ARACI TEM FEIRA LIVRE LIBERADA A PARTIR DE HOJE

Após uma vistoria feita por uma comissão formada pela liderança do poder executivo municipal e representantes da Vigilância Sanitária e do Setor de Tributos da Prefeitura de Araci, além de um representante dos feirantes do município, foi aprovado o retorno do funcionamento da feira popular, que passará a acontecer de terça a domingo, das 07h às 13h, na área coberta que fica ao lado do Mercado Municipal da cidade. Essa feira vai acontecer apenas com comerciantes do município.
Este funcionamento está condicionado ao atendimento das normas determinadas pela vigilância sanitária do município, sobre o cuidado com o manuseio dos alimentos, evitando que os mesmos possam estragar e trazer prejuízo para os comerciantes. Além disso, também devem ser atendidas as regras de distanciamento entre as pessoas que utilizarem o local, para evitar a possível contaminação pelo Covid-19 (coronavírus). Para o controle de acesso, apenas duas vias foram liberadas (entrada e saída) com a permanência máxima de até 20 pessoas dentro do espaço.
O acesso ao local será restrito e controlado por um fiscal. “Entendemos que existe a necessidade de alguns feirantes que precisam vender seus produtos, e que a população também possa ter acesso aos alimentos como era feito antes, mas temos ainda que manter as normas de segurança sanitária para evitar o contágio”, alerta o líder do executivo municipal.
Essa determinação cumpre ao que está descrito no Decreto NE n. 1339, de 20 de março de 2020 que, em seu artigo 5º, informa que “as medidas previstas no decreto, bem como seus prazos, poderão ser reavaliadas a qualquer momento, condicionado à evolução do estado de emergência internacional decorrente da contaminação pelo Coronavírus”. Este Decreto determinava a suspensão das atividades de Feira Livre em toda a área do município, mas permitiu a reavaliação da necessidade de funcionamento, de forma controlada.
De acordo com a comissão, os outros tipos de comércio que estavam descritos no Decreto ainda devem permanecer fechados.

Governador sugere que cidades sem Covid-19 mantenham feiras livres e comércio

Governador sugere que cidades sem Covid-19 mantenham feiras livres e comércio
O governador Rui Costa sugeriu a prefeitos de cidades baianas sem casos confirmados de novo coronavírus que mantenham o comércio na ativa. O pedido também se estende à manutenção das feiras livres. Para Rui, as medidas de restrição devem ser gradativas, evitando medidas mais restritivas nesse primeiro momento de enfrentamento da pandemia.
“Nos municípios que não tenham casos confirmados não vejo sentido em fechar feiras livres. O que a gente precisa é tomar cuidado. É aumentar os espaços entre feirantes, ou espalhar a feira por vários espaços na cidade.
Porque o agricultor precisa vender . A mesma coisa vale para o comércio”, sugeriu. Segundo o gestor, a medida vale para cidades já com casos ou que tenham municípios vizinhos com confirmação para a Covid-19. Rui deu o exemplo de São Félix e Cachoeira. “Mas a decisão eu respeito. Aí vai depender de cada prefeito e da população”, afirmou.

ARACI, TUCANO, POMBAL, QUEIMADAS E CAPIM GROSSO, DECRETAM SUSPENÇÃO DAS FEIRAS LIVRE;

A Feira Livre de Araci, foi suspensa, em decorrência dos novos casos de contaminação pelo Covid-19 (coronavírus) que surgiram em nosso Estado, e visando reduzir o fluxo de pessoas circulando pelas áreas de comércio do município, foi publicado hoje (20) o Decreto Municipal NE N. 1339, que determina a suspensão das atividades da Feira Livre pelo período de 30 dias, e recomenda a suspensão das atividades de comércio por tempo indeterminado, a partir da data da sua publicação. 
Já o decreto de suspensão da feira livre de Ribeira do Pombal, por causa do coronavírus, onde o Prefeito de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia, suspende a realização da feira-livre que seria realizada nos dias 19 e 20 de Março de 2020.  A medida é parte dos esforços de prevenção a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e segue recomendações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e da Secretária Municipal de Saúde.
A Prefeitura de Queimadas, baixa Decreto sobre a Feira Livre e publicou nesta sexta-feira (20), o Decreto n°624/2020, instituindo algumas medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus (COVID-19), entre elas a suspensão da presença de ambulantes de fora (outras cidades), na Feira Livre que acontece aos sábados.
Prefeitura de Tucano, também decretou a suspensão da  Feira Livre que seria realizada hoje dia 20, sexta feira, onde por conta do feriado municipal de Aniversário de Emancipação Política do Municipio, a feira seria antecipada, más fou suspensa por.
Por causa do coronavírus, Prefeitura de Capim Grosso suspende feira-livre. A Prefeitura de Capim Grosso, no norte da Bahia, informou nesta terça-feira (17) suspendeu o funcionamento da feira-livre que aconteceria na próxima segunda-feira, dia 23 de março.
Conforme a prefeitura, a medida é parte dos esforços de prevenção a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e segue recomendações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e da Secretária Municipal de Saúde.