Nova remessa de vacina chega em Tucano e será destinada às gestantes e puérperas do município

 Nova remessa de vacina chega em Tucano e será destinada às gestantes e puérperas do município

Uma nova remessa da Pfizer chegou em Tucano, na tarde desta segunda-feira (07). O lote, com 108 doses, será destinado, exclusivamente, às gestantes a partir de 18 anos e às mulheres que realizaram parto até 45 dias atrás, com idade também a partir de 18 anos. A aplicação dos imunizantes acontecerá nesta terça-feira (08), das 8h às 17h, no posto de Saúde Dr. Oswaldo Assumpção (sede).

“Considerando a decisão do Ministério da Saúde em suspender a aplicação da AstraZeneca em gestantes e puérperas, estamos recebendo esse lote para que essas mulheres possam dar início ao ciclo de imunização e se proteger contra o Coronavírus. A vacina CoronaVac também tem liberação para aplicação nesses casos, mas está em falta no país, no momento”, explica a Coordenadora de Epidemiologia, Anna Carina Pimentel.

Para recebimento da primeira dose, as gestantes deverão apresentar relatório médico, além do documento de identificação com foto e CPF ou cartão do SUS. As mulheres que realizaram parto em até 45 dias, deverão apresentar a declaração de nascido vivo ou certidão de nascimento do bebê, juntamente com os documentos solicitados usualmente.

“Vacinar as nossas gestantes e recém-mães é um passo importante para o nosso futuro. Temos visto, inclusive, casos em que os bebês já nascem imunes ao Coronavírus e isso, embora ainda seja algo a ser melhor compreendido pela ciência, só reforça a importância da vacinação deste público”, estima a Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia.

Outras medidas

Além da campanha de vacinação, o Decreto Municipal nº 216/2021 foi publicado, com alteração das medidas restritivas para combate à pandemia. Dentre as determinações, estão o retorno dos dias da feira livre para sábado e domingo – na sede e em Caldas do Jorro, respectivamente – e o ajuste do horário do toque de recolher, das 21h às 05h, até o dia 14 de junho.

O decreto também fala sobre o funcionamento de bares e restaurantes, banhos públicos nas praças de Caldas do Jorro e Jorrinho, bem como os protocolos sanitários a serem seguidos pelos estabelecimentos de comércio e serviços.


FONTE SECOM

Comentários