Tucano recebe lote com vacinas produzidas pela Pfizer e dá continuidade à campanha de vacinação

Uma nova remessa de vacinas chegou em Tucano, hoje (20), com 860 doses produzidas pela Pfizer em parceria com a empresa alemã BioNTech. O lote permitirá a continuidade da campanha de vacinação entre sexta-feira (21) e sábado (22), abrangendo novos públicos e ampliando o percentual de pessoas vacinadas no município.

As vacinas serão destinadas para pessoas com 40 anos ou mais que façam parte das seguintes categorias: agentes das forças de segurança, profissionais da Educação ativos, trabalhadores de limpeza urbana, caminhoneiros (desde que comprovado o vínculo empregatício), lactantes que estejam entre o 2º e 12º mês de pós-parto, bem como profissionais da comunicação que estejam atuando em atividades externas ou ambientes confinados.

Também será contemplada por essa remessa a população a partir de 59 anos, as pessoas com doenças crônicas a partir dos 30 anos (sendo necessária a comprovação da comorbidade por meio de relatórios e/ou receitas médicas), gestantes, mulheres que tenham realizado parto num prazo de até 45 dias e que possuam comorbidades (a partir de 18 anos), e pessoas com 18 anos ou mais que possuam deficiência.

“Esse lote de vacinas será aplicado somente no posto de saúde Dr. Oswaldo Assumpção, na sede do município, porque exige um acondicionamento específico que só conseguimos proporcionar nessa unidade. As pessoas que fazem parte dos grupos mencionados poderão comparecer ao local das 8h às 17h” pontua o Diretor Municipal de Saúde, Victor Manoel Dias.

A Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia, comemora a ampliação da campanha e reforça a necessidade de mantermos os cuidados individuais. “Cada novo público que abrangemos é uma motivação para seguirmos empenhados nessa missão. Ainda que a vacina seja uma grande arma contra a pandemia, a maior e melhor forma de garantirmos nossa proteção é mantendo o uso da máscara, a higienização frequente das mãos e o distanciamento social”, afirma.

Vale lembrar que, para garantir a aplicação da dose, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS, carteirinha de vacinação e os comprovantes mencionados para determinados públicos alvos.

E o que são comorbidades?

Comorbidades são condições de saúde que possam agravar o quadro de outras doenças. Elas podem ser presentes em pessoas de qualquer idade, tornando-as grupo de risco em situações como a campanha de vacinação contra a Covid-19, por exemplo.

São consideradas comorbidades: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente (HAR); hipertensão arterial estágio 3; hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístula arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênita no adulto; prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos; hemoglobinopatias graves; obesidade mórbida; síndrome de Down e cirrose hepática.

Novas medidas restritivas

A luta contra a pandemia também envolve a adoção de novas medidas restritivas. Ontem (19), foi realizada uma reunião um caráter de urgência entre o prefeito de Tucano, Ricardo Maia Filho, e demais autoridades da área da Saúde e de Segurança Pública. A pauta do encontro foi a discussão de ações que visam impedir um lockdown completo na cidade, como vem ocorrendo em municípios vizinhos.

Entre as medidas definidas pelo Decreto Municipal nº 205/2021, estão o reajuste do horário do toque de recolher (válido das 18h às 05h entre os dias 21 e 26 de maio), a suspensão do funcionamento de comércios e serviços não essenciais durante o fim de semana e a proibição da venda de bebidas alcoólicas e dos banhos nas praças de Caldas do Jorro e Jorrinho das 18h de sexta-feira (21) às 05h de segunda-feira (24).

Os dias da feira livre também foram modificados. Na sede, a feira foi antecipada para sexta-feira (21). Já em Caldas do Jorro, a feira foi adiada para a próxima segunda-feira (24)


Fonte SECOM

Comentários