AGORA É EUCLIDES, ARACI, SERRINHA E COITÉ COM CASOS CONFIRMADOS DE COVID-19.

Euclides da Cunha, município localizado a 324 km de Salvador, confirmou o primeiro caso de contaminação do novo coronavírus (Covid-19) na tarde desta quarta-feira (08).
Araci a primeira morte por coronavírus na região foi registrado na cidade de Araci. 
Em Serrinha, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou o segundo caso em menos de 24 horas. 
Já a Secretaria de Saúde de Conceição do Coité, confirmou a infecção de 3 pessoas que residem na cidade. 
Euclides da Cunha, município localizado a 324 km de Salvador, confirmou o primeiro caso de contaminação do novo coronavírus (Covid-19) na tarde desta quarta-feira (08).
De acordo com informações prelimiares, o paciente seria um homem que teve contato com pessoas que vieram de São Paulo e está em isolamento domiciliar. Ainda não se sabe o estado de saúde dele.
último boletim emitido no final da tarde de hoje pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), informa que no estado são 515 casos com 19 mortes. Outras 128 pessoas estão curadas

ARACI (1 ÓBITO) COITÉ (3 CASOS) E SERRINHA (2 CASOS) DE COVID-19.

Território do Sisal registra 6 novos casos de coronavírus, entre eles 1 óbito. Somente nesta quarta-feira (8), três municípios da região sisaleira da Bahia confirmaram novos casos de Covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus, sendo que um dos pacientes evoluiu para óbito.
Em Serrinha, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou o segundo caso em menos de 24 horas. 

Já a Secretaria de Saúde de Conceição do Coité, confirmou a infecção de 3 pessoas que residem na cidade. 
A primeira morte por coronavírus na região foi registrado na cidade de Araci. 
Em Serrinha, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou o segundo caso em menos de 24 horas. A paciente é uma mulher de 28 anos, profissional da área da saúde, que se encontra em isolamento domiciliar e sendo acompanhada pela vigilância epidemiológica municipal. Ela manteve contato com um paciente que estava com suspeita de Covid-19.

Já a Secretaria de Saúde de Conceição do Coité, confirmou a infecção de 3 pessoas que residem na cidade. Vale lembrar que o município já havia notificado o caso de uma idosa residente em Camaçari, que testou negativo após passar por Coité em visita a familiares. Segundo a prefeitura, os dois casos confirmados nesta terça-feira [um jovem de 28 anos e uma mulher de 58 anos] tiveram contato com a idosa.
A primeira morte por coronavírus na região foi registrado na cidade de Araci. De acordo com informações o óbito ocorreu na última segunda-feira (8) e, até a manhã desta quarta-feira, o caso era investigado como suspeito.
O óbito não consta no último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado, divulgado no início da tarde desta quarta-feira.
Até as 12 horas desta quarta, a Bahia havia registrado 497 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. Até o momento, 3.404 casos foram descartados, 128 pessoas estão recuperadas e houve 15 óbitos confirmados pela Sesab, sendo 11 Salvador, um em Lauro de Freitas, um em Itapetinga, um em Utinga e outro em Adustina.
A  Secretaria de Saúde lançou o novo boletim epidemiológico na manhã desta quarta-feira, dia 08, confirmando três casos confirmados, considerado o primeiro o da mulher de 61 anos, residente em Camaçari e estava no município visitando familiares no período dos sintomas, foi monitorada, notificada e coletada amostra em Coité, mas registrada pela SESAB com moradora em Camaçari. As outras duas pessoas residem em Conceição do Coité e estão sendo monitoradas.
A secretaria de saúde informou também que estão sendo aguardos resultados da coleta em mais dois casos suspeitos. Oito casos foram descartados. No boletim a Prefeitura informa que existem 12 casos em monitoramento, ou seja, ficam em isolamento para observação da evolução ou não dos sintomas.
A secretária de Saúde de Araci, município localizado no território do sisal, Ofélia Marques, confirmou ao CN a morte de homem de 76 anos residente na cidade por COVID-19. Segundo ela, na noite de sábado (04)  o paciente deu entrada no Hospital Nossa Senhora da Conceição, naquela cidade, reclamando de falta de ar, sendo medicado e liberado.
Na segunda-feira, dia 06, ás 05h da manhã voltou àquela unidade hospitalar em estado mais grave, vindo falecer após dar entrada. Segundo informações da secretária, com autorização da família, a equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde coletou o material, mesmo depois do óbito, para averiguação e que foi enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia – Lacen que testou positivo na manhã desta quarta-feira, 08.
O CN questionou como ocorreu o sepultamento e a secretária disse que diante da suspeita naquele momento, foi recomendado que acontecesse o mais rápido possível e a família atendeu. Ela também relatou que todas as pessoas que tiveram contatos com o paciente, estão sendo monitorados.
O prefeito Silva Neto (PDT), esteve numa Rádio Comunitária da cidade para também passar a informação ao tempo que pediu que as pessoas não entrem em pânico e se mantenham em casa.