Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Jovem cria biblioteca para proteger crianças das drogas e da prostituição

Um lugar onde crianças e adolescentes podem sonhar com um futuro longe das drogas, do alcoolismo e da prostituição.

O jovem Suetônio Júnior, 20 anos, criou uma biblioteca comunitária para as crianças e adolescentes da zona rural de Buíque, em Pernambuco, ficarem bem longe das drogas, do alcoolismo e da prostituição e permanecerem na escola.
Tudo começou quatro anos atrás. Suetônio era adolescente e não tinha emprego fixo. Ele começou a acompanhar cerca de 10 crianças frequentadoras do antigo bar que existia na casa dele. Suetônio teve a ideia de criar a biblioteca na própria casa para tirar essas crianças do alcoolismo.
“É uma área onde existe alcoolismo, prostituição e evasão escolar. Fui pedindo livros usados a várias pessoas e recolhia os que encontrava no lixo. Só que o espaço foi ficando pequeno, não cabia mais livros. Como as crianças estavam amando, começaram a aparecer várias outras”, conta Suetônio em conversa com o Razões para Acreditar.
Ele nunca recebeu apoio financeiro de ninguém. Suetônio recolhia, e ainda recolhe, materiais recicláveis na sua comunidade para vendê-los e usar o dinheiro para comprar lanches e brinquedos para as crianças. “Minha mãe me ajuda com a compra dos lanches e na limpeza do espaço”, afirma.