URGENTE: Barragem Serra Branca de Araci corre sério risco de rompimento! Alertamos desde os 5 anos atras!

O Tribuna Sisaleira vem noticiando a mais de cinco anos e negligencia do município, prefeitura municipal de Araci, com a situação de risco da Barragem de Maracujá e Serra Branca, ambas no município de Araci. Falamos sempre que com as chuvas os riscos de rompimento poderia acontecer e trazer prejuízos material e humano. Acontece que a defesa Civil do Estado juntamente com a CERB identificou o risco eminente á Barragem Serra Branca no Município de Araci-Ba.
A notícia foi dada Pela Prefeita Maria Betivania Lima Silva e o corpo técnico da Prefeitura Municipal. "Há uma erosão no talude e infiltração na jazante do espelho d’água".
O Secretário Municipal João Paulo Santos explicou as medidas interventivas, das quais haverá interdição das vias e monitoramento diário, contando ainda com diminuição do nível de Água. Este caso foi discutido há alguns anos no município na Gestão do Ex-prefeito Silva Neto, desde de 2016 que esse problema na manutenção das barragens é recorrente, e precede ausência de manutenção preventiva.
De fato, não há o que se discutir os “culpados” porém, a situação é crítica e merece toda atenção. Neste momento a população é quem sofre com isso, todavia o Secretário João Paulo suscitou um plano de ação para abrir desvio em acesso alternativo para garantir o trânsito, a importação de Engenheiro especialista nestes casos na avaliação de crise. Ressaltar que aparentemente a Gestão Municipal tem tomado neste momento todas as providências cabíveis para garantir a segurança da população.

veja matérias anteriores...

Chuvas desmente prefeito de Araci e volta a ameaçar a barragem da Serra Branca.

Foto: Luiz Oliveira - Tribuna Araciense
O Tribuna Araciense, noticiou no dia 06 de Janeiro, o primeiro episódio da novela da Barragem da Serra Branca neste novo ano de 2016, já que as chuvas daqueles dias ameaçara romper com a importante barragem.
Com a forte chuva que caíram na última segunda-feira (4), a barragem da Serra Branca localizado a cerca de 12km de Araci, sangrou e com a forte correnteza destruiu a estrada, deixando contenção a ponto de se romper por completo.

A Barragem da Serra Branca, um dos maiores reservatórios do município de Araci corre o risco de se romper devido as fortes chuvas que caíram na última segunda-feira (4). A reportagem do site A Voz do Campo esteve in loco nesta quinta-feira (7) e acompanhou a vistoria realizada pela equipe da Prefeitura e da Defesa Civil do Governo do Estado. Durante a visita ambos definiram as possíveis medidas para tentar sanar o rompimento que acontece pela terceira vez, a última ocorreu no ano de 2008. O trabalho para montar a estrutura devida e sanar o problema foi iniciado na manhã desta sexta-feira (8) pela Prefeitura.


        
Na manhã desta segunda-feira (11), o prefeito de Araci Silva Neto (PDT), anunciou através do seu facebook que a barragem de Serra Branca, na zona rural da cidade, está “salva”. Recentemente, com as fortes chuvas que atingiram a região, a barragem estava sob risco de rompimento total (relembre aqui). A reportagem visitou o local e constatou as medidas tomadas pela Defesa Civil do Estado e pela Prefeitura para tentar sanar o problema de risco (veja aqui). Segundo Silva Neto, além da ajuda da Defesa Civil, a empresa mineradora Yamana GOLD também deu seu apoio junto com praticamente todas as secretarias do município. Ainda segundo o gestor, foram usadas mais de 100 caçambas de material de contenção colocadas rente ao muro da barragem. Cerca de 10 caçambas, 2 pás carregadeiras, 1 retroescavadeira e 1 patrol estavam executando o serviço. “A barragem de Serra Branca continua firme e forte, e graças a Deus, está cheia! Parabéns e muito obrigado a todos que ainda trabalham, oraram e ajudaram de alguma forma para salvar esse patrimônio do município de Araci”, escreveu o prefeito.
SALVAMOS A BARRAGEM DE SERRA BRANCA!
A Barragem da comunidade de Serra Branca esteve prestes a romper totalmente, devido às fortes chuvas que atingiram a região. Além das chuvas, outras barragens e córregos próximos transbordaram, fazendo com que o nível de água da Serra Branca subisse muito rápido, provocando um "forte sangramento", o qual destruiu a estrutura de barramento.
Desde então, direcionamos todos os esforços de praticamente todas as secretarias do GOVERNO CIDADE DE TODOS para resolver este grande desafio. 
A BARRAGEM DE SERRA BRANCA continua firme e forte, e graças a Deus, está cheia!
Parabéns e muito obrigado a todos que ainda trabalham, oraram e ajudaram de alguma forma para salvar esse patrimônio do município de Araci.
Deus abençoe a todos!
 
                Más hoje, 19 de janeiro de 2016, parece que a natureza fala mais alto do que qualquer perspectiva do governante e desmente a fala do prefeito, pois a realidade nos traz uma dura certeza, as obras feitas na barragem são paliativas e não resolvem o problemas, pois mais uma vez a agua cortou a estrada não e não permitindo passagem de pedestres nem de veículos, assim como voltou a ameaçar a integridade estruturante da barragem que poderá se romper se o problema continua sem soluço, o povo questiona sobre a feitura desta obra paliativa feita há pouco dias e prevê que a falta de competência de solução do problema poderá causar de vez o inevitável, a perca da barragem, já que se chuvas maiores acontecerem as águas poderão levar abaixo a BARRAGEM DA SERRA BRANCA EM ARACI.
Luiz Oliveira - Tribuna Araciense

Prefeito Silva Neto é negligente com a barragem de Serra Branca.

Prefeito Silva Neto é negligente com a barragem de Serra Branca.


06  Tribuna Araciense, relatou mais um episódio da novela da barragem da Serra Branca neste ano de 2016, onde na epoca as chuvas daqueles dias ameaçara romper com a importante barragem. Com a forte chuva que caíram na última segunda-feira (4), a barragem da Serra Branca localizado a cerca de 12km de Araci, sangrou e com a forte correnteza destruiu a estrada, deixando contenção a ponto de se romper por completo.
Veja o video da atual situação.

A Barragem da Serra Branca, um dos maiores reservatórios do município de Araci corre o risco de se romper a cada chuva que caem e apesar da vistoria realizada pela equipe da Prefeitura e da Defesa Civil do Governo do Estado, mesmo hoje na estiagem, os moradores temem pelo pior. Durante a visita ambos definiram as possíveis medidas para tentar sanar o rompimento que acontece pela terceira vez, a última ocorreu no ano de 2008. O trabalho para montar a estrutura devida e sanar o problema foi iniciado na manhã desta sexta-feira (8) pela Prefeitura, más como vimos hoje, meses depois, nada foi feito para solucionar definitivamente o problema, a angustia de quem depende da vida passiva da Barragem e pelas chuvas de caem no período de final de ano, a conhecida trovoadas, que podem não dar a mesma chance, a mesma sorte a barragem.
O prefeito de Araci Silva Neto (PDT), chegou a anunciar através do seu facebook que a barragem de Serra Branca, na zona rural da cidade, está “salva”. Recentemente, após seu depoimento e as fortes chuvas que atingiram a região, a barragem estava sob risco de rompimento total. A reportagem visitou o local e constatou as medidas tomadas pela Defesa Civil do Estado e pela Prefeitura para tentar sanar o problema de risco, más, segundo Silva Neto, além da ajuda da Defesa Civil, a empresa mineradora Yamana GOLD também deu seu apoio junto com praticamente todas as secretarias do município. Ainda segundo o gestor, foram usadas mais de 100 caçambas de material de contenção colocadas rente ao muro da barragem. Cerca de 10 caçambas, 2 pás carregadeiras, 1 retroescavadeira e 1 patrol estavam executando o serviço, serviços estes que não passou de lorota, pois hoje, o que vemos é um monte de entulhos e pedras, que não dão garantia alguma de forma para salvar esse patrimônio do município de Araci.
Más hoje, 10/09/2016, a gestão publica parece aguardar que a natureza atue novamente e sem as obras necessárias na barragem, definitivas e não paliativas  resolvam o problema, pois mais uma vez se as aguas da chuva chegarem com maior intensidade, cortará novamente a estrada não permitirá mais uma vez passagem de pedestres nem de veículos, onde hoje já é difícil, assim como voltará a ameaçar a integridade estruturante da barragem que poderá se romper se o problema continua sem solução.
O povo questiona sobre a feitura desta obra paliativa feita há meses e que demonstra a falta de competência de solução do problema poderá causar de vez o inevitável, a perca da barragem, já que se chuvas maiores poderão acontecer, as águas poderão levar abaixo a BARRAGEM DA SERRA BRANCA EM ARACI.
Além disso um fato ainda é agravante que é o surgimento da morte de peixes, por contaminação da água, possivelmente causado por este material advindo da mina da MFB ou por causas ainda desconhecidas.

Veja o vídeo do morador da região.




Comentários