Jornal Tribuna Sisaleira

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CORTES DE ÁGUA E LUZ ESTÃO SUSPENSAS POR SUAS FORNECEDORAS

Embasa suspende corte de abastecimento por falta de pagamento para clientes inscritos na tarifa social. O prazo de validade desta medida durará até segunda decisão.

A Embasa informa que, desde a constatação de contágio comunitário pelo novo coronavírus na Bahia (20/03), o corte do serviço de abastecimento de água por falta de pagamento foi integralmente suspenso para os clientes inscritos na tarifa social. O prazo de validade desta medida durará até segunda decisão.
A empresa está mobilizada para garantir a continuidade dos serviços de água e esgoto em sua área de atuação e dar apoio ao governo nas medidas de contingência para combater a disseminação do vírus. 

Coelba amplia serviços digitais e suspende corte de energia de clientes residenciais por 90 dias

Em alinhamento com as determinações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o enfrentamento da pandemia do coronavírus (Covid-19), a Coelba ampliou a disponibilidade de canais digitais e suspendeu o corte de energia para os mais de seis milhões de clientes em toda sua área de concessão. A medida atende à determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e abrange todo o estado da Bahia. A atividade de corte será suspensa por 90 dias, conforme Resolução Normativa do órgão regulador, deliberada pela Diretoria da Aneel, nesta terça-feira (24)
Apesar da suspensão excepcional do corte, a Aneel solicitou que os clientes que tiverem condições de pagar as contas honrem seus compromissos e, assim, evitem a incidência de encargos. A recomendação da agência reguladora reforça a importância do setor elétrico para a economia e para a arrecadação de recursos para a União e os Estados, que utilizam a verba para implementar políticas públicas e, neste momento, para combater ao coronavírus. A fatura de energia muitas vezes funciona como meio de arrecadação para hospitais e instituições beneficentes, que dependem desse recurso para continuar promovendo atendimentos.

Por prestar um serviço essencial à população, a distribuidora manterá equipes de prontidão trabalhando initerruptamente para assegurar o regular fornecimento de energia aos clientes. Nesse sentido, todo o esforço da Coelba, bem como das demais distribuidoras da Neoenergia, será com a finalidade de permitir o funcionamento, sobretudo, de hospitais, unidades de saúde, instituições públicas e privadas, além de contribuir com o conforto e o bem-estar de milhares de famílias.
Em função da emergência de saúde pública, a Aneel definiu que as distribuidoras não devem realizar serviços presenciais. Sendo assim, o envio de faturas de energia deverá ser efetuado por meios eletrônicos, como e-mails ou disponibilização de códigos de barras por aplicativos. A empresa orienta seus clientes que cadastrem ou atualizem seus endereços eletrônicos e solicitem a modalidade de fatura por e-mail, em substituição à entrega presencial das contas impressas.
Como medida preventiva e alinhada com as orientações do Ministério da Saúde e da Aneel para combater o avanço do coronavírus, a Coelba já havia determinado o fechamento das lojas de atendimento e instituiu medidas de isolamento social. Para suprir a demanda dos clientes, a empresa viabilizou diversas opções de canais digitais para solicitar serviços comerciais e emergenciais, disponíveis 24 horas por dia, com a mesma qualidade e rapidez.
A distribuidora também foi autorizada pela Aneel a realizar leituras de consumo por média aritmética, para evitar a exposição de leituristas e clientes ao vírus. Outra opção defendida pelo regulador é a realização da leitura e envio para a empresa pelo próprio consumidor, prática já adotada por alguns.
Todas essas medidas têm a finalidade de contribuir com o isolamento social e inibir a proliferação do coronavírus.

Embasa estuda suspender cobrança de contas de água para famílias de baixa renda

Após a Coelba ter suspendido contas de energia elétrica para as pessoas de baixa renda, a Embasa deve tomar a mesma atitude a partir dos próximos dias. A medida, que está em fase de estudo, acontece em meio à pandemia do novo coronavírus.
A medida será válida para famílias de baixa renda que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Na última terça-feira (24), A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu por suspender as contas por 90 dias com o objetivo de combater os impactos da doença na economia.

ENERGIA EM ATRASO NÃO PODE TER MAIS CORTE POR 90 DIAS.


A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (24), uma série de medidas, entre elas a suspensão de cortes no fornecimento de energia elétrica em caso de falta de pagamento em razão da pandemia do novo coronavírus. A medida vale para distribuidoras de eletricidade de todo o país.