Rivais na disputa pela Prefeitura em 2016, parecem que estarão unidos em 2020

Rivais na disputa pela Prefeitura em 2016, parecem que estarão unidos em 2020. Tido como um dos principais rivais do Grupo Barrocas Livre que surgiu no ano 2000 quando o município teve a primeira eleição, cuja chapa foi formada por Edilson Lima e Joseval Mota, o ex- vereador e ex-vice prefeito Joilton Avelino (PP), popularmente conhecido por Tita de Roque, parece que está deixando a rivalidade de lado, pois, tem sido visto constantemente ao lado do prefeito José Jailson (MDB).

Tita foi eleito vice-prefeito em 2012 na chapa encabeçada por Almir Queiroz, derrotaram o líder maior do Grupo Barrocas Livre, Edilson Lima (DEM) obtendo 5.908 votos (61,15%) contra 3.753 (38,85%) 2.115 votos de frente. Detalhe: Tita havia sido derrotado em 2008 pelo próprio Almir, apoiado pelo Grupo Barrocas Livre e que tinha Joanizio como vice.
Almir e Tita diplomados em 2012 na reeleição
Tita passou a ser o candidato de Almir para a disputa em 2016 e o Grupo Barrocas Livre preparava o ex-secretário de Finanças José Jailson Lima, irmão do ex-prefeito Edilson. A disputa aconteceu e Tita acabou derrotado com apenas 448 votos de diferença (5.769 votos contra 5.321), permitindo assim o retorno do grupo Barrocas Livre na condução dos destinos do Município.
Até o ano passado, inconformado com a derrota e contando com o apoio fiel do vice-prefeito João Leão, Tita  passou a fazer um trabalho paralelo (de prefeito), ou seja, mostrando suas conquistas em redes sociais, mostrava-se otimista numa possível cassação do Diploma do prefeito, mas este ano para surpresa de muitos, principalmente da população barroquense começou a surgir boatos que Tita estava se aproximando do Governo Jai, inclusive foi visto na inauguração de uma quadra numa comunidade rural no dia 30 de março, aniversário da cidade.
Em 2016 Leão disse que chegou a vez do “Bonitão” Tita mostrar sua capacidade de gestão | Foto: Raimundo Mascarenhas
Na ocasião ele não se expôs tanto, mas a aparição ao lado do prefeito no gabinete do vice-governador João Leão na ultima segunda-feira,03, segundo a fotografia publicada no Jornal A Nossa Voz que trouxe ainda o segundo relato:
Até pouco tempo negada, a união entre o Prefeito José Jailson e seu ex-adversário histórico, Joilton Avelino, o Tita, aos poucos fica evidente. Pelo menos é o que revelam as recentes aparições dos dois, a última deles num encontro com o vice-governador do Estado, João Leão, na segunda-feira (03).
O encontro ganhou destaque na página do vice-governador que escreveu: “Ainda na agenda desta segunda-feira (03), recebi o Presidente da ALBA, Deputado Estadual Nelson Leal, o Deputado Federal Cacá Leão e o Prefeito de Barrocas, Jai, acompanhado do vereador Evanicio (Rupiado) e do ex vice- prefeito Tita. Na oportunidade, tratamos das demandas prioritárias do município” escreveu.
Enquanto isso, a população barroquense aguarda para saber os frutos desta união nunca cogitada mas que se tornou realidade, espera-se que como eles mesmo dizem, ‘seja pelo bem de Barrocas’, e as demandas prioritárias, nas palavras do vice-governador, sejam atendidas e apareçam aos olhos da população.
Informações apuradas pelo Calila Noticias dão conta que esta união não foi bem aceita pelos seguidores dos dois grupos políticos. Pela parte de Tita aqueles eleitores que jamais votaram ou votarão em candidatos do Grupo Barrocas Livre, não deve acompanhá-lo no seu novo palanque. A situação não é diferente por parte dos seguidores do Grupo Barrocas Livre, que jamais gostaria de ter o Tita, tido como o principal critico dos governos Edilson e Jai até recentemente.
Antes de Tita aparecer ao lado de Jai comentava-se numa formação da chapa Almir e Tita novamente, mas diante disto a tendencia é que Tita esteja no palanque contrário, por outro lado, comenta-se também que familiares do ex-prefeito não gostaria que ele se envolvesse novamente na disputa.
O ex-vereador Gerinaldo (PT) que se candidatou a deputado na eleição passada conquistando cerca de um mil votos já declarou que será candidato a vereador, mas se Almir realmente não disputar, ele será o candidato a prefeito pela oposição.