MULTIDÃO PARTICIPA DA FESTA DE REIS DE NENCA E ZE PINHO EM ARACI

UMA MULTIDÃO, acompanhou a festa de Reis promovida por Edvaldo Pinho e Nenca, nesta segunda feira dia 06 de Janeiro de 2020, com a presença do Reisado, dos Bois de janeiro e da população que realizaram concentração e saíram as ruas em um ARRASTÃO CULTURAL, como é a tradição até a chegada da residências da família Pinho.

Ontem foi festa de aniversário de Edvaldo Pinho que também iniciou sua grande influência como empresário na manutenção e preservação desta tradição desde o ano de 70, assim como o aniversário de Casamento de Zé Pinho e Nenca.

Nesta festa do folclore e da cultura popular a imagem do Reisado com as figuras do Boi de janeiro, da mulinha e do Jaraguá, foram o destaque para uma multidão de crianças, adolescentes, jovens, adultos e terceira idade, que acompanharam as brincadeiras e apresentações destas figuram, sem falar na grande atração musical que é o tradicional reis cantado em forma de poesia, no portão da casa de Nenca, pelos cinco grupos que estiveram cantando e dançando.

No livro Circuito Cultural do Boi de Janeiro, do escritor, Luiz santana, há registro desta epifania, desde 1965, onde dezenas de pessoas confeccionavam estes bois, com sua mulinha, o vaqueiro, a fateira e o andante e saiam as ruas de araci, para festejar o santo dia de reis. 

Araci é a unica cidade no mundo que realiza esta festa com este formato.

Vejas os vídeos e as fotografias da festa.








Veja as Matérias anteriores relacionadas..


NENCA E ZÉ PINHO FORAM ENTREVISTADOS POR ACILON DE OLIVEIRA HOJE NA CULTURA FM, FALANDO SOBRE FESTA DE REIS.

O programa do ancora Acilon de Oliveira, na Cultura FM de Araci, entrevistou hoje, segunda feira, dia 6 de janeiro de 2020, Nenca e Edvaldo Pinho, que trouxeram o convite para a comunidade da Festa de Reis de Araci.

Desde 1970, Edvaldo Pinho iniciou sua grande influência como empresário na manutenção e preservação desta tradição. Zé Pinho e Nenca se casaram no dia 06 de Janeiro de 1982, com a presença firme do Reisado, do Boi de janeiro e da população que recebeu festa na praça da conceição e posteriormente, o casal, Batiza seus quatro filhos na data do dia 6 em plena festa de reis. Edvaldo Pinho Também comemora seu aniversário nesta data.

Veja o vídeo da Entrevista.

Veja abaixo demais matérias sobre o assunto.

SUCESSO DE AUDIÊNCIA O PROGRAMA DE ANIVERSÁRIO DO JORNAL TRIBUNA SISALEIRA COM ENTREVISTA DE EDVALDO E NENCA.

O programa Jornal Tribuna Sisaleira na Tucano FM, especial de Aniversário, foi um grande sucesso, já que faz um ano que o programa estreou. O ancora do programa, Luiz Santana, entrevistou mais uma vez, Nenca e Edvaldo, que também estavam presentes na estreia, no primeiro programa no dia 5.1.2019.

O programa foi uma aula de conhecimento, pois ficamos sabendo da historia da festa de Festa de Reis de Araci, onde, desde 1970, Edvaldo Pinho iniciou sua grande influência como empresário na manutenção e preservação desta tradição. Zé Pinho e Nenca se casaram no dia 06 de Janeiro de 1982, com a presença firme do Reisado, do Boi de janeiro e da população que recebeu festa na praça da conceição e posteriormente, o casal, Batiza seus quatro filhos na data do dia 6 em plena festa de reis. Edvaldo Pinho Também comemora seu aniversário nesta data.

A ex Prefeita de Araci, Maria Edneide Torres Silva Pinho e Edvaldo da Silva Pinho (Zé Pinho ex prefeito de Araci), convidaram a população de Araci e região para a grande festa de Reis que acontecerá Segunda, dia 6, na Residencia do Casal a partir das 19hs. Nenca aproveitou a grande audiência do programa e da emissora para anunciar a decisão de seu grupo politico que lança a pré candidatura de Edvaldo, para Prefeito, no próximo pleito de 2020.


Veja abaixo os vídeos da entrevista.



Veja abaixo matérias do TS relacionada ao assunto.

Nenca e Edvaldo serão entrevistados no programa Jornal Tribuna Sisaleira, sábado, dia 4.

Mais uma vez a ex Prefeita de Araci, Maria Edneide Torres Silva Pinho e seu esposo Edvaldo da Silva Pinho (Zé Pinho ex prefeito de Araci), vão estar juntos na manhã de sábado dia 4 de Janeiro de 2020, participando desta vez do programa Jornal Tribuna Sisaleira na Tucano FM, onde nesta data o programa comemora seu primeiro ano após a estreia. Os entrevistados pelo ancora, Luiz Santana, falarão da historia da Festa de Reis de Araci, Festa do boi de Janeiro e dos 76 anos de Idade e 50 anos de influencia de Edvaldo com a Festa, dos 35 Anos de Casamento de Nenca e Edvaldo que aconteceu no dia 6, em plena festa de reis e data comemorativa dos batizados das filhas do casal.

A festa popular de Araci, que Edvaldo desde a época de comerciante e prefeito de Araci, incentivou, participou e apoiou sua realização irá acontecer mais uma vez e Nenca falará com propriedade, de uma cultura popular do reisado, onde participou há décadas em  Araci.

O programa de rádio servirá para esclarecer mais a cerca desta comemoração popular e a nossa Festa de Reis, data ímpar para Araci, onde este ano, 2020, não será diferente dos demais anos onde o casal abrirá mais uma vez a casa para acolher a toda a gente querida de Araci. Infelizmente alguns mestres do reisado já não estão mais entre nós, porém homenagearemos a todos (em memoria) pois na tradicional festa de Reis a historia é preservada e a tradição mantida. "Recordo no dia do meu casamento (06/01/82), onde o Reisado do Boi de janeiro nos recepcionou na porta da Igreja com o Reisado dos Santos Reis!" Disse Nenca.