Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Metade da população de Araci vive na extrema pobreza ganhando 85,00 reais.

Segundo dados oficiais de 2018 da Secretaria Especial de Desenvolvimentos Social e CNM (Confederação Nacional dos Municípios), Araci possui 51,95% de pessoas vivendo em extrema pobreza, um número assustador e preocupante que precisa ser dado uma atenção especial.
Pessoas em extrema pobreza, de acordo com parâmetro nacional, são aquelas com renda mensal menor que R$ 85,00.
Além desse dado, a série histórica dos anos de 2016, 2017 e 2018 mostram que não houve sequer diminuição desses índices, veja abaixo:

A miséria atinge principalmente estados do Norte e Nordeste do Brasil, em especial a população preta e parda, sem instrução ou com formação fundamental incompleta. Mesmo os filhos dessas famílias que queiram superar a condição de estudos dos pais acabam paralisados pela limitação econômica familiar. A falta de renda acaba empurrando os estudantes desse estrato para a evasão escolar. Entre ir à escola ou trabalhar para evitar que a família passe fome, a segunda opção é a mais óbvia. Segundo o IBGE, 11,8% dos jovens mais pobres abandonaram a escola sem concluir o ensino médio no ano passado. Trata-se de um índice oito vezes maior que o dos jovens ricos.

A pobreza não resulta de uma única causa mas de um conjunto de fatores:

Fatores político-legais: corrupção, inexistência ou mau funcionamento de um sistema democrático.
Fatores econômicos: sistema fiscal inadequado, representando um peso excessivo sobre a economia ou sendo socialmente injusto; a própria pobreza, que prejudica o investimento e o desenvolvimento, economia dependente de um único produto.
Fatores socioculturais: reduzida instrução, exclusão social.
Problemas de Saúde: adição a drogas ou alcoolismo, doenças mentais, deficiências físicas.