriosa de dezenas de galinhas vem preocupando moradores do povoado de Quatro Estrada na zona rural do Município de Candeal, a 11 km de Ichu. Os casos vem acontecendo em duas localidades, uma de propriedade do senhor de pronome Dedé e outra na propriedade de um senhor de prenome Didil.

Segundo informações repassada a reportagem, o fato vem acontecendo há uma semana, onde cerca de 60 aves já morreram. "Do nada assim, as galinha tá numa boa, agente da comida pela manhã e a tarde umas caem com o pescoço paralisado e no outro dia amanhecem mortas, já outras caem no chão e morrem subitamente" relatou um criador.
Pesquisando sobre o caso encontramos no site Perito Animal uma possível explicação para as mortes. A hipótese é de uma doença muito comum chamada "Cólera aviária"que é uma doença muito contagiosa que ataca diversas espécies de aves. Uma bactéria chamada "Pasteurella multocida" é a causadora da morte súbita dessas aves aparentemente saudáveis e é a principal característica desta grave doença, segundo o site.

Vale lembrar que isso não é uma afirmação deste portal referente a este caso específico já que o mais correto é os criadores procurarem ajuda veterinária.