DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO IEEF DE CALDAS DO JORRO

O 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) é uma data especial para reflexão por parte das comunidades escolares. Nesta data, aconteceu no Instituto de Educação Emília Ferreiro, em Caldas do Jorro, uma manhã educativa e divertida. O evento se iniciou com vídeos de empoderamento de crianças negras com músicas como “Menina pretinha” da cantora mirim Mc Sofia, que diz, entre outras frases empoderadoras: “menina pretinha, você não é bonitinha, você é uma rainha”. 
Além disso, a comemoração teve como convidados especiais a Associação de Capoeira “Guerreiros do Axé” e o Grupo de Contação de Histórias “Colcha Literária”, contando as historinhas "Meninos de todas as cores", "A descoberta de Leila", "Macaco Danado" e “O cabelo de Lelê”, livros com temática de promoção da diversidade e afirmação de crianças negras.  
O evento teve ainda confecção de mural de fotos com dizeres combativos ao preconceito, turbantes e pinturas africanas, teatro de fantoches com a história “Menina Bonita do Laço de Fita” e apresentação de samba de roda e maculelê feita pelas crianças do 3º ano do Ensino Fundamental. 
O lanche, também contextualizado com o tema, foi cuscuz e mugunzá, pratos da culinária africana. O encerramento ficou por conta da professora Uanda Santana, cantando a música “Pérola Negra”. O evento esteve contido no projeto bimestral da escola, intitulado como “Diversidade – a beleza da diferença”, que busca promover o entendimento de empatia e respeito frente às diferenças, além de estimular o autoconhecimento, resgatando a autoestima dos alunos.