Secretaria Municipal de Saúde de Tucano reforça importância dos cuidados individuais no combate à pandemia

 Secretaria Municipal de Saúde de Tucano reforça importância dos cuidados individuais no combate à pandemia

Um alerta sobre a situação da Covid-19 aqui em Tucano foi veiculado, hoje (01), durante uma entrevista na rádio Tucano FM. A Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia, o Diretor Municipal de Saúde, Victor Manoel Dias, e a Coordenadora da Atenção Básica, Fernanda Andrade, ressaltaram a importância da população manter os cuidados individuais contra o Coronavírus devido ao número crescente de casos ativos na cidade.

“Os nossos 10 leitos equipados com aparelhos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) estão ocupados. A UPA Covid-19 em Caldas do Jorro está operando acima da capacidade de atendimento. Só em maio, mais de 700 exames PCR-RT foram feitos e 50 regulações foram realizadas com esforço. Precisamos contar com o compromisso dos tucanenses em continuar usando máscaras, higienizando as mãos com frequência e mantendo o distanciamento social para revertermos esse quadro”, pontuou Denise Correia.

Para dar suporte à unidade, em breve será inaugurado na sede um Centro de Assistência à Covid-19. O local servirá como apoio para diagnóstico da doença e orientações sobre os cuidados necessários. “Esse tem sido um dos momentos mais críticos que vivemos desde o início da pandemia, em termos de atendimento, internamento e ocorrências. O Centro será mais uma referência em Tucano para os cuidados com a pandemia”, enfatizou.


Perfil

Durante a entrevista, Denise Correia mencionou que o perfil das pessoas positivadas tem mudado. Segundo ela, atualmente, a maior parte dos contaminados estão na faixa dos 30 anos. “Os idosos já estão vacinados e agora os jovens precisam redobrar a atenção. Eles estão em maior rotatividade, trabalhando, circulando por diferentes espaços e isso aumenta a probabilidade de infecção”, afirmou a gestora.

O Diretor Municipal de Saúde complementou que esse também tem sido o público mais encontrado pelas fiscalizações em aglomerações e/ou estabelecimentos comerciais que têm descumprido as medidas restritivas. 

“As ações conjuntas entre a Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Vigilância Sanitária estão acontecendo em todo o município. No último balanço, 52 estabelecimentos foram fiscalizados e 07 deles autuados. Para além disso, os jovens precisam entender a necessidade de não frequentar esses lugares para que os números no município voltem a diminuir”, reforçou Victor Manoel Dias.

Comentários