Polícia Militar da Bahia ganha primeira mulher com a patente de tenente-coronel

Polícia Militar da Bahia ganha primeira mulher com a patente de tenente-coronel. A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) ganhou a primeira mulher com a patente de tenente-coronel, a integrante da primeira turma de mulheres oficiais da corporação, Fernanda Dantas, de 54 anos.

A tenente é médica especialista em pediatria, bacharela em Direito e mestranda em Administração Pública. Hoje se divide entre as funções realizadas no Departamento de Saúde da PM, na Vila Militar do Bonfim, onde é lotada, e no Setor Médico do Centro de Operações e Inteligência-2 de Julho, no Centro Administrativo da Bahia.

“Nem me dei conta sobre quanto isso é representativo, até o dia da solenidade de ascensão. Quando olhei ao meu redor e vi que era só eu de mulher, a ficha caiu”, disse a maior autoridade feminina da corporação.

Ana Fernanda lembra da época que ingressou na PM-BA e da ausência de referências femininas. “Junto comigo entraram outras mulheres, mas a gente não tinha referência feminina lá dentro. Éramos só nós, iniciando a trajetória da mulher na PM”, disse. A tenente-coronel ainda atribui o número reduzido de mulheres a auto cobrança. “Antes de qualquer pessoa, eu mesmo era quem mais cobrava de mim. Sempre trabalhei com amor e com muito zelo, para que sempre oferecesse o melhor de mim à instituição”, afirmou.