Jovem de comunidade rural de Queimadas é destaque no jornal da manhã da Rede Bahia

Jovem de comunidade rural de Queimadas é destaque no jornal da manhã da Rede Bahia. Fabrício Yhasis de 26 anos morador da comunidade de Cancelas, município baiano de Queimadas, é Agente Comunitário Rural (ACR) do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Semiárida da Bahia, o Pró-Semiárido.
O Projeto é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com financiamento do Fundo Internacional Agrícola (FIDA). A ação do Governo do Estado atende cerca de 60 mil famílias de 32 municípios do Semiárido baiano.
Neste período de isolamento social por conta da pandemia, várias iniciativas estão sendo realizadas para contribuir com a agricultura familiar. Uma destas é a iniciativa de Fabrício que começou a desenvolver diversas atividades para poder informar e ajuda agricultores e agricultoras das comunidades atendidas pelo Projeto em Queimadas.
Primeiro, o jovem começou com a rede de informação sobre o novo coronavirús com mensagens via WhatsApp. Espaço que ele utiliza para orientar os beneficiários nos cuidados e prevenção em casa e na lavoura, além de compartilhar informações sobre auxílio emergencial e isenções das contas de água e luz.
Outra ação do jovem que merece destaque é a campanha de arrecadação de alimentos roupas e material de higiene com os grupos de jovens das comunidades para serem doados básicas a famílias carentes que vivem na região.
Com o aumento crescente da pandemia de covid-19 e a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o uso de máscaras, Fabrício buscou no território pessoas que poderiam fazer e comercializar o equipamento de proteção individual a baixo custo. Rapidamente a ideia se espalhou e uma rede de artesãs foi montada. Neste sentido, as máscaras estão sendo vendidas e ajudando na renda de costureiras das comunidades.
Este conjunto de ações realizadas pelo jovem Fabrício e outras iniciativas feitas por agricultoras e agricultores familiares de outros municipios ganharam destaque e com o apoio do Pró-Semiárido entsram na pauta de veículos de comunicação de referência no Estado, à exemplo do Jornal da Manhã, programa jornalístico da Rede Bahia afiliada de Rede Globo.
Confira a íntegra da matéria que foi ao ar no ultimo dia 21 no link abaixo https://globoplay.globo.com/v/8497853/