600 CASOS DE COVID-19 DIAGNOSTICADO EM ARACI

Araci amarga a tristes marca de 600 casos diagnosticasods do coronavirus nesta terça feira, más o que realmente assusta é saber que as ações da administração pública, prefeitura, não detectam a realidade, que certamente outras centenas já tiveram e já se curaram ou não sem ser testados e diagnosticados.
Na terça-feira (28), a informação que mais 22 pessoas estão curadas do Covid-19 em Araci: 7 do Centro, 2 do Coqueiro, 11 do Tapuio e 2 do Tiracolo. Agora temos 430 pessoas curadas. Essa é uma notícia que aumenta as nossas esperanças de que essa onda de coronavírus está diminuindo em nosso município, mas, ainda assim, não nos faz diminuir os cuidados contra a doença: vamos manter a rotina de evitar aglomerações desnecessárias, e sempre usar as máscaras de proteção ao sair de casa.
E com 8 testes rápidos, e 37 resultados de RT-PCR que recebemos, foram identificados 2 casos de pessoas contaminadas pelo coronavírus, ambos do Centro. Agora são 600 notificações de casos positivos, com 160 casos ativos. Esses números mostram que os casos ativos ainda precisam de nossa atenção, principalmente para evitar que outras pessoas possam contrair a doença. Continuamos pedindo e contando com o apoio de toda a população para lutarmos juntos nessa guerra.
De acordo com a coordenação da Vigilância Epidemiológica, ainda temos 105 pessoas em monitoramento por nossas equipes de saúde.

505 CASOS DE COVID-19 EM ARACI, APÓS AÇÕES FRUSTRADAS DA PREFEITURA.


Araci totalizou 505 notificações positivas do Coronavirus neste domingo dia 19 de julho de 2020, após medidas frustradas de Fechar Comércio, Proibir Feiras, Barreiras Sanitárias e Lockdowm.
O crescimento dos casos de Covid-19 em Araci, se dá diante de graves denuncias de que  prefeito Silva Neto e sua vice Keinha, acusados de Causar aglomerações na sede e comunidade rural, após intervenção do TCM, da mídia e da população de Araci que denunciaram o prefeito e vice, por negligencia na falta de transparência e irregularidades na aquisição de produtos e serviços no combate ao coronavirus no município. O Prefeito testou positivo para covid-19 após ser acusado pela imprensa local e moradores da sede e comunidades rurais de provocar aglomerações com visitas, reuniões e até inaugurações.
Neste domingo (19), a Prefeitura de Araci confirmou 26 novos casos confirmados de Coronavírus: 1 do Barbosa, 4 da Bombinha, 1 do Campo do Elói, 1 da Cascalheira, 6 do Centro, 3 do Coqueiro, 1 do Morumbi, 1 do Município, 2 da Pedra Alta, 2 do São João e 4 do Tiracolo. Araci já totaliza 505 notificações positivas, 09 mortes, com 301 curados. 195 casos ainda estão ativos.
A Prefeitura de Araci, através de seu Comitê Gestor da crise ocasionada pela pandemia, informou que não há monitoramento nas barreiras temporárias neste sábado (18) e domingo (19) porque há casos de colaboradores da segurança municipal que apresentaram sintomas para contaminação pelo Covid-19. 
A Guarda Municipal está com seu efetivo quase todos afastado. No entanto, todos garantem que as ações de segurança mantém-se com o efetivo disponível, bem como com as ações das polícias civil e militar.
Veja demais matérias do TS sobre o asssunto.

SILVA NETO, PREFEITO DE ARACI É DENUNCIADO POR NÃO CUMPRIR EXIGÊNCIAS LEGAIS COM RECURSOS DA SAÚDE/COVID-19.

TCM, a mídia e a população de Araci denunciam o prefeito Silva Neto, por negligencia na falta de transparência e irregularidades na aquisição de produtos e serviços no combate ao coronavirus no município. O Prefeito testou positivo para covid-19 após sr acusado pela imprensa local e moradores da sede e comunidades rurais de provocar aglomerações com visitas, reuniões e até inaugurações.
Araci é um dos municípios baianos que não cumprem as exigências legais para dar transparência aos gastos que estão sendo realizados para o combate da pandemia da Covid-19. Isto significa que o gestor de Araci não está permitindo aos cidadãos o controle e a fiscalização sobre os recursos públicos que estão sendo empregados nas ações de controle da disseminação da doença.  Silva Neto não têm cumprido plenamente o dever de informar sobre os gastos realizados contra a pandemia, de acordo com levantamento realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, após análise das informações apresentadas nos sites oficiais das prefeituras.
A mídia local e baiana tem denunciado frequentemente a Prefeitura Municipal de Araci após a mesma publicar no Diário Oficial a compras de produtos e equipamentos para o combate ao COVID-19 acima do preço praticado no mercado. Com exclusividade o site (O Impugnante e Burburinho news) apurou os fatos onde foram constatados diversas irregularidades.
Os itens apurados foram, cama hospitalar, máscaras e aferidor de temperatura corporal todos em aquisições emergenciais. Ou seja, não precisou ir muito a fundo para constatar o que mostraremos a seguir os superfaturamentos, quando é a emissão de uma fatura cujo preço está acima do valor de mercado.
Os números das dispensas são: 125/2020, 139/2020 e 124/2020.
No caso das máscaras (conhecida fora do Brasil como máscara N95) para se proteger do coronavírus (COVID-19), o valor é 127% maior que o praticado no mercado, um verdadeiro desperdício do dinheiro público.
Os termômetros foram ainda pior, superaram os 174% acima do valor de mercado se considerado o que foi considerado na planilha abaixo. Os sites denunciantes também verificou que há valores mais baixos para o mesmo item, chegando ao valor de R$ 100,19 CADA, o que daria para comprar 37 termômetros, ao invés de apenas 08 e o valor percentual acima do preço de mercado subiria ainda mais, neste caso para 359%. 
Abaixo detalhamos quanto a Prefeitura de Araci vai pagar/pagou pelos itens e quanto poderia ter economizado:

Obs.: O valores que buscamos no mercado são produtos IDÊNTICOS aos comprados pela Prefeitura Municipal de Araci, portanto, os valores de preços de outros produtos de outras marcas e que FAZEM O MESMO PAPEL dos comprados, os preços são ainda mais baixos:

A denunciante informa que, em outras publicações da Prefeitura Municipal de Araci no Diário Oficial do Município, também há casos do mesmo tipo, valores acima do preço de mercado e que muito em breve serão publicados aqui com exclusividade.
Camas hospitalares

Termômetro Digital

Máscaras

Veja abaixo preços e orçamentos levantados:




Termômetro Digital com valor menor do que orçamos na matéria.



Todos os fatos aqui colocados serão encaminhados ao MPF (Ministério Público Federal) e para a PF (Polícia Federal) para que não somente sejam apurados esses casos aqui informados, como todo o processo de compra de todos os equipamentos e suprimentos para o combate ao COVID-19.

SILVA NETO, PREFEITO DE ARACI TESTA POSITIVO AO COVIDA-19 APÓS CAUSAR AGLOMERAÇÃO

O Prefeito de Araci, Silva Neto (PDT), anunciou nessa terça-feira (07), que ele testou positivo para Coronavírus. Segundo ele, o teste foi feito na UPA de Araci e o resultado veio do Lacen. O gestor divulgou o laudo em suas redes sociais. “Desde então, por tratar-se de um “caso suspeito”, com orientação médica, iniciei protocolo de tratamento para a COVID-19, o qual foi realizado durante cinco dias e já está concluído. No momento, encontro-me em isolamento domiciliar e assintomático”, disse ele.
O Prefeito de Araci, Silva Neto e a vice Keinha em parceria de alguns vereadores tem descumprido os decretos assinados pelo próprio gestor em favor do isolamento social que é uma forma de combate ao covid-19. A Comitiva do prefeito e da vice tem realizado ultimamente reuniões, inaugurações e visitas as comunidades rurais e a residencias de aracienses que inclusive tem casos confirmados de covid-19.
Casos em Araci
O município te, 294 casos confirmados, sendo 05 mortes, 163 ativos e 126 curados. Araci é o município do Território do Sisal com o maior número de casos ativos de Covid-19. O município terá Lockdown e está implementando ações de controle de entrada e saída da sua sede.

PREFEITO, VICE E VEREADORES DE ARACI DESCUMPRE ISOLAMENTO SOCIAL, DECRETOS DO GESTOR E PROMOVE AGLOMERAÇÕES.

O Prefeito de Araci, Silva Neto e a vice Keinha em parceria de alguns vereadores tem descumprido os decretos assinados pelo próprio gestor em favor do isolamento social que é uma forma de combate ao covid-19. A Comitiva do prefeito e da vice tem realizado ultimamente reuniões, inaugurações e visitas as comunidades rurais e a residencias de aracienses que inclusive tem casos confirmados de covid-19.
Após 247 casos de Coronavirus confirmados em Araci, em especial 1 surge na comunidade de resina após a visita do prefeito, da vice e do vereador.
Olha o que diz a população a respeito.

"A turma do bem (Silva Neto, Kenhia e Vereador Guinha de Pascoal) Em plena Pandemia, pedindo VOTO, tentando iludir o POVO. Cadê o respeito pelo POVO?" 

"Depois do Prefeito a vice é o vereador guinha de pascoal ir na comunidade de resina depois de três dia aparece um caso de corvid19".
"200 casos de Coronavirus e o Prefeito de Araci tá de rolê na Resina. Falta um pouco mais de responsabilidade. Que feio!"
Na última quinta-feira, estive juntamente com Keinha, Valter Cardoso, a Secretária de Saúde Ana Ofélia e os vereadores Jefinho, Guri e Jera, em reunião com representantes do Distrito de PEDRA ALTA para discutirmos com a comunidade algumas MEDIDAS que precisavam ser tomadas no intuito de FREAR a DISSEMINAÇÃO do CORONAVÍRUS no distrito e região, visto a grande quantidade de casos que tem surgido.
Silva Neto, Kenhia e Vereadores realizaram ultimamente assembléia e reuniões em Pedra Alta, CEMOB e na comunidade de Resina. 

"Em plena Pandemia ele decreta que temos que ficar em casa, faz lei de lockdown, proíbe o nosso direitode ir e vir e ele mesmos não cumpre. Eles deveriam dar exemplo e cumprir a lei que eles mesmos criam. Cobra do povo e não fazem sua parte."


Comentários