QUANDO O PROBLEMA É O PREFEITO: O CALVÁRIO DAS GUARDAS MUNICIPAIS

Rotineiramente nos vemos às voltas com problemas envolvendo os prefeitos e a Guarda Municipal. 
Não é de se estranhar, caso um pai, viva dizendo que seu filho é um inútil, que não serve para fazer as coisas certas ou ainda, que não irá dar "nenhum tostão" para que ele consiga se estruturar e ter condições melhores de tocar sua vida? 
Mais ainda, já pensou esse mesmo pai pegar o dinheiro que era para seu filho e dar para o filho do vizinho enquanto o seu padece diariamente?
São assim muitos prefeitos, os quais tratam as Guardas Municipais como um "sub serviço" de péssima categoria ou um estorvo a ser suportado por sua gestão. Pérfidos gestores, se podemos chamá-los disso.
O grande problema a ser superado é que embora criadas por Lei Municipal, as Guardas Municipais são regidas também por um Estatuto federal (Lei 13.022/14) o qual impõe ao Chefe do Executivo local, algumas "obrigações de fazer" os quais eles tentam de alguma maneira (legal ou ilegal), postergarem na maior "cara de pau", fazendo-se de desentendido ou encomendando "pareceres lunáticos" de alguns procuradores jurídicos que não honram o juramento que fizeram de promoverem a justiça.
Como guarda municipal que sou, não posso me calar, pois me calando, mais vítima me torno, pois a "casa grande" sempre tratará a Guarda Municipal como sua "senzala". Tratei em artigo anterior sobre o sistema de escravidão em nosso meio, leia https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=737017164450779252#editor/target=post;postID=724400698569860492;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=20;src=postname   
Enfim, somo uma instituição com muitas carências e que tudo o que temos ou conquistamos, foram sempre baseados em muitas lutas e pedido de favores. Até quando vamos comer as migalhas do farto banquete que a administração municipal banca para "outros órgãos" ? 
Não está na hora de nos emanciparmos e sentarmos à mesa como iguais? Entra prefeito e sai prefeito, cada um sem a mínima proposta de segurança para a cidade e passam-se os anos e os problemas são os mesmos. Não sabem o que é a sua GM, não conversam com seus policiais e nem sequer os capacita para exercerem seu ofício.
A grande verdade é que grande parte dos prefeitos sabem o que devem fazer e como empregar as GMs nas ações das cidades, mas preferem vender ilusões e lançar uma cortina de fumaça sobre sua real responsabilidade com a segurança cidadã.
Atentemos para algo muito importante e que muito de nós se esquecem:SOMO PESSOA HUMANA SUJEITO DE DIREITOS, PENSAMOS, SABEMOS O QUE QUEREMOS E O QUE NÃO QUEREMOS TAMBÉM. O que nos falta? Se por uma lado somos carentes de liderança, apoio, recursos materiais, assessoria jurídica e tantas outras coisas, nos resta usar o que temos de melhor, que é a nossa INTELIGÊNCIA e CAPACIDADE DE RELACIONAMENTO com a comunidade.
Guarda municipal também vota e nossos irmãos devem aprender a compor com as estruturas de poder, visando obter a necessária visibilidade. Mas para isso devemos deixar de sermos os "inocentes úteis" nas mãos de pseudo líderes que nos fazem de bonecos para sua projeção pessoal.  Estamos de "saco cheio" já!!!!
Entre conferencias, conselhos, federações, sindicatos, marchas e outras coisas mais, o que de fato ganhamos? Cada dia os prefeitos nos desrespeitam, sucateiam nossas bases e nos deixam desmoralizados perante a opinião pública, dizendo que "não somos isso ou aquilo" e que "não temos poder para nada" ou outras falas qualquer que conhecemos muito bem.
Estamos rumo ao Calvário e nosso carrasco são aqueles que deviam nos representar ou nos administrar. Que pecado cometemos? Só existimos para servir e proteger e dar o nosso melhor à população de nossas cidades; é tão difícil um prefeito enxergar isso?
Que possamos cada dia mais consolidar a nossa luta, sabermos identificar os aventureiros e os políticos "meia boca" e reunir forças para terminarmos a nossa jornada rumo à consolidação da Polícia Municipal no Brasil.   



GCM Júnior

Policial Municipal na Cidade Limeira - SP
Coordenador do Movimento de Valorização dos
Profissionais de Segurança Pública do Estado de São Paulo
MVPSPESP