Menino de 6 anos troca presente de aniversário por alimentos para moradores de rua: ‘Sonho dele é ajudar’, diz mãe

 

Menino de 6 anos troca presente de aniversário por alimentos para moradores de rua: ‘Sonho dele é ajudar’, diz mãeUma criança de apenas seis anos, moradora de Várzea Paulista (SP), decidiu comemorar o aniversário de um jeito diferente e bastante solidário: trocando o dinheiro que seria gasto com o seu presente por alimento a ser distribuído para moradores em situação de rua.

Os pais de Jonathan luma Lorgeant são haitianos e vieram para o Brasil em 2014, ano em que a mãe, Franceline Iuma, engravidou o menino. Ele fez aniversário no dia 4 de março e já estava certo de que ganharia um tablet, mas pediu aos seus pais, que, no lugar do produto, o dinheiro fosse gasto com a compra de ingredientes para a montagem de kits de cachorro-quente para serem entregues a moradores de rua.

Segundo Franceline, a ideia surgiu quando ela passou com o filho pela Praça de Jundiaí, onde ele viu os moradores de rua e perguntou o motivo de estarem dormindo no asfalto.

Quando recebeu a explicação de que era ali que eles moravam, Jonathan perguntou se podia levá-los para sua casa. “Ele disse: temos que ajudar os pobres”, conta a mãe.

Mãe de Jonathan disse que o filho sempre colocou a empatia em primeiro lugar — Foto: Franceline Iuma/Arquivo pessoal | Foto: Franceline Iuma/Arquivo pessoal

Observando o jeito empático da criança, a família decidiu apoiá-la na iniciativa. Os pais compraram todos os ingredientes dos lanches e começaram os preparativos dos kits. Para darem conta da alta quantidade, Franceline e seu marido, Michel lorgeant também contaram com a ajuda da tia de Jonathan.

A entrega aconteceu durante o fim de semana, no dia 6 de março. Apesar do tempo chuvoso, o aniversariante não aguentou de ansiedade e, usando uma camiseta personalizada, pediu para ir distribuir os alimentos e refrigerantes com a mãe logo que acordou.

A ação começou na Avenida Pacaembu, em Várzea Paulista, e seguiu até uma praça central de Jundiaí (SP). Aproximadamente 200 kits foram entregues.

Sonho de ajudar

Franceline explica que o filho sempre tentou auxiliar as pessoas de alguma forma. Quando via algum deficiente pela rua, perguntava para a mãe como poderia ajudá-lo. Ela também conta que, sempre que Jonathan vai até uma padaria perto de sua casa, quer comprar um lanche para algum morador de rua.

“Ele me faz comprar alguma coisa para o morador, senão ele não vai se sentir bem. Ele pergunta se está tudo bem, se ele gostou. Aí, quando chega em casa, fala: pai, hoje ajudei uma pessoa! Tô muito feliz”, diz a mãe.

Aproximadamente 200 kits foram entregues durante a ação — Foto: Franceline Iuma/Arquivo pessoal | Foto: Franceline Iuma/Arquivo pessoal

Segundo a mãe, o menino sempre colocou a empatia em primeiro lugar: “Ele sempre quer ajudar. O sonho dele é ajudar”.

Ao G1, Jonathan conta que não pretende parar com as ações de caridade e já planeja o que vai fazer no seu próximo aniversário.

“Vou distribuir mil pizzas de calabresa para os moradores de rua, até ficar de noite!”, comenta.

Comentários